
Dúvidas sobre lubrificantes
Aqui você encontra respostas claras para entender como nossos óleos trabalham para manter seu veículo sempre em alta performance.
Por que é importante escolher o lubrificante certo?
O que é viscosidade?
O que é viscosidade?
Viscosidade é um critério importante de qualquer óleo lubrificante. É uma medida da espessura do fluido ou a resistência para fluir. Por exemplo, o mel é grosso e a água é fina, assim o mel tem uma viscosidade maior do que a água. A viscosidade do óleo precisa se adequar às temperaturas ambientes corretas. Se estiver muito grosso quando o motor estiver frio, ele não se movimentará pelo motor. E se ele se tornar muito fino quando o motor estiver quente, não dará a proteção certa para as partes do motor.
A otimização da viscosidade ou espessura de um óleo ajuda a maximizar a eficiência energética, evitando o desgaste dos componentes.
Os modificadores de viscosidade aumentam a viscosidade do seu óleo em temperaturas altas, mas têm pouco efeito sobre a viscosidade em temperaturas baixas. Estes permitem que o seu óleo flua adequadamente quando estiver frio e também permaneça suficientemente espesso para proteger os seus componentes de motores em temperaturas altas.
Os óleos de baixa viscosidade, como o Shell Helix Ultra, tornam a partida a frio mais fácil para o seu motor, pois apresentam menor resistência aos elementos móveis e, portanto, consomem menos energia do motor. Isto também significa que você fará uma maior economia de combustível.
Para encontrar a viscosidade do óleo certa para o seu motor, verifique as recomendações do seu fabricante e tenha em mente as condições climáticas de onde você vive e dirige. Para conhecer nossa recomendação, experimente nossa ferramenta simples e rápida, o Shell LubeMatch.
Qual é a diferença entre lubrificante mineral e sintético?
Qual é a diferença entre lubrificante mineral e sintético?
Existem dois tipos principais de óleo básico: o mineral e o totalmente sintético. Os lubrificantes para motores chamados de "semissintéticos" ou "de tecnologia sintética" contêm uma mistura destes dois tipos.
Os óleos minerais básicos vêm do petróleo bruto, que é processado em uma refinaria para separar as frações com propriedades de lubrificação úteis e remover os componentes indesejáveis, tais como as ceras. Ao contrário de alguns fabricantes de lubrificantes para motores, a Shell produz os seus próprios óleos minerais básicos de primeira classe, selecionando o melhor petróleo bruto e empregando procedimentos rigorosos de controle de qualidade em todo o processo de produção.
Os óleos básicos sintéticos fornecem um desempenho melhorado porque são confeccionados utilizando-se um processo químico mais caro do que o utilizado na produção do óleo mineral. Por causa disto, os óleos totalmente sintéticos, como o Shell Helix Ultra, fluem mais facilmente a temperaturas de partida, quando ocorre o maior desgaste. Eles são mais resistentes ao calor e podem ser protegidos mais facilmente por aditivos antioxidantes (a oxidação é um processo degenerativo natural que ocorre no óleo ao longo do tempo). Além disso, eles são também menos voláteis do que os óleos minerais.
Experimente nossa ferramenta Shell LubeMatch e veja qual é o lubrificante recomendado para seu veículo.
O que são aditivos de desempenho?
O que são aditivos de desempenho?
Os aditivos de desempenho fornecem proteção extra para o óleo básico e o habilitam a proteger e a limpar o seu motor, ajudando-o a trabalhar mais por mais tempo. Eles vêm em vários tipos, que devem ser cuidadosamente selecionados e misturados para fornecer um excelente desempenho:
Os detergentes mantêm o motor limpo e neutralizam os ácidos corrosivos que se formam quando combustível é queimado.
Os dispersantes removem a fuligem e a borra e as mantêm em suspensão no óleo para evitar entupimentos. Esta sujeira pode então ser removida do seu motor na próxima troca de óleo.
Os aditivos antidesgaste protegem o seu motor através da formação de uma camada química entre as partes móveis. Estes aditivos são particularmente importantes ao dirigir com cargas pesadas ou durante a partida do motor.
Os antioxidantes ajudam a retardar a degradação natural do óleo do seu motor e, por isso, protegem seu motor de forma mais eficaz por mais tempo.
Os modificadores de atrito reduzem a resistência entre as partes móveis para aumentar a economia de combustível.
Aditivos anticorrosivos são elementos essenciais que impedem a corrosão do motor.
O que significam os números (classificação) na embalagem?
O que significam os números (classificação) na embalagem?
Existem algumas classificações que são utilizadas. Comentamos algumas delas abaixo:
SAE – Indica a característica de fluidez e de viscosidade de operação do lubrificante, seja a baixa ou altas temperaturas.
ACEA ou API – Indica a classificação de desempenho do lubrificante. Esses órgãos se unem a outros importantes atores da indústria de lubrificantes para estabelecer métodos e critérios de teste para cada classificação de lubrificante. Vale citar que cada classificação é criada para atender as necessidades tecnológicas dos motores e por essa razão elas evoluem juntamente com essas tecnologias.
ILSAC – Define junto com a API os níveis de desempenho do lubrificante, incluindo testes de economia de combustível, compatibilidade com os sistemas de emissões, compatibilidade com etanol e resistência contra oxidação em motores com turbo-compressores.
JASO – Define a característica de fricção proporcionada pelo lubrificante nos sistemas de embreagem úmida de motocicletas com sistemas intergrados (motor/transmissão).
O que faz da Shell líder no mercado de lubrificantes?
O que faz da Shell líder no mercado de lubrificantes?
Nossos centros de pesquisa investem em tecnologia de ponta
Nossos principais centros de pesquisa ao redor do mundo combinam conhecimento, experiência e inovação para criar soluções que agregam valor real para você. O investimento em tecnologia de ponta significa que somos frequentemente os primeiros a comercializar produtos e serviços que fornecem proteção superior e eficiência.
Segundo Andrew Foulds, Vice-presidente de Tecnologia de Combustíveis, "cada pessoa em nosso departamento de tecnologia tem um parceiro em lubrificantes e vice-versa, por isso a tecnologia está agora completamente integrada como se fosse uma equipe única".
Foulds afirma ainda que, na Shell, “Temos que garantir que nossos produtos atendam às necessidades de cada setor, razão pela qual o nosso desenvolvimento de produtos sempre começa com um desafio lançado pelo cliente. Também os aperfeiçoamos regularmente, porque nossos clientes, seus produtos e as tecnologias estão mudando o tempo todo".
Somos sempre desafiados por parcerias técnicas inovadoras
A Shell fabrica óleos para motores de alta qualidade e trabalha com algumas das melhores equipes mundiais de corrida desde 1920. As nossas parcerias técnicas com os campeões de esportes motorizados Scuderia Ferrari, Ducati e NASCAR trazem um aprendizado constante das pistas de corridas. E esse aprendizado, por sua vez, influencia os produtos que produzimos para o seu veículo.
“Para nós, ter liderança tecnológica é sobressair em três áreas cruciais: inovação tecnológica, aplicação tecnológica e parcerias tecnológicas.”
Andrew Foulds, Vice-presidente de Tecnologia de Combustíveis
OShell Helix foi desenvolvido durante a parceria técnica com a equipe de Fórmula 1 da Scuderia Ferrari – que já dura mais de 60 anos memoráveis. Sua tecnologia exclusiva de limpeza ativa limpa o motor enquanto você dirige. Isso remove mais sujeira e borra do que os óleos convencionais, proporcionando o desempenho máximo de limpeza da Shell. O fato de existir um número menor de restrições normativas sobre os lubrificantes na Fórmula 1 dá aos químicos e engenheiros da Shell maior liberdade para a exploração de formulações novas e exclusivas.
Outra grande parceria técnica que aperfeiçoou nossos óleos e lubrificantes é entre o Shell Advance e a Ducati, a equipe vencedora do campeonato de MotoGP. Tudo o que aprendemos com eles transferimos para onde os motociclistas mais precisam - o motor, a caixa de câmbio e a corrente da motocicleta. Esta inovação constante significa que os motociclistas podem contar com o Shell Advance para ajudá-los a obter o melhor desempenho das suas motos.
Saiba mais sobre a parceria com a Scuderia Ferrari.
Saiba mais sobre a parceria com a Ducati.
Ajudamos a oferecer o máximo de proteção ao motor
Todos os nossos óleos são desenvolvidos para proteger, seja limpando ou lubrificando. Por exemplo, os lubrificantes para motores Shell Helix contém os mesmos agentes de limpeza ativa que o lubrificante Shell Helix usado nos motores de Fórmula 1 da Scuderia Ferrari. Estes agentes protegem ativamente os componentes internos do motor com o objetivo de maximizar o desempenho.
Os motores dependem da proteção e confiabilidade do Shell Rimula. Para as empresas que utilizam motores a diesel pesados, é fundamental que estes se mantenham em suas melhores condições. Cada segundo em que o veículo precisa ficar parado custa dinheiro. É por isso que projetamos o Shell Rimula para ajudar a proteger os motores e maximizar a vida útil dos equipamentos - mesmo em condições extremas. Ele também pode ajudar a manter os caminhões rodando por mais tempo, sem precisar parar para trocar o óleo, o que consequentemente resulta em uma economia considerável.
Para saber quais dos nossos óleos podem fornecer a melhor proteção para o seu veículo experimente a ferramenta Shell LubeMatch.