
Geração distribuída por assinatura: menos custos para empresas por meio de energia mais limpa
Energia solar por assinatura é alternativa com diversos benefícios para negócios
A Geração Distribuída (GD) é um modelo de geração de energia que compensa o consumo realizado por meio de créditos oriundos de sistemas geradores renováveis instalados seja a distância (desde que em uma mesma distribuidora local) ou até mesmo no telhado das próprias unidades consumidoras para gerar energia, permitindo a redução da conta de energia. De acordo com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica)[1], até o final de 2023, mais 2,3 milhões de sistemas de geração distribuída foram conectados à rede de distribuição, com praticamente sua totalidade baseada na fonte solar.
A GD é consolidada no setor elétrico do país, e viabiliza uma maior economia dos custos de energia para consumidores do Mercado Regulado (ACR). Regida pela Lei 14.300/22, a modalidade é dividida em Geração Distribuída junto à Própria Carga; Empreendimento com Múltiplas Unidades Consumidoras (EMUC); Autoconsumo Remoto; e Geração Compartilhada.
No caso da Geração Compartilhada, a energia produzida é injetada na rede elétrica da distribuidora local em um modelo de compensação de créditos, fazendo com que os consumidores consorciados às usinas compartilhem os benefícios da geração produzida a partir, por exemplo, de energia fotovoltaica. Segundo a Legislação, este modelo pode ser implementado por meio de consórcio, cooperativa, condomínio civil voluntário ou edilício ou qualquer outra forma de associação civil instituída para esta finalidade.
Em 2015, a regulamentação da Geração Compartilhada pela ANEEL permitiu que a energia gerada fosse compartilhada com consumidores do mercado regulado de uma mesma distribuidora local por meio de créditos, viabilizando, assim, a criação da energia por assinatura.
Geração distribuída por assinatura: energia mais limpa com menos custos
A GD por assinatura, ou energia por assinatura, é um modelo em que os consumidores contratam empresas para receber uma quantidade específica de créditos de energia elétrica gerada por fontes com menos emissões, como a energia solar, mediante pagamento de uma taxa fixa mensal ou anual. A energia gerada é injetada na rede elétrica, proporcionando aos consumidores um desconto relacionado à geração de energia mais limpa obtido pelas mini gerações distribuídas, sem a necessidade de instalar e manter seus próprios painéis solares.
Devido à possibilidade de redução de gastos com energia por assinatura, a modalidade mostra-se vantajosa para empresas consumidoras presentes no mercado regulado. Além disso, a modalidade promove o acesso à energia mais limpa, a redução das emissões de carbono e contribui para a transição para uma matriz energética mais sustentável.
A geração associada ao consórcio é convertida em créditos a serem divididos e abatidos na conta de luz dos assinantes, conforme Resolução Normativa 1000/2021 da ANEEL e na Lei 14.300/2022.
A adesão ao serviço é uma alternativa vantajosa para empresas consumidoras presentes no mercado regulado, que passam a contar com:
[1] Power BI - ANEEL
Possível redução nos gastos com energia elétrica
Eliminação de gastos com instalação e manutenção de painéis solares
Melhora da imagem corporativa
Benefícios fiscais e incentivos a depender da região
Principais impactos no sistema elétrico
A utilização de fontes com menos emissões, como a energia solar, contribui para a diversificação da matriz energética, fortalecendo a sustentabilidade ambiental.
Sua empresa pode economizar com energia mais limpa
A Prime Energy oferece o serviço de energia por assinatura da Shell Energy para empresas consumidoras de energia no mercado regulado (ACR). sendo uma das maiores gestoras de Geração Distribuída do país e oferecendo energia por assinatura por meio do modelo de consórcio.
Conte com as ofertas da Shell Energy para consumidores de energia, entregues pela Prime Energy, para atender as suas necessidades específicas.