
Gás Natural
Estamos ajudando a suprir a crescente demanda de energia ao redor do mundo, e ao mesmo tempo limitando as emissões de CO2, ao distribuir gás natural de queima mais limpa. A Shell é um dos maiores distribuidores de gás no mundo. Nós o transformamos em um líquido super resfriado para envio aos países que consomem grande quantidade de energia. Nós também desenvolvemos formas de produzir óleos de motor mais puros que usam gás, ajudando a reduzir o consumo de combustível e mantendo os motores mais limpos. Saiba mais sobre o gás natural e suas aplicações.
No Brasil, a Shell está comprometida em desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para atender às necessidades energéticas do país.
Gás Natural no Brasil
A Shell tem uma presença significativa no mercado de gás natural no Brasil, oferecendo soluções energéticas que ajudam a controlar custos e reduzir a pegada de carbono. Nossas operações incluem a produção e comercialização de gás natural, com foco em eficiência e sustentabilidade.
Marlim Azul: Eletricidade através do Gás
O projeto Marlim Azul JV é uma parceria inovadora que utiliza gás natural do pré-sal para gerar eletricidade, oferecendo uma capacidade total instalada de 565MW, o que é suficiente para fornecer energia elétrica a 2,5 milhões de residências, com planos de expansão futura.
Esta solução ajuda a controlar custos e reduzir a pegada de carbono, utilizando uma turbina de última geração com aproximadamente duas vezes a eficiência energética líquida estimada do que a frota térmica a gás média no Brasil e com menores emissões de GEE por kWh.
Sustentabilidade e Inovação
O gás natural é o combustível fóssil com queima mais limpa. Nós o resgatamos com as mais avançadas tecnologias e recursos abaixo da superfície da Terra - dos poros das rochas à reservatórios - na superfície e abaixo d'água.
O gás natural será uma parte vital do mix energético sustentável global, ajudando a apoiar as fontes de energia renováveis. Ao mesmo tempo, o mundo precisa responder às mudanças do clima, ao reduzir as emissões de gases de efeito estufa, tais como o dióxido de carbono (CO2), enquanto captura CO2 de volta da indústria e das usinas de energia para armazenamento subterrâneo seguro.
A Shell e a SSE estão trabalhando para desenvolver o primeiro projeto de gás no mundo de captura e armazenamento de carbono (CAC, ou CCS em inglês) de larga escala, na Escócia - o projeto CCS Peterhead. Até 10 milhões de toneladas de emissões de CO2 poderão ser capturadas pela central elétrica de Peterhead e transportadas por um gasoduto marítimo, para que sejam armazenadas a longo prazo sob o Mar do Norte.
Transportando energia resfriada
Nós levamos gás natural para muitos municípios e cidades que ficam afastados dos campos de gás pelo mundo. Para isso, nós resfriamos o gás natural a -162° Celsius, e encolhemos seu volume em 600 vezes, até que forme um líquido, o que possibilita o seu armazenamento e envio com maior facilidade e segurança. Quando o gás natural liquefeito (GNL) chega ao seu destino, nós o transformamos novamente em gás para o encanar para casas e negócios.
O gás natural também tem o potencial de ajudar a suprir a crescente demanda global de transporte. Quando convertido em diferentes formas, ele pode abastecer barcos, caminhões, ônibus e trens. Estamos ajudando a abastecer mais veículos usando GNL.
Uma revolução marítima
Estamos construindo a maior instalação flutuante marítima do mundo, capaz de resgatar o gás natural no mar e transformá-lo em GNL para armazenamento e envio. A Prelude FLNG operará ao largo da costa da Austrália, produzindo GNL para satisfazer as necessidades anuais de gás natural de uma cidade do tamanho de Hong Kong.
Mover a produção e o processamento para o alto-mar é uma inovação importante que traz novos e imensos recursos energéticos ao nosso alcance. Também ajuda a evitar o possível impacto ambiental de construir e operar uma planta em terra, incluindo a colocação de gasodutos até a costa e a construção de outras infraestruturas.
Gás natural para produção
As atuais centrais elétricas alimentadas a gás emitem a metade do CO2 das usinas de carvão, desde a extração do combustível até à geração de eletricidade. Para a maioria dos países, o uso de mais gás na geração de energia pode fazer a maior, mais rápida e mais acessível contribuição para cumprir as metas de redução de emissões a curto prazo.
Produtos líquidos de alta qualidade
No Qatar, onde há o maior campo de gás do mundo, nós construímos uma planta gigantesca chamada Pearl GTL, que transforma gás natural em produtos líquidos que, de outra maneira, seriam derivados do petróleo. Estes incluem lubrificantes, combustível para transporte e as matérias-primas para substâncias químicas e detergentes.
O novo Shell Helix Ultra com a tecnologia PurePlus é um lubrificante que contém um oléo de base cristalino, feito de gás natural, com praticamente nenhuma das impurezas encontradas no óleo cru. Ele pode ajudar a aumentar a vida útil do motor e reduzir o consumo, dentre outros benefícios.