Ir para o conteúdo principal

Etanol

A Raízen, joint-venture da Shell com a Cosan, é a maior produtora de etanol do Brasil e referência global em bioenergia. A parceria com a Shell tem desempenhado um papel significativo no desenvolvimento e promoção do etanol como um combustível acessível, sustentável e eficiente.

A origem de tudo

A cana-de-açúcar é uma matéria-prima altamente eficiente para a produção de etanol, gerando cerca de 7 mil litros por hectare - superando outras fontes como o trigo na Europa e o milho americano em termos de produtividade.

A produção de etanol no Brasil é predominantemente de primeira geração (1G), obtido a partir da cana-de-açúcar. Além do etanol de primeira geração, o etanol de segunda geração (2G) é produzido a partir dos resíduos do processo produtivo do etanol de primeira geração e do açúcar, aumentando a disponibilidade de biocombustível no mercado sem a necessidade de destinar mais terras para cultivo e sem competir com produção de alimento. Isso otimiza os recursos energéticos brasileiros, reduz o uso de terras, amplia o portfólio de energia com baixa emissão de carbono e oferta produtos com preços mais acessíveis para os consumidores.

O menor impacto ambiental do etanol de cana-de-açúcar se deve a diversos fatores relacionados à sua produção - incluindo alta eficiência por hectare, técnicas de manejo do solo e o aproveitamento de resíduos da cana. Saiba mais sobre o cultivo de cana e produção de etanol no Brasil.

O etanol de cana e sua baixa pegada de carbono

Cana de açúcar

 A plantação de cana permitiu a remoção de quase 200 milhões de toneladas de CO2 da atmosfera em 20 anos

Emissões de CO2

A mitigação de emissão de carbono do etanol pode chegar a até 80%.

O menor impacto ambiental do Etanol de cana-de-açúcar se deve a diversos fatores relacionados à sua produção - incluindo alta eficiência por hectare, técnicas de manejo do solo e o aproveitamento de resíduos da cana. Saiba mais sobre o cultivo de cana e produção de Etanol no Brasil

Shell V-Power Etanol

Shell V-Power Etanol é o biocombustível aditivado da Shell com a potência da família Shell V-Power – que conta com os mais modernos e exclusivos aditivos que protegem, limpam e melhoram o desempenho do motor.

Ao oferecer uma limpeza mais eficiente do motor, que remove os resíduos que se depositam nas partes críticas do sistema de alimentação ao longo do tempo, o Shell V-Power Etanol propicia uma mistura mais homogênea entre ar e combustível. Isso proporciona uma queima mais completa e eficiente. Com isso, além de um melhor aproveitamento da energia gerada pela combustão, ela colabora com uma menor emissão de gases de efeito estufa pelo sistema de escapamento do veículo.

Toda a família de produtos Shell V-Power pode ser usada em qualquer veículo com a tecnologia flex: novo ou usado, de baixa ou alta potência. 

No Brasil, investimos significativamente na produção de biocombustíveis de menor emissão de carbono, por meio da Raízen

, uma das maiores apostas do Grupo Shell em biocombustíveis. Junte-se a nós na jornada de desenvolvimento de biocombustíveis!

Curiosidades sobre Etanol

Na safra 2022/2023, o Brasil produziu mais de 26 bilhões de litros do biocombustível

O etanol de primeira geração (E1G) é responsável por cerca de 41,7% da energia utilizada por veículos leves no Brasil

O consumo de etanol evitou a emissão de 600 milhões de toneladas de CO2 no Brasil

O etanol de segunda geração (E2G) da Raízen, por meio da Shell, é destaque no automobilismo mundial, compondo os combustíveis que movimentam os carros da Scuderia Ferrari de Fórmula 1 e, também, da IndyCar Series

A energia que impulsiona o presente é a energia que contribui para o futuro