Ir para o conteúdo principal

Edição 2025 da Shell Eco-marathon recebe de volta as equipes vencedoras de 2024

Nível alto a cada ano da competição exige ainda mais dos times. Busca pelo penta e experiência internacional estão entre os destaques

carro protótipo preto de três rodas.

A Shell Eco-marathon Brasil 2025 promete ser uma das edições mais emocionantes da competição de eficiência energética, com o retorno confirmado de todas as equipes vencedoras da edição de 2024. Nesta segunda-feira (25), os estudantes fizeram seu credenciamento e já começaram os trabalhos nos boxes com a montagem dos seus veículos. A oitava edição brasileira, que marca os 40 anos da competição pelo mundo, possui um nível altíssimo de participantes, com a presença de 46 equipes, de quatro países: Brasil, México, Peru e Colômbia

"A Shell Eco-marathon tem sido, há quatro décadas, um palco global para jovens talentos que desafiam os limites da eficiência energética. Nesta oitava edição brasileira, ver todas as equipes vencedoras de 2024 de volta à competição em 2025 só reforça o espírito de inovação e colaboração que esse programa representa. Mais do que uma competição, é uma oportunidade concreta para transformar ideias em soluções reais para o futuro da mobilidade", afirma Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Marca da Shell Brasil.

Na categoria Protótipo com motor de combustão interna, a Drop Team (IFRS Erechim) buscará o pentacampeonato geral e o tricampeonato consecutivo, após conquistar a primeira colocação em 2024 com impressionantes 611 km/l. Mas o caminho não será fácil: a equipe Pato a Jato, da UTFPR Pato Branco, também retorna com força total após a segunda posição em 2024.

“Estar de volta à Shell Eco-marathon é sempre motivo de muita alegria para nossa equipe. Desde 2016 participamos da competição e cada ano representa um novo aprendizado e um novo desafio. O título conquistado em 2024 nos enche de orgulho. A cada edição, o nível sobe e nos força a inovar ainda mais, o que só fortalece nossa trajetória e nos prepara para representar o Brasil em competições internacionais”, afirma Laisla Portella, capitã da Drop Team.

"Estamos muito felizes em voltar ao evento e, mais ainda, por levar dois carros pela segunda vez na história da equipe. Esse desafio representa bem nossos valores: acreditar no trabalho em grupo, buscar inovação e nunca deixar de sonhar grande. Ver como o nível técnico cresce a cada edição só aumenta nossa vontade de dar o melhor e pensar em soluções que façam diferença no futuro da mobilidade", diz João Veinhal, representante da equipe Pato a Jato.

Outro grande feito foi protagonizado pela equipe E3 UFSC, da UFSC Florianópolis, que quebrou o recorde da categoria Protótipo – Bateria Elétrica ao atingir a marca de 381 km/kWh, consolidando sua liderança em inovação e eficiência.

Participação na Shell Eco-marathon Américas

Entre os destaques está a GCEE, da Unioeste Foz do Iguaçu. O Grupo Cataratas de Eficiência Energética, projeto de extensão do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE), apresentou, em 2024, um carro da categoria Conceito Urbano movido a hidrogênio verde desenvolvido no Itaipu Parquetec — o primeiro desse tipo a entrar na pista em uma competição brasileira. Por seu desempenho, a equipe foi convidada para disputar a Shell Eco-marathon Américas 2025, nos Estados Unidos, em abril. O GCEE se consagrou como a primeira equipe da América Latina a alcançar a aprovação na etapa americana. Além desse marco, o grupo também se destacou ao ser o segundo a completar o percurso completo de quatro voltas no tradicional circuito de Indianápolis, totalizando 15,6 km com um veículo movido exclusivamente a hidrogênio. Colecionando marcos, a universidade também chega à Shell Eco-marathon Brasil com mais uma equipe: essa competirá na categoria Protótipo – Bateria Elétrica.

“Na última edição no Rio de Janeiro, nossas energias estavam concentradas em nossa equipe principal, com o conceito urbano movido a hidrogênio, e infelizmente nosso protótipo elétrico a bateria acabou não passando na inspeção técnica e ficou fora da competição.
Nosso objetivo agora, nesta edição, é que o protótipo também passe na inspeção e consiga ir para a pista”, afirma Giulia Demarchi, co-capitã da GCEE.

Outro nome que também promete chamar atenção na edição de 2025 é a equipe Green E Car, da UTFPR Medianeira. Ela foi a primeira a completar o percurso da categoria Conceito Urbano, motorizado por bateria elétrica — um feito histórico que consolidou sua participação na competição. A equipe retorna para 2025 determinada a evoluir ainda mais.

A edição 2025 da Shell Eco-marathon irá reunir novamente os grandes nomes da eficiência energética e da inovação entre estudantes universitários. O reencontro das equipes vencedoras promete elevar o nível da competição e trazer novos recordes.

Relembre as equipes vencedoras em 2024:

Protótipo

Bateria elétrica

1º UFSC Florianópolis E3 UFSC - 381 km/kWh

2º IFSul Charqueadas - Eifchar - 341 km/kWh

3º ITESM Aguascalientes - Borregos Racing (MEX) - 316km/kWh

Combustão interna

1º IFRS Erechim Drop Team - 611 km/l

2º UTFPR Pato Branco Pato a Jato - 509 km/l

3º UTFPR Medianeira Pé Vermelho Efficiency Team - 194 km/l

Conceito Urbano

Bateria

1º Green E Car (UTFPR Medianeira) - 25km/kWh

Serviço:
Shell Eco-marathon Brasil 2025

26 a 28 de agosto de 2025 

Armazém 4, Píer Mauá, Rio de Janeiro 

Entrada gratuita e aberta ao público. Incrições aqui

Sobre a Shell Eco-marathon

É a competição global da Shell que convoca estudantes universitários para projetar, construir e operar protótipos de veículos com maior eficiência energética do mundo. Ao longo dos últimos 40 anos, o programa tem dado vida à missão da Shell de impulsionar o progresso, fornecendo mais soluções energéticas mais limpas. Tudo em nome da colaboração e da inovação, à medida que as ideias dos estudantes ajudam a moldar um futuro com menos emissões de carbono. Na 8ª edição brasileira, a competição tem três categorias de energia: Combustão Interna (gasolina e etanol), Bateria Elétrica e Hidrogênio. Cada categoria conta com duas classes de veículos: protótipo e conceito urbano. Para serem avaliados, os veículos passam por inspeção técnica e devem percorrer um circuito com o mínimo de combustível possível. A equipe vencedora será a que fizer a maior distância com a menor quantidade de energia.

A competição reúne cerca de 500 estudantes de várias regiões do Brasil e de países como Peru, Colômbia e México.

Sobre a Shell

Há 112 anos no país, a Shell Brasil é uma companhia de energia integrada, com participação nos setores de Petróleo e Gás, Soluções Baseadas na Natureza, Pesquisa & Desenvolvimento e Trading, por meio da comercializadora Shell Energy Brasil. A companhia está presente ainda no segmento de Biocombustíveis por meio da joint-venture Raízen, que no Brasil também gerencia a distribuição de combustíveis e lubrificantes da marca Shell. A Shell Brasil trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

Fique por dentro das notícias da Shell Brasil: inscreva-se no Shell Brasil News Alert 

Outros press releases