Ir para o conteúdo principal
Seis barcos simulando a técnica de limpeza utilizada em situações de incidentes com vazamento de óleo no mar.

Projeto Mar Atento

A fim de reforçar a segurança e a proteção dos ambientes marinho e costeiro, o Mar Atento engaja e capacita pescadores para atuarem em situações de emergência com derramamento de óleo no mar nas áreas de influência de nossas operações.

O Mar Atento é um projeto de engajamento e capacitação de pescadores para atuação em resposta a emergência com derramamento de óleo no mar, que busca a segurança e a proteção dos ambientes marinho e costeiro. A iniciativa foi fundada em 2017 pela Shell e Equinor, como ação voluntária de Responsabilidade Social e, atualmente, a Vast Infraestrutura e PRIO são parceiras do projeto.

O conceito do projeto surgiu a partir de um simulado de resposta a emergência com foco em derramamento de óleo no mar (Oil Spill Response Preparedness) organizado pela Shell em São Francisco de Itabapoana, em 2013, junto à comunidade pesqueira da região. Durante as sessões de engajamento, a Shell identificou o interesse dos pescadores em participar de mais oportunidades no setor de óleo e gás, sem comprometer suas raízes tradicionais da pesca. Do lado da indústria, existia a necessidade de fazer um mapeamento de embarcações de oportunidade e de estreitar o relacionamento com a comunidade pesqueira para aumentar a conscientização sobre segurança no mar.

O projeto consiste em quatro etapas: um engajamento com a comunidade pesqueira local; a Expo Mar Atento, que é uma exposição onde os pescadores têm acesso a informações e equipamentos de resposta a emergência; uma capacitação teórica e prática para aqueles que se interessarem pelo assunto e atenderem aos critérios de seleção; e por último uma devolutiva aos participantes do curso.

O Mar Atento foi realizado em seis municípios dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santos, e teve como resultado a capacitação de 294 pescadores e o registro de 93 embarcações. Em 2024, o projeto atenderá a comunidade pesqueira dos municípios de Campos dos Goytacazes (RJ) e Quissamã (RJ).