Ir para o conteúdo principal

Shell Brasil tem dois projetos vencedores pelo Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2025

Sistema inteligente de completação de poços totalmente elétrico e o Programa Brasileiro para o Desenvolvimento do Agave (Brave) foram as iniciativas premiadas

A imagem mostra um palco de auditório durante a cerimônia do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica. Cerca de doze pessoas estão alinhadas em fileira, vestidas de maneira formal, segurando troféus ou aguardando a fala oficial. À direita, um homem apresenta o evento em um púlpito com a marca da ANP e do Ministério de Minas e Energia. Ao fundo, o telão exibe o símbolo do prêmio, uma gota dourada sobre fundo claro, iluminando a cena com caráter solene.

A Shell Brasil celebra a conquista de dois projetos contemplados pelo Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2025, considerado um dos mais importantes no setor de óleo, gás e energia ao reconhecer iniciativas que transformam conhecimento científico em soluções aplicadas na indústria. Os premiados foram o sistema de completações inteligentes totalmente elétrico, chamado de PACI-E, e o Programa Brasileiro para o Desenvolvimento do Agave (BRAVE), que pesquisa o agave como nova fonte de biomassa para biocombustíveis.

A edição deste ano marcou ainda o recorde de indicações da companhia, com sete projetos finalistas, reafirmando o compromisso contínuo da Shell Brasil com P&D no país. As pesquisas finalistas e vencedoras foram desenvolvidas com recursos da Cláusula de P&D da ANP, mecanismo pelo qual a Shell investe cerca de R$ 500 milhões anuais em inovação no Brasil.

“Esse resultado mostra o valor da inovação construída em conjunto com nossos parceiros. Quando aproximamos universidades, centros de pesquisa, startups, empresas brasileiras e o setor energético, criamos soluções que fortalecem a competitividade da indústria e contribuem para reduzir emissões, ampliar eficiência e gerar conhecimento no país. Para a Shell, a inovação é essencial porque cria valor para o negócio e para a sociedade, e a cláusula da ANP é um fator fundamental nesse ecossistema”, afirma Olivier Wambersie, diretor de Tecnologia e Inovação da Shell Brasil.

O PACI-E e o BRAVE representam avanços relevantes para a indústria de energia. O primeiro é capaz de operar em condições extremas do pré-sal com 90% de confiabilidade, menor custo de intervenção e redução de pegada de carbono, realizando um gerenciamento mais preciso das zonas produtoras e injetoras. Já o BRAVE buscar criar uma nova cadeia agroindustrial adaptada ao semiárido para desenvolver o agave como nova fonte de biomassa, promovendo inovações em biotecnologia, mecanização e rotas industriais para produção de biocombustíveis.

Série histórica

Ao longo da última década, a Shell Brasil vem consolidando uma trajetória consistente de destaque no Prêmio ANP de Inovação Tecnológica, acumulando reconhecimentos em áreas como exploração e produção, tecnologias submarinas, gestão de reservatórios e soluções de completação inteligente. Os dez prêmios recebidos desde 2014 refletem a capacidade da companhia de impulsionar projetos de P&D com os mais diversos parceiros, fortalecendo o ecossistema de inovação nacional e contribuindo para avanços significativos na indústria de energia. 

Sobre a Shell Brasil

Há 112 anos no país, a Shell Brasil é uma companhia de energia integrada, com participação nos setores de Petróleo e Gás, Soluções Baseadas na Natureza, Pesquisa & Desenvolvimento e Trading, por meio da comercializadora Shell Energy Brasil. A companhia está presente ainda no segmento de Biocombustíveis por meio da joint-venture Raízen, que no Brasil também gerencia a distribuição de combustíveis e lubrificantes da marca Shell. A Shell Brasil trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

Fique por dentro das notícias da Shell Brasil: inscreva-se no Shell Brasil News Alert