Ir para o conteúdo principal
Colaboradores da Shell Brasil posam sorridentes em grupo durante o encontro da rede de afinidade Generations no escritório do Rio de Janeiro. Todos vestem camisetas brancas com o logo da Shell e da rede Generations, com o Pão de Açúcar ao fundo visto pelas janelas panorâmicas.

Generations

Na Shell Brasil, as gerações se valorizam. A Generations foca na integração das relações intergeracionais no ambiente de trabalho. Um debate relevante em prol de nossa ambição de nos tornarmos uma das empresas mais inovadoras e diversas do mundo.

A partir de uma cuidadosa pesquisa realizada dentro e fora da Shell Brasil, viu-se a necessidade da criação da Generations para tratar sobre os assuntos intergeracionais da empresa. Criada em 2023 e iniciada como parte da Gender Balance Network, a Generations busca produzir debates em torno do etarismo, e ações que gerem iguais oportunidades para todos. O Brasil é o primeiro país do Grupo Shell a desenvolver uma Rede específica para o tema.

A composição etária da população mundial está mudando. Em geral, nascem menos pessoas e isso faz com que a população envelheça, fazendo com que as pessoas vivam e trabalhem mais. De acordo com estudos recentes, a população acima de 50 anos vai dobrar no Brasil até 2025. Ou seja, não é apenas uma ação social, mas estratégica.

Para desenvolver essa atuação estratégica, nos baseamos em três pilares: Cultura Organizacional, Desenvolvimento de Carreira com Propósito e Benefícios e Políticas. baseados para atender a três prioridades básicas:

1) Reconhecer, debater e combater os estereótipos em torno de gerações e idades;

2) Buscar o alinhamento com a tendência mundial e com a Política de DE&I da Shell;

3) Ajudar a organização e os colaboradores a desbloquear o potencial de carreira, independentemente da idade.

Nossa expectativa é desenvolver cada um dos nossos pilares afins de impactar positivamente o ambiente organizacional. Queremos atuar diretamente na transformação de conflitos geracionais em diálogos abertos para influenciar a fertilização de ideias e a empatia em um ambiente seguro psicologicamente. Outro resultado estratégico é a transparência e a comunicação em torno das oportunidades de carreira para lidar com a proposta de valor de diferentes gerações. E por fim, munir a organização com insumos que ajudarão da adequação de políticas e benefícios.

DEPOIMENTOS:

RENATO GUIMARÃES

RENATO GUIMARÃES (CHAIR):

“Confesso que, ao ver colegas mais jovens progredindo rapidamente na carreira, eu pensava que existiam privilégios para as gerações jovens, prejudicando os mais velhos. Quando a Generations surgiu na Shell Brasil, o foco era nos profissionais 45+, 50+ que se sentiam no fim de suas carreiras, em parte por estereótipos relacionados ao etarismo. Desde a criação da Generations, aprendi que os vieses relacionados à idade devem ser desconstruídos, independente da geração. Todos enfrentamos dilemas e estereótipos que precisam ser debatidos abertamente. Temos menos nascimentos e as pessoas vivem mais. Tenho muito orgulho de trabalhar em uma empresa pioneira em Diversidade Geracional no Grupo Shell e no setor de energia no Brasil.”

MARINA MARANGONI

MARINA MARANGONI (CO-CHAIR):

“A Generations abriu meus olhos para as questões das diferentes idades no mundo corporativo. Com a rede, tive a chance única de impactar positivamente a vida de muitos funcionários da Shell, aumentando o conhecimento sobre preconceitos etários e promovendo debates sobre ajustes necessários para que a idade não seja um limitante ao desenvolvimento ou progressão de carreira. Encontrei um propósito de vida a defender, paralelo à transição energética e seus requisitos ESG.”

MARTA SALOMON:

MARTA SALOMON:

''Reconhecer e equilibrar as características e fortalezas da diversidade de gerações que compõem o ambiente de trabalho de forma harmônica, onde todos respeitam e são respeitados, e têm seu espaço garantido, propicia um ambiente de trabalho positivo e inspirador e gera um diferencial competitivo muito importante para as empresas. Esse é um dos objetivos da Rede Generations, da qual eu tenho muito orgulho em participar.''