Title: Shell apresenta: Energia que vem da gente
Duration: 1:00 minutes
Description:
Vídeo principal da campanha Energia que vem da gente, que mostra como os projetos apoiados pela Shell Brasil se correlacionam com a energia das pessoas na sociedade
Shell apresenta: Energia que vem da gente Transcript
- Início do filme: Um take fechado mostra uma concha marinha na areia da praia. Uma mão recolhe a concha e ergue o objeto contra o sol. A locutora questiona “Já parou pra pensar pra onde vai a nossa energia?”
- Na sequência, uma mulher aparece dirigindo à noite e o reflexo de um posto Shell aparece no vidro do carro. A locução acompanha “Qual será o destino dela?”
- A seguir, temos uma professora ao lado de uma aluna PCD em sala de aula. As duas interagem com uma concha marinha. Na tela, se lê “Programa Shell de Educação Científica: incentiva o pensamento crítico nas escolas”. Enquanto a locução diz “Essa energia que incentiva descobertas”
- Agora, uma mulher aparece costurando uma boneca sereia negra que veste um biquini de pequenas conchas marinhas. Na tela, se lê “Shell Iniciativa Jovem: impulsiona o empreendedorismo desde 2000”. A locução diz “Conquistas inimagináveis”
- Na sequência, temos um grupo de alunos que trabalha no protótipo de um veículo dentro de uma garagem. Em dado momento, eles ligam dois fios, uma luz acende e todos comemoram. Na tela, se lê “Shell Eco-marathon: promove o futuro da energia e mobilidade”. A locução diz” E promove inovações”
- Logo, temos uma mulher trabalhando com papéis, compasso e computador em sua casa. Nota-se que ela trabalha com energias renováveis. No painel ao lado do computador, há uma foto dela com o pai que veste macacão da Shell. A locução diz “É, vai ver a nossa energia existe pra impulsionar a gente e manter o mundo em movimento”
- A seguir, duas meninas aparecem andando de mãos dadas pelos corredores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Na tela, se lê “Jardim Botânico do Rio de Janeiro: patrocinado pela Shell em prol da biodiversidade”. A locução diz “Gerar encontros”
- Na sequência, um homem aparece visitando e fotografando o Museu do Amanhã. Pela lente da sua câmera, é possível entender que a janela do local tem o formato de concha. Na tela, se lê “Museu do Amanhã: patrocinado pela Shell em apoio à inovação”. A locução diz “Criar novas histórias”
- Por fim, voltamos à praia do começo do filme. Agora, o mesmo homem do começo devolve a concha ao mar e contempla a paisagem. A locução diz “E por isso, tão importante quanto descobrir pra onde a nossa energia vai é saber de onde ela vem”
- Uma última cartela branca revela a Pecten da Shell. Na locução e na tela, temos a assinatura da campanha “Energia que vem da gente”, junto do site shell.com.br e a vinheta sonora da empresa.
Iniciativas que impulsionam o progresso
A Shell Brasil é uma das principais empresas de energia integrada do país, e cada pedacinho das nossas conquistas é fruto da dedicação e do empenho de pessoas e de sólidos programas de patrocínio e investimento social que impulsionam o progresso do país.
Jardim Botânico do Rio de Janeiro
A Shell Brasil é a patrocinadora master do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, referência para a pesquisa em botânica e conservação da biodiversidade, além de patrimônio cultural e histórico do Brasil.
Shell Eco-marathon Brasil
A Shell Eco-marathon Brasil desafia jovens a pensar, desenhar e construir protótipos de carros ultraeficientes.
Shell Iniciativa Jovem
Lançado em 2000, o Shell Iniciativa Jovem estimula e capacita jovens empreendedores para o desenvolvimento de negócios sustentáveis e de impacto social.
Programa Shell de Educação Científica
O Programa Shell de Educação Científica reconhece docentes que trabalham com projetos visionários na área da sustentabilidade e incentiva estudantes a serem agentes de transformação por meio do pensamento crítico e metodologias inovadoras.
Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã e a Shell têm muito em comum: inovação, sustentabilidade, educação e inclusão. Com um cuidado constante com o futuro, a Shell Brasil é mantenedora deste espaço educativo, um dos mais inovadores e visitados do mundo.
Energias renováveis
A inovação sempre nos guiou. Por causa dela, hoje desenvolvemos novas energias para garantir um futuro mais sustentável. A Shell trabalha para zerar suas emissões líquidas até 2050.
Águas Profundas
Nossas operações em Águas Profundas são pautadas na tecnologia e inovação e compõem a matriz energética do futuro. Atuamos em mais de 40 projetos offshore e desenvolvemos uma sólida cadeia de produção em parceria com diversas empresas e indústrias.
Making of da campanha “Energia Que Vem da Gente”
MKOF PT FULL OFFLINE 4
Duração: 4’23’’
Descrição:
Making Of da nova campanha institucional da Shell Brasil
MKOF PT FULL OFFLINE 4
(Música inspiradora)
Imagem em close de uma boneca de pano negra. Surge a logo da Shell e a legenda: “Apresenta”.
Corta para imagem de uma mulher negra, com tranças nos cabelos, presos por uma faixa. Ela trabalha, sentada em frente a uma mesa, em um ateliê de costura.
Corta para imagem em close das mãos da mulher, trabalhando, vistas pelo visor de uma câmera de filmagem.
Voz da mulher negra em off: “Eu gosto muito de falar, eu gosto muito de palestrar, mas estar em uma situação...”
Corta para imagem da mulher negra.
Mulher negra diz:
“... de fazer uma coisa fictícia, mas sendo eu mesma...”
Corta para imagem da mulher negra segurando uma boneca de pano negra.
Mulher negra, em off:
“É engraçado”.
Corta para imagem de Glauco Paiva, gerente-executivo de Comunicação Corporativa da Shell Brasil, um homem negro, calvo, de barba grisalha, vestindo uma camiseta de manga curta e segurando uma câmera fotográfica antiga.
Glauco Paiva, em off:
“Não, não é a minha primeira vez atuando...”
Corta para Glauco Paiva.
Glauco Paiva diz: “Mas é diferente, né?”
Corta para travelling com efeito de time-lapse, mostrando um operador de câmera.
Corta para imagem do operador de câmera, de costas, trabalhando, ajudado por um auxiliar.
Corta para o operador sentado sobre uma grua, sendo empurrado pelo auxiliar, enquanto filma Glauco Paiva, que aparece de costas na cena.
Glauco Paiva, em off:
“Bem diferente quando você tem toda uma produção, assim, em torno. É bem legal”.
(Música inspiradora)
Corta para imagem do monitor de vídeo, que mostra Glauco Paiva segurando a câmera fotográfica antiga.
Corta para travelling aéreo sobre uma alea do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em um dia ensolarado.
Corta para imagem em movimento circular, de uma árvore em close, vista de baixo para cima.
Câmera se aproxima em time lapse de uma equipe de filmagem que trabalha no Jardim Botânico.
Corta para outro operador de VT. A câmera faz um movimento para a direita e mostra um homem negro, de tranças, de costas, segurando uma concha.
Corta para close nas mãos do homem negro, que alisa a concha com os dedos.
Corta para imagem de casal andando de mãos dadas, em plano médio, sem mostrar o rosto das pessoas.
Corta para imagem acelerada de equipe de filmagem montando o set em uma locação interna.
Corta para imagem de um homem montando um equipamento de iluminação.
Glauco Paiva, em off:
“No ano passado, a gente falou muito sobre de onde vem a Energia da Shell. Neste ano, a gente quer fazer diferente...”
Corta para Glauco Paiva.
Glauco Paiva diz:
“... a gente quer falar sobre para onde vai a energia da Shell, que impulsiona vidas, que transforma pessoas.”
(Música inspiradora)
(Voz ao fundo grita Ação)
Corta para imagem de mulher branca, de cabelos longos com uma lupa na mão, sendo filmada para a campanha da Shell. A câmera faz um movimento para a esquerda e mostra a imagem da mulher em um monitor de VT.
Corta para imagem de uma mulher negra e de uma mulher branca, que examinam uma conta com uma lupa.
Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação Externa e Marca da Shell Brasil, em off:
“Nessa campanha, a gente busca trabalhar muito a diversidade.”
Corta para imagem de Alexandra Siqueira, uma mulher branca, de cabelos louros, longos, vestindo uma jaqueta.
Alexandra Siqueira diz:
“E temos também pessoas que são empreendedores dos projetos beneficiados pela Shell...”
Corta para imagem de mulher negra trabalhando no ateliê de costura.
Corta para imagem vista por meio de um monitor de vídeo, que mostra uma mulher de jaleco branco entregando uma lupa para um estudante, que pega o objeto e se aproxima de uma bancada de trabalho.
Corta para imagem de uma mulher branca, loura, em uma cadeira de rodas tendo seu cabelo penteado em frente a um espelho de camarim.
Corta para imagem do rosto da mulher, que sorri.
Corta para imagem da mulher negra no ateliê, finalizando uma boneca de uma sereia negra.
Corta para imagem de um operador de câmera, de costas. No monitor de VT, vemos um close da boneca da sereia negra, na mão da artesã. Um travelling para a esquerda mostra a mão da artesã segurando a boneca, enquanto a cena é filmada para a campanha.
Alexandra Siqueira, em off:
“...e a gente tem diversos programas sociais e patrocínios, onde muitas pessoas são beneficiadas. Então, a gente está mostrando nessa campanha, o Programa Shell de Educação Científica, a gente está mostrando também o Shell Iniciativa Jovem e é tudo o que a gente quer mostrar com a nossa estratégia global, que é a Powering Progress, né?”.
(Música Inspiradora)
Corta para Jaciana Melquiades, empreendedora da Era Uma Vez o Mundo, uma mulher negra, com tranças no cabelo, que está preso por uma faixa.
Jaciana diz: “Eu sou Jaciana, tenho 38 anos, sou aqui do Rio.”
Corta para imagem de Jaciana, no seu ateliê, sendo preparada para a filmagem por uma cabelereira. Enquanto duas pessoas da equipe de filmagem examinam o local.
Corta para close no tecido usado no rabo de sereia da boneca negra.
Corta para travelling sobre a mesa de Jaciara, mostrando um desenho da boneca da sereia e um retalho de tecido usado na fabricação da cauda.
Corta para close em três bonecas fabricadas por Jaciara.
Corta para imagem desfocada de Jaciara em primeiro plano. Ao fundo, se vê uma prateleira com bonecas negras de pano.
Jaciana, em off:
“Nasci na Baixada, sou empreendedora e faço bonecas pretas. Comecei fazendo cada boneca.”
Corta para Jaciara.
Jaciara diz: “Tudo para tentar criar um ambiente antirracista para nossas crianças”.
Corta para imagem de Jaciara trabalhando na bancada em seu ateliê, vista por um monitor de VT.
Corta para travelling em close sobre a bancada do ateliê, mostrando um carretel de linha e a boneca da sereia negra.
Jaciana, em off: “A Shell entrou no meu caminho e foi bem importante.”
Corta para Jaciara.
Jaciara diz: “Foi uma mão firme que me conduziu, assim...”
Corta para imagem de Jaciara, sorrindo.
Jaciara, em off:
“...a entender como funciona bem o negócio.”
(Música inspiradora)
Corta para travelling em close de carreteis de linha de diferentes cores.
Corta para sequência de cortes rápidos de imagens aéreas sobre o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Corta para imagem da abóbada no teto, no interior do Museu.
Corta para imagem de duas pessoas operando uma câmera. Uma delas aponta para o monitor que mostra pessoas passeando pelo ambiente do Museu.
Corta para imagem de Glauco Paiva, sendo filmado de baixo para cima, enquanto segura uma câmera fotográfica antiga.
Corta para imagem mais próxima de Glauco Paiva, sendo filmado enquanto segura a câmera fotográfica.
Corta para imagem do monitor de câmera que mostra o ambiente do museu, enquanto um profissional da equipe de filmagem gesticula com as mãos, apontando para o enquadramento da câmera.
Alexandra Siqueira, em off:
“A gente está mostrando o Museu do Amanhã, que é um museu onde a Shell é mantenedora há mais de seis anos, desde o lançamento do museu, no Rio de Janeiro.”
Corta para imagem dos bastidores da campanha com um grupo de pessoas, sentadas, vestindo máscaras de proteção, enquanto assistem à filmagem.
Corta para imagem em close de uma mulher de máscara, nos bastidores da filmagem.
Corta para imagem vista de baixo para cima, de um globo luminoso que simula o planeta Terra, com a inscrição em espanhol: “Hemos modificado el planeta”.
Corta para imagem em close de um monitor de VT que exibe imagens de pessoas sendo filmadas enquanto andam pelo ambiente interno do Museu do Amanhã.
Corta para imagem de Glauco Paiva, inclinado, olhando as imagens das gravações.
Corta para imagem de um monitor de VT que mostra o ambiente interno do museu.
Corta para imagem interna em travelling, mostrando o teto do Museu do Amanhã.
Glauco diz: “Não podia ter um nome mais apto, né? Do Amanhã. É um museu que olha para o futuro, que é muito alinhado com tudo que a Shell prega, preconiza e faz.”
(Música inspiradora)
Corta para imagem externa aérea do Museu do Amanhã, com a legenda #EnergiaqueVemdaGente. A câmera avança em time lapse passando sobre o museu e mostrando a Baía de Guanabara, com a Ponte Rio-Niterói ao fundo.
Fusão para imagem aérea de palmeiras no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Corta para imagem aérea de vitórias-régias em um lago.
Corta para imagem aérea do Jardim Botânico.
Corta para imagem em travelling mostrando a copa de árvores de baixo para cima.
Corta para imagem de pessoas passeando pelo Jardim Botânico.
Corta para imagem de dois homens sentados em cadeiras, observando imagens em um monitor de VT.
Corta para imagem de duas jovens de perfil, paradas ao lado de uma árvore.
Alexandra, em off:
“O Jardim Botânico está sendo a cereja do bolo nessa campanha, né? Após a gente ter acabado de assinar um contrato de patrocínio, como patrocinadores master do Jardim Botânico do Rio de Janeiro”.
(Música inspiradora)
Corta para travelling mostrando as copas das árvores de baixo para cima.
Corta para imagem das duas jovens caminhando pelo Jardim Botânico, acompanhadas pela câmera da equipe de filmagem, que aparece desfocada, em primeiro plano.
Corta para imagem da equipe de filmagem, entre duas árvores, filmando as duas jovens. O diretor entra em cena, cruzando o quadro.
Breno Moreira, diretor de Cena da Barry Company, em off:
“A gente tenta sempre trazer um pouco do cinema para a publicidade.”
Corta para Breno Moreira, um homem branco, magro de barba e óculos, vestindo um boné escuro.
Breno Moreira, diz:
“A gente sempre tenta no detalhe, que às vezes é um cafuné, um carinho, uma atenção, um olhar, o jeito que se ganha a mão num primeiro toque de irmãos.”
Corta para imagem do close de duas mãos que se tocam, vistas por um monitor de VT.
Corta para imagem das duas jovens vistas de perfil, de mãos dadas, andando entre as árvores, seguidas por uma câmera de filmagem.
Corta para imagem em plano mais próximo da câmera, que acompanha as jovens. Um pequeno monitor de vídeo mostra as jovens andando, vistas de costas.
Breno Moreira, em off:
“Então, eu acho que minha contribuição maior é nisso, de tentar humanizar todas as cenas, para elas parecerem cada vez mais próximas à nossa vida.”
Corta para imagem das duas jovens andando abraçadas pelo Jardim Botânico.
Tomaz Saavedra, diretor de Arte sênior da Wunderman Thompson do Brasil, em off:
“É uma campanha que a gente buscou trazer um olhar mais poético...”
Corta para Tomaz Saavedra, um homem branco, com cabelos castanhos claros e barba, vestindo uma camiseta.
Tomaz Saavedra diz:
“...e deixar que essa poesia conte o lugar por onde essa energia da Shell vai passando.”
(Música Inspiradora)
Corta para imagem em travelling mostrando as copas das árvores do Jardim Botânico.
(Música mais dinâmica)
Corta para imagem com movimento vertical, de cima para baixo, que enquadra Glauco Paiva, vestido de macacão, com capacete de proteção, protetores de ouvido e luvas. Ele está em frente ao Museu do Amanhã, acompanhado de um homem negro, calvo, de barba, vestindo bermuda e camiseta.
Corta para imagem do homem de bermudas fotografando Glauco.
Corta para outro plano de Glauco sendo fotografado, em pé, no píer onde fica o Museu do Amanhã, à beira da Baía de Guanabara.
Corta para imagem de Glauco, de frente, ajustando as luvas. Uma mulher de cabelos brancos vai ajudá-lo.
Corta para plano mais próximo da mulher ajudando Glauco.
Glauco Paiva, em off:
“É, tô aqui, botei meu macacão.”
Corta para Glauco Paiva, de macacão.
Glauco Paiva diz:
“Vou só fazer a foto para a campanha offline e é isso aí, tudo certo.”
(Música dinâmica)
Corta para imagem da equipe de produção da campanha, no píer do Museu do Amanhã, vista entre as folhas de uma árvore, com a Baía de Guanabara ao fundo.
Corta para imagem de Glauco Paiva, vestido de macacão, vista por meio de um monitor de VT.
Corta para imagem de Glauco sorrindo, vestido de macacão e usando capacete, visto de baixo para cima.
Corta para imagem de um cartaz onde aparece Glauco Paiva de perfil, vestindo macacão e capacete. No cartaz está escrito: “A Shell acredita na energia que vem do fundo do mar”.
Corta para imagem de um vagão do VLT, envelopado com a imagem de Jaciara, em frente à estante de bonecas negras, com a mensagem: “A Shell estimula a energia que vem dos empreendedores. Shell Iniciativa Jovem”.
O trem se movimenta e no outro vagão, vemos duas jovens de mãos dadas, com palmeiras e o céu azul ao fundo, com a logo da Shell e a mensagem: “A Shell Respeita a Energia que vem da natureza. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Patrocinado pela Shell em prol da biodiversidade”.
O trem continua se movimentando. No vagão seguinte, aparece a imagem de uma jovem brincando com a miniatura de uma turbina eólica, ao lado da logo da Shell, com a mensagem: “A Shell investe em energia que vem de fontes renováveis. “A Shell trabalha para zerar suas emissões líquidas até 2050”.
Corta para cartaz com a imagem de dois jovens vestindo macacão e óculos de proteção. No cartaz se lê: “A Shell incentiva a energia que vem da inovação”.
Maltchique, fotógrafo e sócio da Damn Good Advice.
Maltichique, em off:
“É uma campanha que fala de energia, né? Então é uma campanha muito solar.”
Corta para Maltchique, um homem negro, calvo, de barba.
Maltchique diz:
“Vir para o Rio de Janeiro clicar isso, já é uma delícia.”
Corta para sequência de takes mostrando Glauco caminhando, de macacão, em direção à câmera. Maltchique aparece fotografando, em primeiro plano, desfocado.
Corta para imagem em close, de Malchique fotografando.
Corta para Glauco Paiva caminhando na mesma direção, ele coloca a mão nos olhos para se proteger da luz do sol.
Corta para imagem de um homem negro, em um cartaz.
Corta para imagem de uma jovem sorrindo, de olhos fechados, em um cartaz. A luz do sol brilha por traz do cartaz.
Maltchique em off:
“E essa luz reflete nas pessoas, reflete na pele e volta para a câmera.”
(Música dinâmica)
(Música mais suave)
Corta para imagem em travelling da equipe de produção da campanha da Shell na Praia, onde Maltchique fotografa uma modelo.
Corta para planos diferentes da mesma cena.
Corta para imagem de Maltchique, agachado, apontando a câmera para a modelo.
Corta para imagem da modelo de frente. Ela segura uma miniatura de uma turbina eólica e gira suas hélices com o dedo, enquanto a câmera se aproxima, em zoom, do seu rosto.
Corta para vendedor caminhando entre os banhistas na praia. A câmera faz um movimento e mostra a equipe de filmagem da campanha da Shell, montando o set na areia.
Corta para travelling mostrando um grupo de pessoas que acompanha a filmagem em uma tenda na Praia.
Corta para imagem de dois homens, de costas, na tenda, que olham um monitor de VT que mostra uma mão que segura uma concha, com a paisagem da Praia de Ipanema ao fundo.
Corta para um homem negro de tranças, que segura uma concha nas mãos e olha para ela.
Lucas Coutinho, redator sênior da Wunderman Thompson Brasil, em off:
“Os detalhes de cena, né. Quem reparar...”
Corta para Lucas Coutinho, um homem branco, de barba e cabelos levemente grisalhos.
Lucas Coutinho diz:
“quem vê o filme com mais atenção vai ver que tem concha de uma certa forma ali...”
Corta para imagem de uma mulher sendo maquiada. A imagem da mulher sai de foco no primeiro plano e ao fundo se veem vários cartazes, os mais destacados, com ilustrações de conchas.
Lucas Coutinho, em off:
“...quase que subliminarmente”.
Corta para Sabrina Villar, diretora de Criação da Wunderman Thompson Brasil, uma mulher branca, de cabelos castanho-escuros, longos.
Sabrina Villar diz:
“Um símbolo icônico da marca e que a gente botou ele presente em toda as cenas que a gente tem.”
Corta para Tomaz Saavedra.
Tomaz Saavedra diz:
“E a gente tem, sabe...”
Corta para imagem em movimento, mostrando a abóbada interna no teto do Museu do Amanhã.
Corte com flash, mostrando a arquitetura da abóbada.
Corta para plano médio das mãos do homem segurando e erguendo uma concha.
Corta para boneca da sereia negra, com um sutiã de conchas.
Tomaz Saavedra, em off:
“... no Museu do Amanhã, ali, na arquitetura, uma concha linda. A gente tem a própria concha na cena da praia, nas bonecas.”
(Música mais suave).
Corta para a boneca nas mãos de Jaciara, que tira a boneca da frente da câmera e mostra seu rosto.
Corta para imagem em close de um carretel de strass marrom.
Corta para imagem do rosto de Jaciara, com um movimento de travelling para mostrar a boneca negra na mão dela.
Jaciara, em off:
“Eu digo no meu trabalho, que eu crio futuros possíveis.”
Corta para Jaciara.
Jaciara diz:
“A minha energia é para que as crianças, todas as crianças possam crescer num mundo mais igual, isso.”
(Música mais dinâmica)
Corta para imagem de Jaciara sorrindo.
Corta para imagem de uma estante com bonecas negras.
Corta para imagem da equipe de produção na Praia.
Corta para imagem de Maltchique girando as hélices da miniatura de turbina eólica.
Corta para imagem de Maltchique fotografando Glauco, que veste macacão e capacete.
Corta para imagem da equipe de produção reunida no píer do Museu do Amanhã.
Corta para imagem em time lapse da equipe de produção na praia.
Corta para imagem de Glauco Paiva, de camiseta, na parte interna do Museu do Amanhã. Ao fundo, se veem membros da equipe de produção.
Corta para imagem das mãos de duas jovens, vista por um monitor de VT.
Corta para imagem em close de um homem abraçando uma mulher, lado a lado.
Corta para o diretor Breno Moreira, fotografando o casal.
Corta para jovem negro com uma lupa na mão.
Corta para mulher que observa o jovem. A mulher sorri.
Corta para outro jovem, em contraplano, sorrindo.
Corta para outra mulher jovem, com a lupa na mão.
Luiz Oliveira, assessor sênior de Parcerias estratégicas da Shell Brasil, em off:
“A Shell não vai construir essa história sozinha. E a gente quer e precisa de parceiros fortes e de mentes brilhantes para construir esse futuro, que é fundamental não só para o nosso negócio, mas para a nossa existência...”
Corta para Luiz Oliveira, um homem negro, de bigodes e cabelos curtos, negros.
Luiz Oliveira diz: “...enquanto sociedade, enquanto espécie humana e enquanto planeta, que é tão lindo.”
(Música inspiradora em crescendo)
Corta para close em uma mão que segura uma cesta com conchas, na Praia. Ao fundo, se vê a equipe de produção da campanha.
Corta para sequência de imagens em travelling passando pelas palmeiras imperiais do Jardim Botânico.
Corte para close em um tronco de árvore.
Corte para imagem da equipe de produção na Praia.
Corte para a imagem de banhistas na Praia, à beira do mar.
Corte para imagem de Tomaz Saavedra.
Corte para uma mulher loura, de óculos, com a mão no ombro de um homem calvo, de camiseta e óculos.
Corte para um homem negro de tranças, sorridente.
Corte para imagem de Luiz Oliveira sorrindo.
Corte para imagem de Sandra Villar, sorrindo.
Corte para imagem de Jaciara, sorrindo.
(Vinheta sonora da Shell)
Uma janela em formato de concha se fecha sobre a imagem, e aparece a logo da Shell, no centro da tela.