Uma série de histórias inspiradoras, feitas da energia que só a gente tem.
A Shell Brasil é uma das principais empresas de energia integrada do país, e cada pedacinho das nossas conquistas é fruto da dedicação e do empenho de pessoas. Pessoas diversas que encontram na companhia um propósito para seus sonhos e se sentem estimuladas a serem quem realmente são. Essa é a energia que vem da gente.
Bárbara - Mar e alma
Bárbara é líder de Operações em uma plataforma de petróleo e gás na Bacia de Campos. Entenda como o mar influencia diversos aspectos da sua vida.
Leandro - Suor
Foi com o esporte que Leandro desenvolveu qualidades que o ajudaram a chegar onde está. Por meio da pesquisa e tecnologia, hoje ele consegue impactar a vida de muita gente.
Sanny - O futuro é agora
Sanny renova suas energias tocando o violino que a ensinou a valorizar os erros e acertos até chegar à nota perfeita. E é assim que ela também enfrenta o desafio da transição energética. Conheça em breve a história da Sanny.
Roberto – Além do que se vê
Roberto é vencedor do Prêmio Shell de Educação Científica. Na infância, uma professora resgatou suas energias quando ele não via mais sentido em estudar. Conheça em breve a história do Roberto.
Gabriela – Raiz e Orgulho
Ao participar do Shell Iniciativa Jovem, Gabriela encontrou uma nova maneira de fazer turismo. E, assim, reinventou também sua própria história. Conheça em breve a história da Gabriela.
Rogé – Protagonista
Luiz Rogé se encontrou no teatro e se tornou dono da sua própria história. No trabalho, ele canaliza sua criatividade para pensar na produção de lubrificantes mais eficientes. Conheça em breve a história do Rogé.
Energia que Vem da Gente
Uma série de histórias inspiradoras, feitas da energia que só a gente tem
A Shell Brasil é uma das maiores empresas de energia integrada do país. Por trás de cada projeto bem-sucedido, cada solução para desafios em águas profundas, cada passo em direção à transição energética, existem pessoas. Pessoas diversas, com histórias únicas de superação, que trilharam caminhos distintos, mas convergem para um objetivo comum: contribuir para um mundo melhor. São elas que constituem a essência da Shell e a transformam em uma empresa verdadeiramente brasileira.
Depois do sucesso da campanha #oRioTemEssaEnergia, que exaltou a Cidade Maravilhosa e a pintou de amarelo e vermelho, agora é a vez de enaltecer a energia das pessoas que movem os negócios da Shell e transformam diariamente a companhia. A campanha institucional Energia que Vem da Gente reconhece a potência e a força dessas histórias individuais que, somadas, fazem nossos planos se tornarem realidade e nos ajudam na missão de impactar positivamente a vida de muita gente.
Ao longo da campanha, você vai se inspirar na trajetória de seis pessoas que têm a energia do time Shell. Os primeiros filmes são sobre Bárbara, primeira mulher brasileira a comandar as operações de exploração e produção de petróleo e gás de um navio-plataforma no Parque das Conchas, e Leandro, que ajuda a construir um futuro melhor gerenciando os contratos da nossa área de Pesquisa & Desenvolvimento. Em seguida, será a vez de Sanny e Roberto. Ela se inspira na energia da música para enfrentar os desafios da transição energética ao tocar a primeira termelétrica a ser suprida com gás do pré-sal: Marlim Azul. Ele ganhou o Prêmio Shell de Educação Científica por um projeto de inclusão de alunos com deficiência visual, montando modelos tridimensionais para auxiliar no estudo da Biologia.
Por último, mas não menos importantes, serão as histórias de Gabriela e Luiz Rogé. Gaby foi uma das vencedoras do programa Shell Iniciativa Jovem e se reinventou ao criar uma agência de turismo que apresenta a Cidade do Rio de Janeiro de uma maneira inovadora e educativa. Já Rogé cansou de interpretar um personagem para a sociedade e, ao assumir uma nova faceta de sua personalidade, foi tomado por uma inspiração que reverberou inclusive em seu lado profissional, atuando no Marketing da área de Lubrificantes da Shell Brasil.
Em uma série faseada de seis filmes, essas histórias serão apresentadas em diversas mídias nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Brasília. Ela tem a Diversidade e Inclusão como um tema comum, pois estimular que as pessoas possam ser quem realmente são é um valor inegociável para a Shell, que possui no Brasil quatro redes de afinidades para os funcionários. A pluralidade brasileira e a diversidade de pessoas e histórias formam a essência da nossa companhia.
Conheça a potência da energia que vem da gente, que só a Shell Brasil tem.
Trailer da campanha “Energia que Vem da Gente”
Conheça um pouco de cada história que será contada na campanha Energia que Vem da Gente.
Energia que Vem da Gente - Trailer: Manifesto
Duração: 00:22
[Vídeo]
Uma praia é vista de cima, uma mulher caminha pela areia em direção ao mar. A luz do sol reflete na água.
[Vídeo]
Em uma sala de aula há um quadro verde com escritas e desenhos de giz e um rapaz com roupas sociais.
[Vídeo]
Garoto toca em telas de televisores luminosos.
[Texto]
A energia que vai mudar o futuro não está no futuro.
[Vídeo]
Rapaz negro joga basquete.
[Texto]
A energia que vai mudar o futuro não está no futuro. Está no presente.
[Vídeo]
Moça ruiva de cabelos compridos toca violino.
[Texto]
A energia não vem da força do vendo. Vem da força de vontade.
[Vídeo]
Vê-se o perfil de uma mulher negra de cabelos cacheados.
[Texto]
Essa energia não vem só do fundo do mar. Vem do fundo da alma.
[Vídeo]
Vista por debaixo da água, uma mulher nada movimentando os braços.
[Áudio Off]
Cada um de nós tem uma história que é única, a gente não pode deixar os outros escreverem a nossa própria história.
[Texto]
Energia que vai mudar o futuro vem das pessoas.
[Vídeo]
Moça de cabelos pretos e curtos abre uma cortina sorrindo.
[Texto]
Energia que vem da gente.
Assista a série em: www.shell.com.br.
[Música de fundo]
Música tema da Shell toca ao fundo.
[Vídeo]
Logotipo da Shell.
Making of da campanha “Energia que Vem da Gente”
Confira a emoção que rolou por trás das câmeras durante as gravações.
Shell - Descritivo Filme
Duração: 4:39
Título: MAKING OF_PTBR_LB_LIMPO
Descritivo:
[Música de fundo]
Música tema da Shell introdutiva, que se mantém durante todo o vídeo.
[Texto]
Na tela, lê-se Shell Apresenta
[Vídeo]
Vemos uma equipe de filmagem em um estúdio gravando uma entrevista, com duas pessoas sentadas de frente uma para outra. Em volta se vê técnicos de filmagem, uma câmera e um grande refletor. As imagens são apresentadas de forma acelerada, com a equipe se movimentando pelo estúdio.
Vemos um homem branco, de cabelos castanhos de perfil. Na sequência, se vê uma grande câmera filmando o homem assinando um documento.
[Fala]
Eu nunca tive esse dia de ator, vamos dizer assim.
[Vídeo]
Vemos uma câmera filmando uma mulher negra, com vestido colorido. Ela usa uma faixa no cabelo e sorri. Na sequência, se vê a diretora do filme monitorando a gravação em uma tela. A mulher aparece novamente, sentada em uma cadeira dando uma entrevista. Ela está na Pedra do Sal, ponto turístico do Rio de Janeiro.
[Fala]
Fazer parte de um documentário, fazer parte de uma produção. Eu nunca tinha vivido isso na vida, não.
[Vídeo]
Vemos uma mulher correndo pela areia da praia, ela veste uma roupa de mergulho rosa e carrega uma prancha. Ela se alonga, esticando os braços e é observada pela equipe de filmagem. Ela aparece sendo fotografada e, na sequência, aparece de perfil.
[Fala]
Fiquei bem confortável. Não significa que virei modelo, e muito menos super parceira da câmera.
[Vídeo]
Vemos, em uma tela, mãos arrumando partituras musicais. Uma mulher branca de cabelos longos aparece de perfil tocando violino. Em um amplo salão, ela toca violino acompanhada de uma equipe. Na sequência, ela caminha pelo salão.
[Fala]
Uma experiência incrível. Vou te dizer que eu gostei, viu? Quem sabe agora eu não começo umas aulas de teatro?
[Vídeo]
Vemos uma câmera filmando um homem branco, de cabelos castanhos. Ele usa camisa preta. A imagem dele aparece em uma tela, que monitora a gravação. Vemos este homem sentado em uma cadeira, na plateia de um teatro e na sequência, o vemos sorrindo, de pé.
[Fala]
É uma energia lá em cima. É algo que eu jamais vou esquecer.
[Vídeo]
Vemos um homem negro de barba sendo filmado durante o dia, em uma quadra de basquete. Ele joga a bola e faz a cesta. Vemos uma pessoa borrifando água em seu rosto. Ele aparece sentando e na sequência a câmera mostra, de cima, o homem correndo e arremessando a bola novamente.
[Fala]
Maravilhoso. Eu estou, assim, na expectativa de ver o resultado final. Mãe, eu estou na Shell.
[Vídeo]
Vemos uma série de imagens rápidas: a mulher com roupa de mergulho entra no mar e aparece sentada de perfil. A violonista aparece sendo fotografada pelo celular, tocando o instrumento. Um homem branco de cabelo castanhos usando camisa branca aparece escrevendo no quadro negro, ele desenha o olho humano. Vemos o rosto dele de perto. Na sequência, se vê uma mulher negra de vestido colorido sorrindo e olhando para a câmera. Um homem branco aparece sentado, vemos ele de perto, se maquiando. Ele parece de batom vermelho e peruca preta. Vemos sua imagem na tela, sendo monitorada. Um homem negro, de barba e camiseta com estampa do Darth Vader, aparece sentado em ambiente externo, com muitas plantas verdes. Uma série de imagens: homem negro encostado na tela da quadra de basquete, o homem branco maquiado sorri, a mulher negra de vestido colorido sorri, seguido do homem branco de camisa branca e da mulher branca de roupa de mergulho, na praia e da mulher branca violinista.
[Texto]
Glauco Paiva, Gerente executivo de Relações Externas
[Fala]
Essa campanha é pra falar menos de Shell e mais de gente. Energia que vem da gente.
[Vídeo]
Vemos um homem branco de barba e cabelos pretos sendo filmado em uma praça. Ele aparece mexendo as mãos.
[Texto]
Marcello Perongini, Assessor de Digital e Mídias Sociais
[Fala]
Uma campanha como essa significa ter a possibilidade de trazer uma nova ideia, uma nova mensagem.
[Vídeo]
Vemos um homem branco de cabelos tingidos de rosa, com camisa esportiva preta, de pé, em uma sala.
[Texto]
Luiz Oliveira, Assessor de Planejamento de Comunicação e Conteúdo
[Fala]
De humanizar a marca, de ser uma marca mais positiva, colaborativa.
[Vídeo]
Vemos uma mulher branca, de cabelos loiros e longos, e camiseta preta sentada. Na sequência, ela caminha por um parque cheio de árvores. Vemos uma orquídea no tronco de uma árvore.
[Texto]
Alexandra Siqueira, Gerente de Comunicação e Marca
[Fala]
Mostrar os negócios da Shell, mostrar como a Shell beneficia a sociedade, de uma forma geral.
[Vídeo]
Vemos um homem branco de cabelos castanhos e camisa social laranja sentado em um parquinho com brinquedos infantis. Vemos pessoas da equipe de filmagem gravando com a câmera e na sequência uma mão humana enquadrada em uma tela de TV, outra mão apoiada em uma cerca de arame,
[Texto]
Igor Baiense, Assessor de Conteúdo e Editorial
[Fala]
A gente tem, na Shell, redes de afinidades, que promovem, botam pra frente questões de diversidade e inclusão.
[Vídeo]
Vemos um homem branco de cabelos tingidos de rosa, com camisa esportiva preta, de pé, em uma sala. Na sequência, ele aparece agachado junto à mulher com roupa de mergulho em um ambiente externo. Ambos usam uma máscara branca.
[Fala]
E é muito gostoso e prazeroso ver uma nova Shell.
[Vídeo]
Vemos uma tela de monitoramento da gravação, dentro dela está a imagem de um homem observando várias telas de TV. Vemos uma mulher branca, de cabelos loiros e longos, e camiseta preta sentada.
[Fala]
A energia da empresa é feita da energia das pessoas.
[Texto]
Alexandra Siqueira, Gerente de Comunicação e Marca
[Vídeo]
Vemos uma série de pessoas sendo gravadas concedendo entrevistas. Uma mulher sentada com roupa de mergulho em local arborizado. Na sequência, se vê uma mulher negra de vestido colorido, por trás dela está a Pedra do Sal. Aparece então um homem branco sentado em um teatro, de jaqueta de couro preta e uma mulher branca de cabelos longos loiros de camisa branca, em um galpão. Um homem negro, de barba e camiseta, aparece sendo filmado.
[Texto]
Glauco Paiva, Gerente executivo de Relações Externas
[Fala]
A gente pré-entrevistou muita gente pra chegar nas estrelas dessa campanha.
[Texto]
Alexandra Siqueira, Gerente de Comunicação e Marca
[Vídeo]
Vemos uma mulher branca, de cabelos loiros e longos, e camiseta preta sentada. Vemos o rosto de um homem negro e na sequência uma mulher com roupa de mergulho estica os braços, alongando-se.
[Fala]
Fazendo uma conexão entre a essência das pessoas que foram escolhidas com a essência da companhia.
[Vídeo]
Vemos um homem branco de barba e cabelos pretos sendo filmado em uma praça. Ele aparece mexendo as mãos e depois sorri.
[Texto]
Marcello Perongini, Assessor de Digital e Mídias Sociais
[Fala]
É a energia que vem da gente.
[Vídeo]
Uma mulher branca com roupa de mergulho aparece na praia, segurando uma prancha. Ela está de pé, próxima ao mar.
[Texto]
Energia que vem da gente.
[Vídeo]
Um homem branco de cabelos castanhos e camisa branca aparece dando uma entrevista para a câmera, em um ambiente externo. Ele aparece na sequência acompanhando uma sessão de fotos em um galpão, em que uma mulher é fotografada e logo depois aparece ao lado de um homem de camisa preta e barba.
[Texto]
Tomaz Saavedra Marinho, Diretor de Arte
[Fala]
A Shell e, sei lá, o acaso foram muito generosos com a gente. Os seis personagens são
pessoas incríveis, assim.
[Vídeo]
Vemos um homem branco de barba, óculos e camisa cinza sentado em ambiente externo arborizado concedendo uma entrevista. Na sequência, ele aparece de máscara junto à equipe de filmagem observando imagens no celular de uma mulher de camisa preta e calça rosa. Uma mulher de vestido colorido aparece de costas na varanda de um apartamento, vemos ela tirando a máscara.
[Texto]
Tiago Diehl Brunelli, Redator
[Fala]
Quem roteirizou, no fim das contas, foram os próprios personagens. Eu só coloquei um pouco do meu sentimento em cima da verdade deles.
[Vídeo]
Vemos um homem branco maquiado com uma touca na cabeça. Ele sorri. Vemos um homem negro de barba, com camisa sem mangas preta, encostado em uma cerca. Vemos uma mulher branca de cabelos castanhos curto, ela usa óculos escuros, camisa preta e está sentada em uma pedra, ao fundo se vê o mar. Na sequência, ela segura um equipamento para monitorar as gravações, vemos em volta dela um grupo de pessoas observando as imagens. Na sequência, vemos de perto uma tela que reflete a imagem desta mulher, a diretora do filme, ela usa máscara e orienta as gravações. Ela aparece ao lado de um homem maquiado de batom e peruca preta, arrumando a cena. Em uma quadra de basquete, vemos esta mulher orientando as gravações de um homem negro, com uma bola de basquete na mão. A câmera mostra o chão molhado, ela aparece de costas segurando uma câmera e fazendo um movimento de cima para baixo. Um homem branco de camisa branca aparece na tela de monitoramento de imagens, já sem maquiagem. Vemos este homem sendo filmado em um estúdio, ele segura um vaso com água, bem próximo dela aparece a diretora vibrando. Vemos uma mulher negra de vestido colorido descendo a ladeira de uma rua. Ela usa máscara.
[Texto]
Georgia Guerra-Peixe (Joca), Diretora de Cinema
[Fala]
Esse lado humano, esse movimento de inclusão é muito presente dentro do DNA da Shell. Esse documentário fala sobre isso. Fala sobre a verdade da Shell, fala sobre o DNA da Shell, fala sobre os valores da Shell em que eu consegui trazer, pra esse projeto, um olhar cinematográfico. Então existe uma representação imagética pra cada personagem.
[Vídeo]
Vemos um operador de câmera de perfil segurando a câmera. Ele aparece sentado na mesa de uma sala de aula junto com uma equipe filmando um professor. Vemos um operador de câmera de costas filmando um homem negro de barba. Na sequência, outro operador de câmera aparece gravando imagens de uma mulher de vestido colorido. Vemos a equipe de gravação e um operador segurando a câmera. Vemos um homem branco loiro de camisa amarela sendo entrevistado sentado no tronco de uma árvore.
[Texto]
Lula Carvalho, Diretor de Fotografia
[Fala]
Não são atores, então, o equilíbrio pra ter um trabalho estético também, mas fazer uma produção muito cheia de elementos, talvez impedisse que as pessoas se soltassem, né?
[Vídeo]
Vemos um homem branco de cabelos pretos curtos e camisa social azul sendo filmado sentado na cadeira de uma sala de aula. Vemos suas mãos fazendo anotações com uma caneta. Na sequência, ele aparece de perfil com o quadro negro ao fundo.
[Texto]
Roberto Irineu, Professor vencedor de Prêmio Shell de Educação Científica
[Fala]
Não é só um momento de filmagem, vamos dizer assim. Eu estou contando sobre mim. E aí abre aquela janela de memória.
[Vídeo]
Vemos uma mulher negra com vestido colorido e faixa na cabeça de pé, falando. Ela aparece apoiada em uma grade, olhando o horizonte de vários prédios. Ela caminha por uma rua com paredes grafitadas.
[Texto]
Gabriela Palma, Empreendedora apoiada pelo Shell Iniciativa Jovem
[Fala]
Vêm as emoções. Foram emoções de ter vivenciado coisas que ainda não vivenciei na vida. Entendendo que o que eu faço faz sentido, não só pra mim, mas pra outras pessoas.
[Vídeo]
Vemos um homem branco loiro sentado em uma escada de mármore. Ele usa uma camisa preta sem mangas. Na sequência, ele aparece sentado na cadeira da plateia de um teatro. Vemos este homem maquiando-se, passando sombra rosa nos olhos e por fim seu rosto aparece todo maquiado.
[Texto]
Luiz Rogê, Especialista de Marketing Lubrificantes
[Fala]
Quase inacreditável, né? A minha história ser algo que representa valores da Shell.
[Vídeo]
Vemos uma mulher branca, de cabelos longos loiros, sentada em uma cadeia de palha, dentro de um galpão. Ela aparece de pé tocando um violino.
[Texto]
Sanny Macedo, Gerente de Desenvolvimento de Negócios em Gás em Energia
[Fala]
Nunca imaginei que poderia estar fazendo algo tão legal. Com o violino, com tudo.
[Vídeo]
Uma mulher branca loira de cabelos médios aparece sentada, de pernas cruzadas, em uma pedra na praia. Ela usa uma camisa florida. Vemos imagens das ondas batendo na areia e na sequência os pés desta mulher correndo, saindo do mar com uma prancha, vê-se então o seu rosto de perto.
[Texto]
Bárbara Souza, Gerente de Operações Parque das Conchas
[Fala]
A praia e o mar são dois cenários bastante comuns na minha vida, desde que eu me entendo por gente. Fiquei bastante feliz com a escolha. Representa quem eu sou.
[Vídeo]
Vemos um homem negro de barba e camisa preta sem mangas sentado. Ele aparece andando em uma quadra de basquete, com uma bola embaixo do braço.
[Texto]
Leandro Pinheiro, Gestor de Contratos de Pesquisa e Desenvolvimento
[Fala]
Esse projeto já é incrível, de estar mostrando um pouco sobre a minha história. E eu acho que hoje é o desfecho.
[Música de fundo]
Música de fundo animada.
[Vídeo]
Vemos imagens de câmeras de filmagem. A mulher negra de vestido colorido aparece sendo filmada descendo uma rua. Ela dá entrevista para a câmera e depois rodopia. Vemos o homem branco de cabelos loiros se maquiando e uma série de imagens do homem negro jogando basquete na quadra. Ele arremessa a bola. Na sequência, vê-se imagens do galpão e de partituras musicais. Vemos um violino e a mulher tocando o instrumento. Vemos o professor em sala de aula de pé, lendo um texto no papel, com a equipe de filmagem em volta. Vemos a mão do professor escrevendo no quadro, ele faz um desenho. Vemos a mulher com roupa de mergulho falando e logo depois uma imagem dela mergulhando no mar sendo monitorada em uma tela. Vemos a equipe de filmagem reunida em torno de uma barraca na praia.
[Vídeo]
Vemos um homem branco de barba e cabelos pretos de óculos em uma praça. Ele aparece balançando uma bandeira.
[Texto]
Marcello Perongini, Assessor de Digital e Mídias Sociais
[Fala]
O que há de simples, na mensagem dessa campanha, é que todos nós somos movidos por uma energia interna.
[Vídeo]
Vemos um homem branco de cabelos castanhos e camisa social laranja sentado em um parquinho com brinquedos infantis. Ele aparece segurando um bebê no colo, ao lado de uma mullher. Ele encosta o nariz no nariz do bebê, observando a criança.
[Texto]
Igor Baiense, Assessor de Conteúdo e Editorial
[Fala]
Hoje, minha energia vem da minha família e da minha filha. Boto uma música pra ficar ouvindo com ela. Aí me emociono, aí choro olhando pra ela.
[Vídeo]
Vemos uma mulher branca, de cabelos loiros e longos, e camiseta preta sentada. Ela caminha e entra em uma igreja. Na sequência, ela aparece ao microfone, cantando dentro da igreja. Ela olha através de uma grande janela.
[Texto]
Alexandra Siqueira, Gerente de Comunicação e Marca
[Fala]
A minha energia vem da fé, da música, da minha missão de estar cantando
e emocionando as pessoas e sendo um instrumento de fé.
[Vídeo]
Vemos um homem branco de cabelos tingidos de rosa, com camisa esportiva preta, de pé, em uma sala. Na sequência, ele aparece sentado, de máscara, olhando para um monitor. Logo depois, ele gesticula.
[Texto]
Luiz Oliveira, Assessor de Planejamento de Comunicação e Conteúdo
[Fala]
Eu recarrego a minha energia com o meu marido. Na praia, cuidando das minhas plantas. Com música também.
[Vídeo]
Vemos imagens das ondas do mar. A mulher com roupa de mergulho entra no mar carregando uma prancha. Vê-se o homem negro de camisa preta na quadra de basquete, ele arremessa a bola e na sequência a mulher de vestido colorido aparece dançando. Vemos o professor escrevendo no quadro negro e o homem branco aparece maquiado, seguido de imagens de uma mulher tocando violino. Já caraterizado com peruca preta e roupa metálica, o homem branco caminha e se senta em uma mesa de maquiagem. Logo, o vemos sem maquiagem, sorrindo. A mulher negra de vestido colorido olha para a câmera e sorri, o homem branco de camisa azul aparece sorrindo para a câmera. Aparece então na sequência o homem negro de barba sacudindo um leque vermelho, a mulher branca que toca violino sorrindo e a mulher com roupa de mergulho sentada na areia também sorri.
[Vídeo]
Um homem negro, de barba e camiseta com estampa do Darth Vader, aparece sentado aparece sentado em ambiente externo. O vemos de costas, usando uma camisa xadrez azul. Na sequência, a câmera se movimenta em direção ao mar.
[Texto]
Glauco Paiva, Gerente executivo de Relações Externas
[Fala]
A energia que me move é usar a marca Shell pra, de fato, genuína e autenticamente, tentar fazer uma diferença pra melhor na vida das pessoas.
[Texto]
#A energia que vem da gente
Assista à série em www.shell.com.br
[Texto]
Logotipo da Shell
[Música de fundo]
Música tema da Shell