Shell Iniciativa Jovem abre inscrições para edição de 2026
Programa já apoiou mais de 3,3 mil empreendimentos e recebe inscrições até 9 de fevereiro para Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo

Estão abertas as inscrições para a 26ª edição do Shell Iniciativa Jovem, programa que, desde 2000 já apoiou a criação e o fortalecimento de mais de 3.300 empreendimentos com impacto social em diferentes regiões do Brasil. Empreendedores, de 20 a 34 anos, do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo podem se inscrever até o dia 9 de fevereiro, por meio do site oficial do programa aqui.
Voltado a jovens com negócios em qualquer setor de atuação, seja na fase de ideação ou operação, o Shell Iniciativa Jovem oferece capacitação prática, mentorias especializadas e oportunidades de aceleração, com foco no fortalecimento de negócios que geram renda, ampliam impacto social e contribuem para o desenvolvimento das comunidades onde atuam. A iniciativa é realizada em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).
“Em muitos locais, o que falta não é ideia, é oportunidade. O Shell Iniciativa Jovem trabalha justamente neste ponto: identificar empreendedores e oferecer suporte para que esses negócios avancem. Essas iniciativas ampliam seu impacto social, fortalecem as comunidades onde atuam e geram soluções que fazem diferença no cotidiano das pessoas”, afirma Cleusa Araújo, gerente executiva de Impacto Social e Transição Energética da Shell Brasil.
Podem se inscrever no Shell Iniciativa Jovem pessoas entre 20 e 34 anos, com ensino médio completo, que estejam iniciando um negócio ou já atuem como empreendedores nos estados participantes. O processo seletivo é composto por cinco etapas: inscrição, triagem, avaliação do perfil comportamental, entrevistas e análise da candidatura. Ao longo do programa, os participantes recebem mentorias, treinamentos e consultorias especializadas, com apoio em gestão financeira, marketing, vendas, planejamento estratégico e ESG, além de se conectarem a uma rede colaborativa de mentores e empreendedores que impulsionam o crescimento dos negócios.
Empreendedores que se destacam no programa podem receber capital semente, um investimento inicial voltado a impulsionar o desenvolvimento de seus negócios. Já os que conquistam o Selo de Empreendimento Sustentável passam a ter acesso a oportunidades exclusivas na Rede de Empreendimentos Sustentáveis do programa.
“Ao apostar na diversidade e nas juventudes, potencializamos soluções para reduzir desigualdades, fortalecendo comunidades, desenvolvendo capacidades locais e gerando valor socioambiental duradouro”, comenta Vandré Brilhante, Diretor Presidente do CIEDS.
Sobre o Shell Iniciativa Jovem
O Shell Iniciativa Jovem é um programa de empreendedorismo que empodera e qualifica jovens empreendedores com as competências que necessitam para iniciar ou desenvolver negócios sustentáveis e de impacto social. Desde 2000, 671 empresas foram certificadas com o Selo de Empreendimento Sustentável. O Shell Iniciativa Jovem é a versão brasileira do Shell LiveWire, programa global da companhia, presente em 15 países.
Sobre a Shell
Desde 1913 no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Fique por dentro das notícias da Shell Brasil: inscreva-se no Shell Brasil News Alert
Sobre o CIEDS
O Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável tem mais de 25 anos de atuação em parceria com a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada nas mais diversas causas com o objetivo comum de enfrentamento à pobreza. O trabalho inclui a construção de soluções que fortalecem os territórios, conectando empresas, governos, organizações e pessoas. Ao longo das últimas décadas, foram desenvolvidos mais de 760 projetos, com mil parceiros financiadores, impactando 2,5 milhões de beneficiários diretos em todo o país. Os principais focos da atuação do CIEDS são educação, engajamento cívico, inclusão social e bem-estar, empreendedorismo e socioambiental. Entre 200 organizações avaliadas, o CIEDS foi eleito como a primeira organização social do Brasil e da América Latina e 44ª do mundo em 2024, segundo o ranking internacional thedotgood.