Ir para o conteúdo principal

Shell Eco-marathon Brasil inicia sua sétima edição com mais de 500 estudantes no Rio de Janeiro

A sétima edição da Shell Eco-marathon Brasil reúne mais de 500 estudantes de 41 equipes para um desafio de eficiência energética no Rio de Janeiro, promovendo inovação e sustentabilidade. O evento acontece até 30 de agosto, no Pier Mauá, com entrada gratuita.

Uma equipe de pessoas vestindo camisetas azuis com o logotipo do SENAI nas costas está trabalhando em um grande modelo de veículo branco e azul. A pessoa em primeiro plano está colocando o logotipo da Shell no veículo. O ambiente parece ser um evento ou área de competição interna, sugerido pela estrutura do local e outros participantes ao fundo usando bonés amarelos.

Rio de Janeiro – Os mais de 500 estudantes que vão competir na Shell Eco-marathon Brasil chegaram nesta terça (27) ao Píer Mauá (RJ), local onde o evento será realizado. Ao longo do dia, eles fizeram credenciamento e puderam conhecer o espaço, onde participam até sexta (30) de um dos maiores desafios acadêmicos de eficiência energética do mundo.

“A Shell Eco-marathon Brasil é fundamental para promover a inovação e a sustentabilidade no país. Ao investir na formação desta geração de talentos, incentiva estudantes a desenvolverem veículos eficientes em termos de energia, destacando a importância da pesquisa e do desenvolvimento de tecnologias limpas. Além disso, o evento fomenta a colaboração entre jovens talentos, preparando-os para enfrentar os desafios energéticos do futuro. É muito especial ver o brilho nos olhos e o esforço de cada equipe aqui” afirma Cristiano Pinto da Costa, presidente da Shell Brasil.

Depois de receberem todas as orientações de segurança, as equipes visitaram os paddocks, fizeram o reconhecimento da pista de competição e já colocaram a mão na massa. A movimentação no paddock é intensa com os carros sendo montados para inspeção técnica, que já começou nesta terça-feira. Os carros serão avaliados para que cumpram todos os pré-requisitos estabelecidos pelo time internacional de especialistas da Shell.

Um grupo de pessoas em um ambiente interno, possivelmente em um evento de robótica ou engenharia. As pessoas estão todas vestidas casualmente, com camiseta azul marinho e calças jeans (na maioria) e usando crachás, sugerindo que são participantes ou visitantes. Ao fundo, há banners com números e outros grupos de pessoas, indicando que pode ser uma competição ou exposição.
Um grupo de pessoas em pé atrás de um pequeno veículo aerodinâmico com o número 311. As pessoas estão vestindo camisetas azuis combinando e crachás pendendo do pescoço. Eles estão em um grande espaço interno que parece ser uma área de exposição ou oficina, sugerido pela presença de outros projetos e banners ao fundo. Um grande banner com um logotipo está estendido na frente do grupo no chão, e uma pessoa está segurando um capacete branco.

A equipe Milhagem UFMG BE é uma das veteranas do evento e vitoriosa. A equipe de Belo Horizonte é tricampeã na categoria elétrica e vem de um bicampeonato consecutivo. Eles estão com dois carros no evento: um protótipo e um conceito urbano e mostraram ao que vieram.

“Esse é apenas o primeiro dia de Shell Eco-marathon e a gente está trabalhando demais na correria para deixar os nossos dois carros prontos (protótipo e conceito urbano). A gente trabalhou muito neles durante o ano inteiro. Chegamos, já colocamos a mão na massa e corremos para a fila da inspeção técnica. Estamos bem ansiosos para ter os carros aprovados e nos próximos dias já colocá-los na pista”, afirma Guilherme Campos, capitão da equipe.

As inspeções técnicas acontecem até o fim de quarta-feira (28) e a partir de quinta-feira, os carros devem estar prontos para iniciar a competição, que premia o veículo que percorrer a maior distância com a menor quantidade de combustível. A Shell Eco-marathon é aberto ao público, gratuito e ocorre até o dia 30 de agosto, no Armazém 4, no Pier Mauá.

Sobre a Shell Eco-marathon

É a competição global da Shell que convoca estudantes universitários para projetar, construir e operar protótipos de veículos com maior eficiência energética do mundo. Ao longo dos últimos 35 anos, o programa tem dado vida à missão da Shell de impulsionar o progresso, fornecendo mais soluções energéticas mais limpas. Tudo em nome da colaboração e da inovação, à medida que as ideias dos estudantes ajudam a moldar um futuro com menos emissões de carbono. Na 7ª edição brasileira, a competição terá três categorias de energia: Combustão Interna (gasolina e etanol), Bateria Elétrica e Hidrogênio. Para serem avaliados, os veículos passam por inspeção técnica e devem percorrer um circuito com o mínimo de combustível possível. A equipe vencedora será a que fizer a maior distância com a menor quantidade de energia.

Neste ano, a 7ª edição da Shell Eco-marathon Brasil vai reunir cerca de 500 estudantes de várias regiões do Brasil e de países como Bolívia, Colômbia, México e Peru. Na edição de 2023, as equipes Drop Team (categoria combustão interna), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Erechim e a ARMAC Milhagem UFMG Elétrico (categoria bateria elétrica), da Universidade Federal de Minas Gerais, foram as grandes vencedoras da edição. Na categoria motor à combustão interna, a equipe gaúcha Drop Team conquistou o tricampeonato e atingiu o recorde com 716km/litro. Na bateria elétrica, a equipe ARMAC Milhagem UFMG BE também conquistou o tricampeonato, com a marca recorde de 367 km/kWh.

Sobre a Shell Brasil

Há mais de 110 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia. 

Para mais informações:

Assessoria de Imprensa Shell Brasil

Edelman

assessoria-shell@edelman.com

Um grupo de pessoas em um ambiente interno, que parece ser um evento de tecnologia ou jogos. O foco está em uma pessoa com cabelo azul, em primeiro plano, vestindo uma camiseta azul marinho e um crachá no pescoço. Há outras pessoas ao fundo. O ambiente inclui vários cabos e dispositivos eletrônicos, sugerindo que pode ser uma competição, oficina ou evento colaborativo relacionado à tecnologia ou computação.
Um grupo de pessoas trabalhando em uma grande estrutura com rodas ou veículo. Uma pessoa está ajoelhada em primeiro plano, usando luvas e focada em uma tarefa ao lado da estrutura. Ao fundo, outras pessoas estão envolvidas em várias atividades ao redor da estrutura e equipamentos. O ambiente sugere uma oficina ou local de construção, com ferramentas e materiais visíveis, indicando trabalho em equipe e manual em um projeto que requer habilidades técnicas e labor físico.

Outros press releases