Ir para o conteúdo principal
Turbinas eólicas em área terrestre

Os bons ventos do Brasil

Assim como a energia solar, a energia eólica lidera a expansão das fontes de energia renováveis na geração elétrica mundial.

Atualmente, a energia eólica onshore é a segunda maior responsável pela produção de energia no país, ficando atrás apenas das hidrelétricas, sendo o Nordeste a região de maior destaque na geração deste tipo de energia. Dados de novembro de 2021 da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), revelam que o país já tem mais de 8.800 aerogeradores em 751 parques eólicos. Até 2026, o país terá pelo menos 32 GW de capacidade instalada.

Os números não poderiam ser diferentes já que o Brasil apresenta um enorme potencial eólico graças às suas condições naturais incluindo eólica offshore devido à generosa costa brasileira, podendo contribuir ainda mais para a diversificação da matriz energética.

Geração de energia

A energia eólica no Brasil

um gráfico ascendente com uma seta

7º lugar no ranking mundial

O Brasil está em 7º lugar no ranking mundial de capacidade instalada em energia eólica. Em 2012, éramos o 15º colocado.

um moinho de vento com um sol ilustrado ao lado

Um dos melhores ventos do mundo

80% dos parques eólicos brasileiros estão no Nordeste, considerada a região que tem um dos melhores ventos do mundo para produção de energia eólica.

uma tomada circulando um raio, representando energia renovável

Matriz energética brasileira

As usinas eólicas respondem, no momento, por 11,46% da matriz energética brasileira.

(Fonte: ABEEólica) (PDF)

Este breve cenário nos mostra que a transição energética tão necessária para o mundo precisa considerar, inevitavelmente, as fontes de energia renováveis. E países como o Brasil, que têm a natureza a seu favor, tendem a ser privilegiados ao trilhar este caminho. Que o futuro traga bons ventos para o país.

A Shell Energy e a geração de energia limpa e renovável

O Brasil é um dos mercados estratégicos da Shell Energy, já apresentada apenas em países europeus, incluindo Turquia, e mais recentemente nos Estados Unidos (2020) e na Austrália (2021). O lançamento da marca vem para reforçar o nosso propósito “impulsionando o progresso juntos” fornecendo mais soluções de energia mais limpa no país.

Você também pode gostar