Shell Iniciativa Jovem celebra 25 anos impulsionando jovens empreendedores do Sudeste do Brasil
Com mais de três mil negócios acelerados, o programa consolida sua atuação como plataforma de transformação social

O Shell Iniciativa Jovem encerra seu 25º ano com a marca de quem ajudou a transformar ideias inéditas em negócios que hoje movimentam comunidades inteiras. Criado para apoiar jovens empreendedores, o programa evoluiu para um dos principais motores de impacto social do país. Ao longo de sua trajetória, já impulsionou mais de 3.300 empreendimentos e formou uma geração de líderes que usa o empreendedorismo como ferramenta para criar soluções reais – criando oportunidades de trabalho, promovendo inovação e respondendo a desafios que afetam o cotidiano de milhões de pessoas. Em 2025, essa rede ampliou sua presença para São Paulo e Minas Gerais, após consolidar o trabalho no Rio de Janeiro e Espírito Santo.
“Celebrar 25 anos do Shell Iniciativa Jovem é reconhecer trajetórias de sucesso. O programa cresceu porque sempre acreditou no potencial dos jovens e no poder do empreendedorismo para gerar impacto positivo. Ao longo desse período, vimos ideias ganharem forma, negócios se fortalecerem e novas lideranças surgirem com propósito e visão de futuro”, afirma Maria Angert, gerente de Performance Social da Shell Brasil.
Em parceria com o CIEDS, o programa é voltado a jovens de 20 a 34 anos, com iniciativas em fase inicial ou em operação. O Shell Iniciativa Jovem mantém um compromisso sólido com diversidade, equidade e inclusão. Em 2025, 62% dos participantes são mulheres, 58% se autodeclaram pretos ou pardos e 38% são da comunidade LGBTQIAPN+.
Nesta edição, o Shell Iniciativa Jovem impulsionou 270 ideias e negócios distribuídos pelos quatro estados onde atua. Foram 29 participantes no Espírito Santo, 24 em Minas Gerais, 157 no Rio de Janeiro e 60 em São Paulo – números que ressaltam a força do programa em apoiar empreendedores de diferentes regiões e perfis, ampliando o alcance das soluções desenvolvidas pelos jovens participantes.
“Os grandes resultados que alcançamos nesses 25 anos de Shell Iniciativa Jovem, 16 deles em parceria com o CIEDS, vão além de números: ao apostar na diversidade e nas juventudes, potencializamos soluções de enfrentamento às grandes desigualdades do Brasil, fortalecendo comunidades, desenvolvendo capacidades locais e gerando valor socioambiental duradouro”, comenta Vandré Brilhante, Diretor Presidente do CIEDS.
De São Bernardo do Campo (SP), Patrick Neri é um dos exemplos da expansão do programa para novos territórios. Ele é o criador do Waker App, um aplicativo que ajuda motoristas a evitarem acidentes por distração, cansaço ou sonolência. “Durante anos eu ouvia falar do Iniciativa Jovem e queria participar, mas não conseguia. Agora vejo claramente a diferença entre a minha startup antes e depois do programa”, conta. A partir dele, Patrick estruturou seu plano de negócios, identificou o perfil de parceiro que precisava e concretizou uma fusão com uma empresa com duas décadas de atuação no setor de transportes. Hoje, integra um portfólio consolidado, com vendas na casa dos milhares de assinaturas do aplicativo e operação em expansão no Brasil e em países da América Latina. “Espero que, assim como aconteceu comigo, o programa abra caminhos para muita gente que só precisava de uma oportunidade para avançar”, afirma Patrick.
Em Uberlândia (MG), a história de Gabriela Paes dos Santos mostra o impacto do programa em empreendimentos que surgem de iniciativas comunitárias e ganham força com orientação especializada. Fundadora da Cipó Cerrado, negócio criado em 2020, e é focado na coleta de resíduos sólidos orgânicos domiciliares e na criação de projetos paisagísticos regenerativos. Também atua na implantação e manutenção de hortas e jardins, além de oferecer consultorias em educação ambiental e comercializar composto produzido a partir da compostagem. Gabriela se inscreveu no Iniciativa Jovem sem grandes expectativas — e acabou sendo selecionada. “Ser escolhida foi um marco. Representar o estado nessa nova fase do programa me deixou muito feliz”, afirma. A aceleração marcou o momento em que Gabriela passou a enxergar sua operação como empresa, ampliou a equipe e fortaleceu sua atuação. “Entrei sem saber montar um plano de negócios e saí com maturidade para decidir o que fazia sentido para mim e para a empresa. A aceleração me fez entender quem eu sou como empreendedora e o tamanho do impacto que meu trabalho pode gerar na comunidade”, disse.
Shell Iniciativa Jovem em números
Empreendedores inscritos: + 20.000
Empresas aceleradas + 3.300
Empresas certificadas: +670
Receita gerada pelas empresas da Rede:+ R$ 660 milhões
O Shell Iniciativa Jovem tem seu impacto amplamente reconhecido por instituições nacionais e internacionais. O programa já foi destaque no ranking do UBI Index, figurando entre os melhores agentes de apoio ao empreendedorismo do Brasil e do mundo, além de integrar o Top 5 global de aceleradoras privadas segundo a UBI Global.
Sobre o Shell Iniciativa Jovem
O Shell Iniciativa Jovem é um programa de empreendedorismo que empodera e qualifica jovens empreendedores com as competências que necessitam para iniciar ou desenvolver negócios sustentáveis e de impacto social. Desde 2000, 671 empresas foram certificadas com o Selo de Empreendimento Sustentável. O Shell Iniciativa Jovem é a versão brasileira do Shell LiveWire, programa global da companhia, presente em 15 países.
Sobre a Shell
Há 112 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Fique por dentro das notícias da Shell Brasil: inscreva-se no Shell Brasil News Alert
Sobre o CIEDS
O Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável tem mais de 25 anos de atuação em parceria com a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada nas mais diversas causas com o objetivo comum de enfrentamento à pobreza. O trabalho inclui a construção de soluções que fortalecem os territórios, conectando empresas, governos, organizações e pessoas. Ao longo das últimas décadas, foram desenvolvidos mais de 760 projetos, com mil parceiros financiadores, impactando 2,5 milhões de beneficiários diretos em todo o país. Os principais focos da atuação do CIEDS são educação, engajamento cívico, inclusão social e bem-estar, empreendedorismo e socioambiental. Entre 200 organizações avaliadas, o CIEDS foi eleito como a primeira organização social do Brasil e da América Latina e 44ª do mundo em 2024, segundo o ranking internacional thedotgood.