A Arke Energia – joint-venture formada por Pátria Investimentos, Shell e Mitsubishi Power – inaugura hoje, 22 de novembro, a UTE Marlim Azul, em uma cerimônia com presença de autoridades. Já em operação comercial desde o início da semana, a UTE é a pioneira na geração de energia elétrica a partir do gás natural do pré-sal e contou com um investimento inicial de US$ 500 milhões, gerando, desde o início das obras, em 2020, mais de 1,5 mil empregos diretos na sua construção.

Ao todo, o empreendimento irá gerar 565 MW de potência instalada, o que é suficiente para fornecer energia elétrica a 2,5 milhões de residências, por meio de 25 distribuidoras localizadas em 22 estados brasileiros.

“O pré-sal é uma inovação brasileira. É uma riqueza nossa que temos que aproveitar. O Brasil é um país rico em fontes da natureza, mas, ainda assim, ter a complementação do sistema renovável com a energia termelétrica, é o ideal. E o gás é o principal combustível para isso. Inaugurar a Marlim Azul é um desafio muito grande para todos os envolvidos e estamos muito confiantes que podemos ser um exemplo seguido por muitos.” afirma Bruno Chevalier, CEO da Arke Energia.

A Shell Brasil é a fornecedora exclusiva de gás do empreendimento. A energia produzida por Marlim Azul será comercializada tanto no mercado cativo como no ambiente de contratação livre de energia (ACL), através da Shell Energy Brasil S.A.

Trajetória pioneira para o uso do gás natural do pré-sal
A usina Marlim Azul foi o primeiro projeto vencedor dos leilões de energia com gás natural do pré-sal brasileiro. Isso vale tanto no mercado cativo, através de leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em dezembro de 2017, como no ambiente de contratação livre de energia (ACL), através da Shell Energy Brasil S.A.

Essa unidade será a primeira usina no Brasil a utilizar a turbina a gás da Mitsubishi Power com tecnologia M501JAC no Brasil. Além disso, a Marlim Azul tem a expectativa de despacho de mais de 80%, o que permitirá complementar a intermitência da geração renovável com a exploração das reservas de gás natural do pré-sal. A estrutura da termelétrica conta com 350.000 m³ de terraplanagem, 17.000 m³ de concreto estrutural, 800 toneladas de estruturas de aço, 900 toneladas de tubulação, 8.000 toneladas de equipamentos e 320 km de cabos.

“A entrada em operação da Marlim Azul será um marco não só para as empresas controladoras, mas para o setor energético do Brasil. Além do desenvolvimento econômico de estados e municípios com o funcionamento da usina, empreendemos esforços e investimentos para construir um futuro mais sustentável e o gás natural do pré-sal, direta e indiretamente, é muito importante na transição energética do país, em direção ao uso de matrizes energéticas ambientalmente mais amigáveis”, afirma Bruno Chevalier.

Sobre a Marlim Azul
A partir de uma iniciativa colaborativa do Pátria Investimentos, Shell e Mitsubishi Power, a Marlim Azul é a primeira empresa a transformar o gás do pré-sal em energia elétrica, aproveitando essa riqueza totalmente brasileira. É o primeiro projeto da companhia, instalado em Macaé (RJ) e entrou em operação em novembro de 2023.

Sobre a Shell Brasil e Shell Energy Brasil
Há 110 anos país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis. Em 2021, lançou no país a marca Shell Energy para clientes empresariais no ambiente de comercialização livre. A marca incorpora produtos de eletricidade, gás natural, energia renovável e produtos ambientais, com foco no desenvolvimento de soluções para a jornada de descarbonização dos clientes. A comercializadora, Shell Energy Brasil, atua no país desde 2017.

Ideal PR (www.ideal.pr)
Assessoria de Imprensa – Arke Energia | Marlim Azul

Larissa Siqueira (21) 9.9532-0224 | larissa.siqueira@ideal.pr

Rodrigo Fonseca (11) 9.4846-5003 | rodrigo.fonseca@ideal.pr

Rafael Borges (11) 9.7461-2757 | rafael.borges@ideal.pr

Assessoria de Imprensa - Shell Brasil | Shell Energy Brasil
Assessoria-shell@edelman.com

OUTROS PRESS RELEASES

Imprensa

Veja nossas últimas notícias e press releases e descubra como você pode entrar em contato com o time de Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.