Shell Eco-marathon 2024: Jovens inspirados pela Eficiência Energética
Estudantes do ensino fundamental exploram inovações tecnológicas e soluções sustentáveis em evento no Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – A Shell Eco-marathon, uma das maiores competições acadêmicas de eficiência energética do mundo, recebeu a visita de 480 alunos de 12 escolas do ensino fundamental e outros dois colégios participantes por meio do Shell NXplorers - Programa de Educação Científica. O evento, realizado no Armazém 4 do Pier Mauá, no Rio de Janeiro, ofereceu uma oportunidade única para os adolescentes e jovens que conheceram de perto protótipos de veículos eficientes em energia, além de inovações tecnológicas e soluções sustentáveis desenvolvidas por estudantes universitários de cinco países latino-americanos: Brasil, Bolívia, Peru, México e Colômbia. O evento é gratuito e aberto para todo o público.
Durante a visita, os estudantes das escolas municipais mergulharam em uma experiência prática sobre transição e eficiência energética em oficinas envolventes que mostraram como a ciência e a tecnologia podem ser aplicadas de maneira inovadora no dia a dia. Eles também conheceram melhor programas e ações da Shell como: Quipea, Prêmio Shell de Teatro e Shell Inciativa Jovem. Além disso, os alunos interagiram com as equipes participantes para aprender sobre o processo de criação dos veículos e a importância da eficiência energética para o futuro da mobilidade.
"Os alunos estão vendo na prática tudo o que ensinamos em sala de aula. É uma experiência que vai além, proporcionando uma inspiração real para que, no futuro, eles possam estar aqui, participando da competição e desenvolvendo seus próprios veículos. Quem sabe, entre as nossas crianças, não estão os futuros engenheiros que farão a diferença?" Destacou a professora Ana Carolina Mendonça, da Escola Municipal José de Alencar.
Ao acompanhar de perto o trabalho dos estudantes universitários, os alunos do ensino fundamental puderam entender como suas próprias ações e escolhas podem moldar o futuro. Essa interação entre as diferentes gerações, mediada pelo desenvolvimento tecnológico e sustentável, reforça a importância da educação em ciência e tecnologia.
"Acreditamos que é preciso incentivar o olhar dessas novas gerações para a eficiência energética e o futuro da energia. A experiência no Shell Eco-marathon tem o potencial de despertar nos jovens o interesse por áreas como engenharia, inovação e sustentabilidade, moldando o pensamento crítico e a criatividade necessários para enfrentar os desafios do futuro," afirmou Leíse Duarte, Consultora Sênior de Parcerias Estratégicas e Eventos da Shell Brasil.
O impacto do evento também foi elogiado pelo professor Jhonny Maia, da Escola Municipal República de El Salvador, que ressaltou: “É uma vivência única que complementa a educação formal, ajudando os alunos a visualizarem o impacto de suas escolhas e a importância da inovação para o nosso futuro. É uma experiência que abre portas e possibilidades para os alunos, mostrando que o que aprendem pode ser aplicado em desafios reais.”
A competição vai até o dia 30 de agosto e conta com a participação de 41 equipes com cerca de 500 estudantes universitários de várias regiões do Brasil e de outros cinco países, que apresentaram protótipos de veículos movidos por diversas fontes de energia, como eletricidade, hidrogênio e combustíveis alternativos. O destaque do evento foi a criatividade e o comprometimento dos estudantes em desenvolver veículos que percorram a maior distância possível com a menor quantidade de energia.
Sobre a a Shell Eco-marathon
É a competição global da Shell que convoca estudantes universitários para projetar, construir e operar protótipos de veículos com maior eficiência energética do mundo. Ao longo dos últimos 35 anos, o programa tem dado vida à missão da Shell de impulsionar o progresso, fornecendo mais soluções energéticas mais limpas. Tudo em nome da colaboração e da inovação, à medida que as ideias dos estudantes ajudam a moldar um futuro com menos emissões de carbono. Na 6ª edição brasileira, a competição terá três categorias de energia: Combustão Interna (gasolina e etanol), Bateria Elétrica e Hidrogênio, categoria de estreia na competição. Para serem avaliados, os veículos passam por inspeção técnica e devem percorrer um circuito com o mínimo de combustível possível. A equipe vencedora será a que fizer a maior distância com a menor quantidade de energia. Neste ano, a competição vai reunir cerca de 500 estudantes de várias regiões do Brasil e de países como Bolívia, Colômbia, México e Peru.
Na edição de 2022, a equipe Pato a Jato, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), unidade de Pato Branco, se consagrou tetracampeã na categoria de Combustão Interna, com o resultado de 619 km/litro de etanol. Na categoria de Bateria Elétrica, o campeonato premiou a equipe Milhagem, da Universidade Federal de Minas Gerais, que completou o circuito com uma eficiência energética de 312 km/kWh.
Sobre a Shell Brasil
Há 110 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Para mais informações:
Assessoria de Imprensa Shell Brasil
Edelman