
Projetos sociais
A Shell está presente no Brasil há 111 anos. Durante essa trajetória, buscamos atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável. Mas além de nossas de riquezas naturais, acreditamos, acima de tudo, na energia das pessoas.
Investimos na cultura e na pluralidade da sociedade brasileira. Para a Shell, a cultura é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento da sociedade e tem a capacidade e o poder de inspirar e unir pessoas, além de contribuir para um mundo mais inclusivo. Por esse motivo, há 35 anos promovemos o Prêmio Shell de Teatro, a mais tradicional premiação da cena teatral brasileira e os mais de 30 projetos de cultura e esporte como ferramentas de inclusão social, por meio das Leis Federais de Incentivo à Cultura (LIC) e ao Esporte (LIE) nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Pará, Amazonas, Maranhão, Amapá e no Distrito Federal. Entre as iniciativas estão museus, orquestras, festivais de música, feiras literárias, projetos de inclusão de pessoas com deficiência no esporte e muito mais.
Promovemos iniciativas que incentivam a inovação da eficiência energética, como a Shell Eco-marathon e o Shell StartUp Engine. Também somos patrocinadores master do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, reafirmando nosso compromisso coma valorização da biodiversidade e do conhecimento científico.
Sobre a Shell Eco-marathon
É a competição global da Shell que convoca estudantes universitários para projetar, construir e operar protótipos de veículos com maior eficiência energética do mundo que existe há 35 anos.
No Brasil, que teve a sua 6ª edição em 2024, a competição reuniu cerca de 500 estudantes de várias regiões do Brasil e de países como Bolívia, Colômbia, México e Peru. Neste ano, tivemos três categorias de energia: Combustão Interna (gasolina e etanol), Bateria Elétrica e Hidrogênio, categoria de estreia na competição.
O evento, que é gratuito e aberto ao público, é uma oportunidade para os adolescentes e jovens conheceram de perto os protótipos de veículos eficientes em energia, além de inovações tecnológicas e soluções sustentáveis desenvolvidas por estudantes universitários.
Saiba mais sobre a Shell Eco-marathon aqui.
Leia a transcrição
Leia a transcrição
Título: Caminhos do amanhã | Shell Eco-Marathon - talentos e paixões que movem o futuro da energia
Duração: 1:04 minutes
Descrição:
O influenciador Zanq reflete sobre o que sua filha bebê Olívia vai ser quando crescer.
Ele imagina as diversas profissões para sua filha, inclusive a possibilidade de ela se tornar uma líder de equipe na Shell Eco-marathon.
Música infantil, tranquilizadora
Zanq, um homem de cabelo castanho curto, olhos azuis, barba e bigode castanhos está sentado em um sofá de couro bege com um espelho na parede ao fundo. Ele usa camiseta vermelha e calça branca. Tem tatuagens nos dois brações e no pescoço. Está de frente para nós.
O influenciador diz: Ai, ai, tão fofinha.
Corta para a bebê Olívia, deitada em uma cadeirinha tipo berço cinza, colocada no chão. Olívia tem pele branca, cabelo castanho bem curtinho e olhos azuis. Ela está de vestidinho e calcinha amarelos.
Corta para Zanq sentado, visto da coxa para cima. Ele mexe a cabeça e reflete em voz alta:
O que será que ela vai ser quando…
Ele levanta-se do sofá e diz: Sai de cena.
E diz: Pera’aí um segundo.
Corta para Zanq voltando, ele se senta. Segurando um capacete branco de construção civil, ele diz:
Acho que de engenheira ficaria bem.
Corta para a bebê Olívia, deitada em uma cadeirinha tipo berço cinza. Zanq em off prossegue:
Imagina projetando grandes edifícios, prédios…
Olívia dá um grande sorriso. Corta para Zanq sentado. Ele levanta-se do sofá enquanto diz:
Não, deixa eu ver o negócio.
Zanq sai de cena. Corta para Zanq voltando, ele se senta, com dois pinceis na mão direita, um amarelo grande e um vermelho menor, e com uma paleta na esquerda, e diz:
Ah, minha filha, você de artista.
Ele olha para nós, sorri e curva-se para frente.
Corta para Zanq visto do quadril para cima. Ele passa os pincéis secos na paleta e diz:
Imagina você trabalhando com criatividade, design,
Aponta o pincel amarelo para nós e diz:
conceito, cores…
Corta para a bebê Olívia, deitada na cadeirinha tipo berço cinza, colocada no chão. Olívia dá um grande sorriso e mexe as perninhas. Em off, Zanq exclama:
Nossa!
Corta para Zanq sentado. Ele levanta-se do sofá enquanto diz:
Ah, já sei.
Corta para Zanq voltando, ele se senta, com um caderno amarelo claro na mão direita e uma calculadora portátil na esquerda, e diz:
E se fosse administradora?
Ele olha para a esquerda e prossegue:
Trajes sérios, grandes responsabilidades empresariais
Corta para a bebê Olívia, deitada na cadeirinha tipo berço cinza, colocada no chão. Olívia dá um grande sorriso e mexe as perninhas. Zanq em off continua:
documentos importantes...
Corta para Zanq sentado. Ele pergunta:
Será que tem outra opção?
Enquanto levanta-se do sofá ele diz:
Pera’aí
Corta para Zanq voltando, ele se senta, segurando um cabide transparente, onde está pendurado um macacãozinho de piloto vermelho, com a concha da Shell amarela bordada, e diz:
Você pode ser líder de equipe, pilota,
Olha para nós, arregala os olhos, e diz:
Igual acontece no Shell Eco-marathon, sabe?
Curva-se levemente para frente, ficando mais próximo de nós e prossegue:
Imagina só você misturando um tiquinho de cada coisa e construindo aqueles protótipos
Gira a cabeça para os lados e diz:
Aqueles carros incríveis com a melhor eficiência energética
Ele olha para cima e completa:
de todos os tempos
Corta para a bebê Olívia, deitada na cadeirinha tipo berço cinza, colocada no chão. Olívia dá um grande sorriso e mexe as perninhas. Em off, Zanq exclama:
Imagina só você ganhando uma competição grande
Corta para Zanq sentado, segurando o macacãozinho. Ele prossegue:
como essa que roda em vários países.
Ele arregala os olhos e diz:
Pera, pera, vou além
Encosta-se para trás no sofá, olha para o lado, ergue a mão esquerda e diz:
Imagina você transformando o futuro da mobilidade num programa como esse
Corta para Nicole, esposa de Zanq. Ela tem pele branca e cabelo castanho liso longo. Ela está com uma mamadeira não mão, olha para Zanq e diz:
Ei.
Corta para Zanq sentado, virado para ela, ele aponta para o macacãozinho. Nicole estala os dedos e diz:
A mamadeira.
Corta para Zanq sentado, virado para ela, ele aponta para o macacãozinho e diz:
É que eu…É que eu estava...
Corta para Nicole, de pé, vista da coxa para cima, ela olha na direção de Zanq e diz:
Foca primeiro em alimentar sua filha, depois você pensa na profissão dela.
Corta para Nicole, de pé, vista do joelho para cima, ela olha na direção de Zanq e pergunta:
Pode ser, amor?
Corta para Zanq sentado, virado para ela, ele segura o macacãozinho e fala, imitando comicamente a voz dela:
Foca primeiro, blé blé blé, e depois vem a profissão…
Vira-se para nós, inclina o corpo para frente, arregala os olhos com um leve sorriso e diz:
Sua mãe, viu Olívia?
Olha de relance na direção de Nicole, volta-se para nós, com o macacãozinho na mão direita e a mamadeira na esquerda, e sorri.
Corta com efeito de janela, no formato da logo da Shell, para a logo da Shell, centralizada em um fundo branco onde se lê a legenda
Energia que vem da gente.
(A vinheta Sound of Shell é reproduzida, e ouve-se um latido a seguir.)
Abaixo, em letras cinza menores, lê-se: Busque por Shell e saiba mais.
Sobre o Jardim Botânico do Rio de Janeiro
A Shell tem a honra de ser a patrocinadora master do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), referência para a pesquisa científica e conservação da biodiversidade, além de símbolo para a cidade do Rio de Janeiro e patrimônio cultural e histórico do Brasil.
Por meio da parceria, a Shell revitalizou o Museu do Jardim Botânico, que promove exposições, conteúdos interativos e ampla programação educativa e cultural.
O museu evidencia o trabalho do Jardim Botânico de conhecimento da flora brasileira ao longo de mais de dois séculos de história, dando visibilidade às dimensões do trabalho realizado pelos botânicos: expedições de campo, pesquisa científica aplicada à conservação da biodiversidade e as atividades dos laboratórios.
Saiba mais sobre o Museu do Jardim Botânico aqui.
Transcrição
Transcrição
SHELL – DESCRIÇÃO DE IMAGENS DO FILME “SHELL JB”
DURAÇÃO: 2’51’’
- Início do Filme: Vista aérea de imagem de um morro com floresta. A imagem da Pecten “Shell Apresenta” surge no centro da tela e desaparece alguns segundos depois, enquanto o sol surge por trás do morro.
- - Sequência de imagens mostrando o solo e raízes de árvores. A câmera se aproxima de uma árvore e aponta para cima, mostrando o tronco e a copa da árvore.
- Sequência de imagens aéreas de copas de árvores e de um lago com vitórias-régias, com o mesmo movimento circular horário, do final da sequência anterior.
- Sobre essas sequências de imagens, ouvimos uma locução falando sobre a importância da biodiversidade.
Sequência de imagens mostra uma vista aérea sobre o Jardim Botânico e sua aleia de Palmeiras Imperiais, e em seguida, duas pequenas quedas d’água.
Sequência de imagens mostrando copas de árvores vistas de baixo para cima, com o sol passando entre a folhagem. Em seguida, nova vista aérea passando sobre um morro com um uma floresta.
Sequência de imagens mostra a floresta com a luz do sol passando pela copa das árvores. A segunda mostra a copa das árvores filtrando a luz do sol.
- Sobre essas sequências de imagens, ouvimos uma locução falando sobre a necessidade de se honrar nossa fonte primária de vida.
Imagem aérea em movimento do parque do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Ao fundo se vê o morro do Corcovado, os prédios do entorno e outros morros da cidade.
Imagem em time-lapse avança por uma aleia do Jardim Botânico. A imagem desacelera ao se aproximar do Chafariz das Musas.
Sequência de imagens com a câmera em movimento para frente, passando por baixo de uma estrutura de madeira para suporte a plantas, por entre grandes árvores, por uma pequena ponte vermelha sobre um riacho e pela entrada do Parque, onde se vê uma placa “Jardim Botânico do Rio de Janeiro”.
- Sobre essas sequências de imagens, ouvimos uma locução falando sobre a importância histórica do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Sequência de imagens em movimento mostram o interior de uma estufa e depois a vegetação ao ar livre.
Sequência de imagens aéreas mostram aleias em formato circular. Depois, a vista aérea do telhado de uma estufa.
Sequência de imagens mostrando de perto um lago com vitórias-régias, se aproximando de um monumento ladeado pela vegetação do parque e fazendo um movimento de baixo para cima, mostrando um riacho e as árvores do parque.
Imagem de um riacho, com margem gramada, enquanto um pequeno pássaro levanta voo.
Imagem passa por uma aleia do Jardim Botânico em um dia ensolarado. Ao fundo, entre as árvores, se vê o morro do Corcovado.
Sequência de imagens em movimento, aproximando-se de uma edificação de cor branca, e depois mostrando o interior de estufas.
- Sobre essas sequências de imagens, ouvimos uma locução destacando a riqueza natural e cultural do Jardim Botânico e anunciando que a Shell é a nova parceira do parque.
Sequência de imagens do Museu do Meio Ambiente. Primeiro, a câmera se aproxima acelerada da entrada do Museu. Depois, corta para o interior do prédio, mostrando um cartaz com o nome do Museu, com uma fusão para a imagem do exterior do edifício novamente, com um totem escrito Jardim Botânico, no primeiro plano à esquerda. Corta para uma vista aérea que mostra o prédio do Museu do Meio Ambiente, em frente à Rua Jardim Botânico. Corta novamente para a imagem da fachada do Museu.
Fusão para uma nova sequência de imagens no interior do Museu do Meio Ambiente, mostrando as paredes decoradas, objetos e painéis em exibição.
- Sobre essas sequências de imagens, ouvimos uma locução sobre o projeto do EcoMuseu do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Sequência de imagens mostra uma aleia do Jardim Botânico ladeando um riacho e, depois, o interior de um viveiro de plantas, com colunas brancas. Um símbolo triangular surge na tela com o lettering “Impulsionando Vidas”. Em seguida surge a imagem de árvores, com a luz do sol filtrada pelas folhas.
Corta para a vista aérea de um lago com vitórias-régias. Surge na tela um símbolo formado por círculos, com o lettering “Alcançando Emissões Líquidas Zero”.
Sequência de imagens começa com um movimento vertical da câmera, mostrando uma vista aérea de uma aleia com palmeiras. Corta para uma imagem mostrando de perto a aleia de palmeiras, com dois troncos em primeiro plano, quando surge na tela o símbolo de uma folha, com o lettering “Respeitando a Natureza.”
Sobre essas sequências de imagens, ouvimos a locução falando sobre a importância dessa parceria para a Shell e para a construção de um futuro de baixo carbono.
Sequência de imagens passando pela aleia das palmeiras imperiais.
Sobre essa sequência de imagens, a locução fala sobre a contribuição para um amanhã mais otimista, forte e duradouro como as bicentenárias palmeiras imperiais do Jardim Botânico.
Sequência de imagens aéreas do Jardim Botânico, com a câmera de afastando do parque. Na última imagem, se vê o morro do Corcovado, os prédios do entorno e outros morros ao fundo, enquanto o sol se põe. No centro da tela, surge a Pecten da Shell com o lettering “Patrocinadora Master do Jardim Botânico do Rio de Janeiro”.
Fusão para um fundo branco. Surge a Pecten da Shell, acompanhada da vinheta sonora da empresa.
Sobre o Shell StartUp Engine
O Shell StartUp Engine é um programa global de aceleração de startups da Shell. Em sua 4ª edição no Brasil, a iniciativa impulsiona, ao longo de quatro meses, soluções conectadas aos seguintes temas: Soluções Baseadas na Natureza, Descarbonização em Upstream, Soluções Energéticas e Tecnologia Social.
O programa apoia startups em estágios iniciais e intermediários, focando no desenvolvimento de soluções inovadoras que podem contribuir para transformações no mercado. Ao oferecer mentoria, recursos e credibilidade, a Shell busca inovar por meio do investimento social, impulsionando o crescimento de negócios que contribuem para uma transição energética eficiente. Esse apoio é fundamental para que novas empresas possam desenvolver tecnologias que promovam um futuro mais sustentável e inclusivo, gerando impacto positivo na sociedade.
Saiba mais sobre o Shell StartUp Engine aqui.