O fim da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021 (COP26) ocorrida em Glasgow, na Escócia, tem tudo para ser um divisor de águas não só para a contenção do aquecimento global, mas também para o mercado de carbono mundial e as estratégias empresariais que envolvem a redução das pegadas de carbono.

O Pacto Climático de Glasgow, assinado ao fim da conferência por quase 200 nações e que estabeleceu um conjunto de regras para reger o sistema global de comércio de compensação de carbono, sinaliza uma nova era para este mercado que promete gerar bilhões de dólares nos próximos anos e trazer tanto benefícios ambientais quanto econômicos e sociais. E a Shell Energy vai estar pronta para este momento promissor no Brasil.

Soluções Baseadas na Natureza

As soluções tecnológicas que retiram carbono da atmosfera e criam créditos de carbono já são uma realidade e, neste cenário, temos as chamadas Soluções Baseadas na Natureza ou Nature-based Solutions (NBS). As NBS consistem em ações para proteger ou gerenciar, de forma sustentável, ecossistemas naturais ou modificados. Só o Brasil representa 20% das oportunidades globais em NBS dada a sua extensão territorial e rica biodiversidade, de acordo com dados do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

O Gerente Geral de Soluções Baseadas na Natureza da Shell para a América Latina, Alejandro Segura, lembra que a natureza tem uma capacidade natural de capturar carbono e as NBS ajudam a mitigar os efeitos negativos das mudanças climáticas, criam capital social junto às comunidades inseridas nas áreas investidas, dentre outros benefícios. Segundo ele, a Shell tem como meta compensar 120 milhões de toneladas de CO2 ao ano até 2030 com as soluções baseadas na natureza.

A Shell procura primeiro evitar e reduzir nossas emissões, e só compensar através de investimentos em sumidouros naturais de carbono aquelas emissões que a Shell não possa evitar ou reduzir, na sua maioria emissões dos nossos clientes (escopo 3). Nosso investimento em soluções baseadas na natureza inclui procurar oportunidades em diferentes regiões, biomas e tipo de atividade, tais como a conservação, restauração e agricultura regenerativa.

Alejandro Segura, Gerente Geral de Soluções Baseadas na Natureza da Shell para a América Latina

Como podemos ajudar a atingir os seus objetivos de descarbonização

A Shell Energy trabalha com projetos ambientais em todo o mundo que ajudam a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa ao mesmo tempo em que melhoram a subsistência das comunidades locais e preservam a biodiversidade e a vida selvagem. Estes projetos geram créditos de carbono que podem ser utilizados para compensar as emissões da sua empresa.

Créditos de Carbono

Toque nas áreas marcadas para aprender mais sobre cada uma delas
Ilustração de um ciclo de compensação de carbono
Detalhe 1

Quando as emissões de CO₂ não podem ser evitadas…

Detalhe 2

… pode-se investir em um projeto para reduzir as emissões.

Detalhe 3

Este projeto captura/reduz as emissões de CO₂, compensando o que não pôde ser removido…

Detalhe 4

… e emite Créditos de Carbono para demonstrar que uma quantidade equivalente de CO₂ foi compensada.

Um Crédito de Carbono compensa a emissão de uma tonelada de CO₂ removida ou evitada.

Toque nas áreas marcadas para aprender mais sobre cada uma delas

Você também pode gostar

Geração de Energia

Com investimentos ousados a cada ano para aumentar a capacidade de energias renováveis, a Shell Energy conta com projetos de novos empreendimentos em parceria, com capacidade de geração instalada superior a 2GWdc.

Descarbonização

A crescente demanda por energia também leva à necessidade de reduzir as emissões de carbono em todo o mundo.

Soluções Energéticas

Estamos investindo em uma ampla gama de energias renováveis e soluções de energia inovadoras para ajudar nossos clientes a reduzir sua pegada ambiental.

HTML5 Experiment: Show Content Block image on mobile
HTML5 Experiment: Shell mid blue