Ir para o conteúdo principal
Dupla de operadores em primeiro plano observando tubulações de gás natural

Novo mercado de gás natural: economia com eficiência e flexibilidade para o seu negócio

Migração para o ambiente livre permite empoderamento de consumidores através da escolha de fornecedores e customização de contratos

À medida que um país se desenvolve, a demanda por energia aumenta de forma significativa. Diante dessa necessidade crescente de suprimento energético, é essencial tomar decisões estratégicas que equilibrem o progresso e a sustentabilidade.

Com a expansão crescente das energias renováveis, flexibilidade se torna um atributo essencial devido à intermitência dessas fontes. Nesse contexto, o gás natural se apresenta como um combustível de transição, sendo protagonista na busca por alternativas que forneçam segurança energética e elétrica, com baixa emissão de carbono. No Brasil, desde 2021, os consumidores industriais, a depender das regras de cada estado da União, podem optar com contratar sua demanda de gás natural com as distribuidoras (mercado cativo) ou diretamente das comercializadoras (mercado livre). Esse último surge como uma importante oportunidade para ampliar o acesso a soluções integradas de energia competitiva.

Migração para o mercado livre de gás no Brasil

Entre os principais benefícios da migração para o mercado livre de gás natural estão a possibilidade de negociação de valores, escolha de fornecedores, negociações no mercado de curto prazo e a customização de contratos de acordo com as necessidades específicas de cada negócio.

A alternativa se apresenta como uma oportunidade para empresas que buscam por economia sem redução do consumo, além de flexibilidade contratual, eficiência, liquidez e previsibilidade orçamentária.

Cenário atual: desafios antigos e novas possibilidades

No Brasil, cada Estado define sua respectiva regulamentação, estabelecendo critérios, prazos, deveres e atribuições para o consumidor final. O papel de empresas como a Shell Energy é descomplicar processos, desafios causados por esta falta de harmonização regulatória, facilitando o entendimento sobre o funcionamento do mercado e as possibilidades de atuação em todo o país.

A Shell Energy é pioneira no mercado de gás brasileiro. Aliando nossa experiência em mercados internacionais ao conhecimento do mercado local e das necessidades de cada cliente, somos a primeira empresa a vender no mercado livre por meio da oferta dos contratos spot ou Master Sales Agreement (MSA) e continuamente desenvolvemos novos produtos para ajudar a trazer mais liquidez para o mercado de gás.

Operadores atuando em planta de gás natural

Contratos MSA

A Shell Energy Brasil foi uma das primeiras companhias a oferecer contratos spot no país. O Master Sales Agreement (MSA) representa maior flexibilidade e dinamismo ao mercado de gás, refletindo todo o seu potencial ao criar mais possibilidades de negócio para todos os agentes. É um contrato simplificado e seguro, que agiliza a negociação para fornecimento de gás.

Oferecemos a flexibilidade necessária com mais liquidez no mercado de curto prazo, trazendo mais dinamismo e acesso ao fornecimento pontual, sazonal e em menor volume.

Conheça os diferenciais do MSA

Mais competitividade, flexibilidade e liquidez para a sua empresa

Desde julho de 2024 fornecemos todo o gás utilizado pela fábrica da Suzano localizada em Aracruz, no Espírito Santo. Com outras oito unidades que também utilizam gás natural espalhadas pelo país, esta planta é a primeira a realizar migração total para o novo mercado