Suprir uma crescente demanda por energia mundial e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de CO2 ajudando a descarbonizar a economia e o planeta já é uma meta possível. Podem se beneficiar tanto a sociedade, a economia e o meio ambiente. Um desafio e tanto que vem encontrando sua solução em uma única palavra: diversificação.

Enquanto o mundo tem, em média, 86% de energia primária gerada por fontes fósseis, o Brasil tem cerca de 48% do seu mix energético gerado por fontes renováveis, de acordo com dados publicados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE)1. Essa é uma realidade que tende a crescer de forma significativa nos próximos anos: o mundo já reconhece esse movimento como inevitável para uma transição energética que permita a redução das emissões dos gases de efeito estufa (GEE).

O que se pode esperar da diversificação da matriz energética?

  • Ícone de turbina eólica com sol ao fundo

    Maior segurança energética

  • Ícone de um cifrão no centro de um círculo

    Redução nas tarifas de energia

  • Ícone de uma cabeça com engrenagens

    Estímulo à inovação e empreendedorismo

  • Ícone de uma nuvem com a fórmula do gás carbônico

    Proteção ambiental

O mercado de energia renovável

Os novos investimentos em energia renovável chegaram a quase US$20 bilhões em 2021, tendo só o Brasil atraído US$ 13,2 bilhões, segundo dados da BlombergNEF2. O crescimento do mercado livre, da geração fotovoltaica e o retorno dos leilões estão dentre os fatores que justificam esse investimento.

Outros dados, agora do Relatório de Tendências Globais de Investimento em Energia Renovável 20193 , revelam que nos últimos 10 anos, a capacidade de produção de energias renováveis quadruplicou no mundo. Foram cerca de U$ 2,5 trilhões em investimentos em fontes como energia eólica, biomassa, hidrelétrica e, sobretudo, solar. Esta última, teve mais gigawatts instalados no mundo do que qualquer outra tecnologia de geração energética.

Há, ainda, fontes limpas e menos tradicionais que estão recebendo atenção para sua viabilização, como o hidrogênio verde, resíduos sólidos urbanos e a eólica offshore. Por outro lado, é importante frisar que nesse processo de diversificação da matriz, os combustíveis fósseis ainda terão um papel importante uma vez que as fontes renováveis possuem intermitência devido ao tipo de recurso natural utilizado para geração, como o sol (energia solar) e o vento (energia eólica). A diferença é que o mundo caminha para a utilização de combustíveis fósseis menos poluentes, como o gás natural que emite menos CO2 na atmosfera.

Fontes:

1 Empresa de Pesquisa Energética (EPE)
2 BlombergNEF
3 Relatório de Tendências Globais de Investimento em Energia Renovável

Como a Shell Energy contribui para a diversificação da matriz energética e a descarbonização do seu negócio?

Para ajudar na diversificação e resiliência da matriz energética brasileira teremos, a partir de 2023, em Macaé (RJ), a térmica movida a gás, Marlim Azul. Trata-se de uma joint-venture para produção de eletricidade a partir do gás natural do pré-sal brasileiro. Outra joint-venture que vai ajudar na transição energética do país e na diversificação da matriz será o acordo (em andamento) entre Shell e Gerdau para construção de um parque solar em Minas Gerais. A energia gerada por estes empreendimentos será comercializada no mercado livre de energia.

Hoje, já oferecemos aos nossos clientes contratos de energia e soluções para os consumidores Livres e Especiais, com uma força de comercialização robusta, apoio ao crédito e soluções financeiras sólidas. Nossos clientes também podem comprar conosco energia renovável e certificados de energia renovável para demonstrar seu comprometimento com a redução da pegada de carbono.

Com um portfólio de geração de energia que cresce a cada dia, você pode contar com a nossa parceria para ajudar a descarbonizar o seu negócio!

Você também pode gostar

Energia Solar

Com investimentos ousados a cada ano para aumentar a capacidade de energias renováveis, a Shell Energy conta com projetos de joint-ventures greenfield com capacidade de geração instalada superior a 2GWdc.

Descarbonização

A crescente demanda por energia também leva à necessidade de reduzir as emissões de carbono em todo o mundo.

Soluções Energéticas

Estamos investindo em uma ampla gama de energias renováveis e soluções de energia inovadoras para ajudar nossos clientes a reduzir sua pegada ambiental

HTML5 Experiment: Show Content Block image on mobile
HTML5 Experiment: Shell mid blue