
Energia a partir de águas profundas
No mundo pode haver até 270 bilhões de barris de petróleo recuperáveis em águas com vários quilômetros de profundidade – energia de que a crescente população mundial vai precisar. Trabalhar na escuridão das águas geladas, em águas profundas, é um enorme desafio técnico que exige tecnologias avançadas e uma ênfase sem concessões em segurança. Veja como produzimos energia a quase 2,5 km de profundidade nos oceanos.
Sob os oceanos do mundo – em águas que variam de algumas centenas a milhares de metros de profundidade – encontram-se vastas reservas de petróleo e gás natural, com potencial para impulsionar o crescimento econômico e desempenhar um papel vital no mix energético do futuro.
Temperaturas geladas, sob imensa pressão da água e em escuridão total fazem da produção de petróleo e gás em águas profundas um enorme desafio técnico. Nós ultrapassamos os limites do que é possível e viável fazer com segurança para desbloquear esses recursos de que o mundo precisa.
A Shell tem décadas de experiência em desenvolvimento e operação de projetos em águas profundas, com mais de 20 grandes projetos ativos atualmente e um número significante de novos projetos em desenvolvimento. Nossas atividades em águas profundas estendem-se desde o Golfo do México até o Mar da China, da plataforma continental norueguesa até a costa da Nigéria.
Benefícios locais
Trabalhamos com pessoas que vivem mais próximas às nossas operações e beneficiamos as comunidades em terra. Nossos projetos geram contratos para fornecedores locais e estimulam o crescimento de indústrias de apoio, como as de barcos e materiais. No Brasil e na Nigéria, ajudamos a criar a primeira geração de engenheiros nacionais de petróleo e gás. Na Malásia nós apoiamos uma força tarefa de treinamento, junto às autoridades locais, para qualificar os soldadores que são muito necessários à indústria de gás e petróleo.
Segurança em primeiro lugar
Em todas as nossas operações, incluindo aquelas em águas profundas, a segurança é sempre a maior prioridade. Todos os poços em águas profundas da Shell devem cumprir normas rigorosas de projeto e construção. São perfurados e completados por engenheiros com muitos anos de treinamento. Usamos os sensores mais modernos para monitorar os poços em águas profundas em tempo real durante as operações. Isso permite aos engenheiros baseados em centros de operações em terra identificar possíveis riscos e reagir imediatamente.
Nossos projetos em águas profundas
No Brasil nossos projetos em águas profundas incluem Parque das Conchas, Bijupirá e Salema, Libra e a participação em 5 descobertas na Bacia de Santos (Lula, área de Iracema, Sapinhoá, Lapa, e a antiga grande área de Iara, atualmente Berbigão, Sururu e Atapú Oeste).
Entre outros grandes projetos mundiais da Shell em águas profundas, temos o Perdido no Golfo do México, que estabeleceu um recorde de 2.450 metros de profundidade para uma plataforma de perfuração e produção de petróleo offshore.
Também estamos avançando no desenvolvimento do Stones, um projeto de petróleo e gás em águas ultraprofundas que receberá a instalação de produção mais profunda do mundo, sob aproximadamente 2.900 metros de água.
Conheça alguns de nossos principais marcos em águas profundas no mundo no infográfico abaixo
Mais sobre Energia e Inovação
Cenários da Shell
Como será o mundo daqui a 100 anos? A Shell explora o futuro considerando a economia, oferta e demanda energéticas, mudanças geopolíticas e sociais, entre outros.
Shell Eco-marathon
Shell Eco-marathon é um programa acadêmico global focado em eficiência energética e uma das principais competições de estudantes de engenharia do mundo.
Você também pode gostar
Nossa abordagem
Contribuir com o desenvolvimento sustentável significa ajudar a atender à crescente demanda global de energia de maneira econômica, social e ambientalmente responsável.
Nossos Negócios
A Shell atua nos segmentos de Upstream, Downstream e Projetos & Tecnologia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável.
Relatório de Sustentabilidade da Shell
Nosso objetivo é manter nossos valores de transparência e honestidade, além de mostrar como contribuímos para o desenvolvimento sustentável.