Ir para o conteúdo principal
Um homem de blusa preta, segurando uma placa amarela e  sorrindo.

Shell Iniciativa Jovem

25 Anos impulsionando jovens empreendedores

Lançado em 2000, o Shell Iniciativa Jovem estimula e capacita empreendedores para o desenvolvimento de negócios sustentáveis e de impacto social. Até o momento, mais de 630 empresas foram certificadas pelo programa com o Selo de Empreendimento Sustentável. A Rede de Empreendimentos Sustentáveis do programa é formada por participantes certificados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Para marcar essa importante trajetória, o programa vai expandir durante o ano de 2025 para Minas Gerais e São Paulo, ampliando seu impacto e consolidando seu legado.

Mulher sorridente com vestido amarelo, colar e brincos vermelhos, sentada em uma mesa com um fundo claro.
Pamella Kristina, idealizadora do WeTeams, uma startup de impacto social especializada em soluções inovadoras para RH e gestão de pessoas, voltada para fortalecer organizações da sociedade civil.

O Programa

Incentivar a cultura empreendedora entre jovens, acelerar a criação de negócios sustentáveis e contribuir para a geração de emprego e renda. Essa é a missão do Shell Iniciativa Jovem, versão brasileira do programa global Shell LiveWIRE

, que há 25 anos cria oportunidades e reforça o compromisso da Shell com o desenvolvimento sustentável do país.

O Shell Iniciativa Jovem, um dos programas de investimento social da companhia na linha do empreendedorismo, oferece aceleração gratuita, capacitando jovens de 20 a 34 anos por meio de treinamentos, orientação e suporte, ajudando-os a criar empresas éticas, sustentáveis e economicamente viáveis, com impacto positivo no ambiente em que atuam.

Com duração de 3 a 4 meses, o programa é dividido em 2 processos de acordo com o estágio de maturidade do negócio: Ideação, dedicado às pessoas que querem começar a empreender, tem uma ideia, mas não sabem como torná-la realidade; Operação, dedicado aos empreendedores que já possuem um negócio, formalizado ou não, e que já realizam vendas. Coordenada pela Shell, a iniciativa é executada pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS)

.

Homem sorrindo com uma placa na mão, em um fundo colorido de livros e jogos.
Um homem de óculos e camisa cinza, sentado em uma mesa na frente de um notebook.
Uma mulher sorridente, sentada em uma mesa de madeira com um notebook, em um fundo com janelas brancas
Um homem com um troféu amarelo na mão. Ele veste uma blusa azul escura e uma calça bege. Ele está em um fundo com livros.
Uma mulher sorridente, apoiada com o braço em uma mesa, fundo neutro.

Reconhecimento

Como demonstração da relevância do programa, o Shell Iniciativa Jovem conquistou o reconhecimento de melhor agente de suporte ao empreendedorismo do Brasil e o 3º melhor do mundo pelo UBI Index 2019/2020, instituição sueca de pesquisa que avalia e reúne as melhores incubadoras do mundo. Em 2022 e em 2025, o CIEDS foi eleito o melhor parceiro implementador da Rede Shell LiveWire, reforçando o protagonismo e pioneirismo do programa a nível global, durante a competição bienal do Top Ten Innovators.

Um grupo de pessoas sorridentes em um palco, segurando um certificado de papel.
Uma mulher em um fundo de parede de tijolos, segurando uma folha de plasma.

Rede de Empreendimentos Sustentáveis

Ao fim do programa, os empreendimentos passam por uma criteriosa auditoria feita por entidades independentes que analisam itens como viabilidade, sustentabilidade e aspectos legais do negócio. As empresas aprovadas recebem o Selo de Empreendimento Sustentável do Shell Iniciativa Jovem, que assegura práticas éticas e sustentáveis no mercado. Os empreendedores têm ainda a oportunidade de participar da Rede de Empreendimentos Sustentáveis do Iniciativa Jovem (RESIJ)

, lançada em 2006. A proposta do grupo é fortalecer as relações institucionais e comerciais entre os negócios criados.

Confira algumas notícias sobre o Shell Iniciativa Jovem

Mais sobre energia e inovação

Você também pode gostar