Experiência em águas profundas
Distribuição de combustiveis -
Gás & Energias Renováveis
Soluções na natureza
- Floresta Amazônica - área prioritária de preservação
- Atuação em biomas diversos
Em de abril de 1913, a Shell chegou oficialmente ao Brasil - era o início de uma história de sucesso. Desde então, seguimos renovando nosso propósito de impulsionar o progresso, oferecendo soluções de energia e buscando fontes alternativas. A palavra Shell, a concha e as distintas cores amarela e vermelha nos representam e divulgam mundialmente nossos valores e a qualidade dos produtos e serviços.
Shell Brasil 110 anos
Title: 110 anos Shell Brasil
Duration: 01:46
Description:
Apresentação institucional comemorando o aniversário de 110 anos da Shell Brasil, destacando diferentes aspectos econômicos, sociais e culturais das operações da empresa no país.
Transcript
(Música inspiradora)
Vídeo começa com imagem difusa. Câmera se afasta lentamentepara aos poucos revelar uma concha pecten em superclose para close, preenchendo a tela toda.A concha é envolvida por um grafismo e se transforma na log da Shell. A logo se transforma, e uma linha do tempo que vai mostrando todas as versões da marca desde hoje até chegar a 1904.
Voz feminina em off:
“Eu sou uma concha. Um pécten, pra ser mais exato. Sou um símbolo da conexão entre a vida e a riqueza mineral dos oceanos. Não por acaso, sou a marca global da Shell desde 1900.”
Transição em cortina para imagem de um carro tanque de tração animal com a marca Anglo Mexican Petroleu Products. Na legenda se lê: “Rio de Janeiro, 1913.” Corta para imagem de caminhão tanque com a marca Querozene Aurora. Corta para hidroaviões na Baía de Guanabara nas décadas de 1920
e 1930. Na legenda se lê: “Querosene Aurora: primeiro produto Shell vendido no país”. Corta para imagem do posto de gasolina mais antigo do Brasil, em São Paulo.
Na legenda se lê: “Energina, a primeira gasolina da Shell no país”. Corta para sequência de imagens de bombas de gasolina antigas e de carros na cidade de São Paulo na década de 1920. Voz feminina em off: “Aqui no Brasil, a Shell chegou há 110 anos. Abastecendo hidroaviões na Baía de Guanabara. E calhambeques na Avenida Paulista.”
Corta para imagem de uma sinalização de um posto de gasolina com a concha da Shell em estilo antigo. Corta para colagem de imagens de postos e bombas de gasolina Shell das décadas de 1940 e 1950.
Corta para colagem de imagens de carros antigos e de motoristas em antigas propagandas da Shell.
Corta para imagem em destaque de um utilitário antigo com a logo “Filmoteca Cultural Shell”. Na legenda se lê: “Primeira empresa a investir em marketing cultural no Brasil nos anos 50”.
Voz feminina em off:
“Juntas, a Shell e eu ajudamos a industrializar o país. Encurtamos distâncias. Promovemos cultura.”
Corta para colagem de imagens do Festival MPB Shell nos anos 1980, com destaque para imagem do cantor Guilherme Arantes, ao centro. Na legenda, se lê: “MPB Shell: Palco da música brasileira dos anos 80”.
Corta para colagem de imagens com imagens do comercial do guia Shell Responde e da abertura do programa Clube Irmão Caminhoneiro Shell.
Corta para sequência de imagens de um carro da McLaren recebendo a bandeirada de chegada em uma corrida de Fórmula 1, em Interlagos. Na pista, se veem placas com a marca da Shell.
Voz feminina em off:
“Fizemos muita gente cantar, dançar, se emocionar, viajar, aprender e vibrar.”
Uma moldura amarela no formato da concha da Shell envolve a imagem do carro cruzando a linha de chegada e faz a transição em fusão para imagem do palco de entrega do Prêmio Shell de Teatro 2023, com as homenageadas Léa Garcia e Teuda Bara. Na legenda se lê: “Prêmio Shell de Teatro: marco das artes cênicas desde 1988”.
Corta para três imagens simultâneas de antigas propagandas musicais da Shell.
Corta para sequência de imagens da Shell Eco-marathon, com equipes festejando e de um carro expérimental correndo em uma pista de provas. Na legenda se lê: “Shell Eco-marathon: busca por eficiência energética.”
Corta para imagem de um jovem apresentando um projeto em um palco, envolvido por grafismos no formato da logo da Shell. Na tela ao fundo se vê a logo do programa Shell Iniciativa Jovem. Na legenda se lê: “Iniciativa jovem”.
Corta para sequência de imagens do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Na legenda se lê: “Jardim Botânico: de mãos dadas com o futuro”.
Voz feminina em off:
“Também, sempre tivemos uma queda pelo palco, pelo lúdico, pelo que faz a gente evoluir, crescer e se conscientizar”. Corta para sequência de imagens aéreas de navios-plataforma no mar. Na legenda se lê: “A Shell inicia a exploração de óleo e gás no Brasil.”
Voz feminina em off:
“No início do século 21, aprofundamos a parceria com o Brasil, ao ingressar na produção de óleo e gás”. Corta para imagem acelerada do sol nascendo.
Corta para sequência com colagem de imagens de um cientista em um laboratório, plantações e instalações de geração de energia renovável. Na legenda, se lê: “Etanol E2G: mais limpo e mais eficiente”.
Corta para imagem panorâmica de instalações industriais de gás natural. Na legenda se lê: “Usina Marlim Azul: energia com 100% de gás natural”.
Corta para imagem de pessoas examinando desenhos de tubulações de gás, em uma tela de computador.
Corta para imagem em travelling acelerado, mostrando tubulações industriais de gás natural.
Corta para imagem de dois tanques de armazenamento de gás natural, com a logo da Shell.
Corta para imagens aéreas de áreas de floresta, emolduradas por grafismos com o formato da logo da Shell.
Corta para sequência de imagens de mãos plantando uma muda de agave. As imagens são emolduradas por grafismos com o formato da logo da Shell.
Corta para imagem de uma plantação de agave vista de cima, emoldurada por grafismo com o formato da logo da Shell. Na legenda, se lê: “Shell e Shell Energy: investindo no desenvolvimento de novas formas de energia.”
Corta para sequência de imagens de colaboradores da Shell Brasil, em um mosaico que vai crescendo progressivamente, até ocupar toda a tela.
Voz feminina em off:
“Hoje, na corrida pela transição energética, produzimos e distribuímos biocombustível, investimos no mercado de gás natural e geramos crédito de carbono com soluções socialmente responsáveis. Estamos plantando agora as sementes da nova energia renovável do país. Para colher, em breve, um futuro mais limpo, justo e promissor, impulsionando vidas e respeitando a natureza”.
Corta para imagem da pecten no fundo do mar. A concha é envolvida por um grafismo no formato da logo da Shell. Na legenda, se lê: “Shell Brasil 110 anos”. Essa moldura se fecha sobre a concha, que é então encoberta pelo desenho da marca da Shell.
Voz feminina em off:
“Shell Brasil, 110 anos. Parabéns para todos nós!”
Corta em fusão para a logo da Shell centralizada em fundo branco.
(Vinheta sonora Sound of Shell).