
Potencial brasileiro no mercado de comercialização de energia
Prática passa por crescimento acelerado no país, tornando-se cada vez mais dinâmica e vital para o setor
A energia elétrica é um bem indispensável para qualquer setor da sociedade moderna. Com o crescimento da demanda pelo suprimento e a diversificação das fontes energéticas, a comercialização de energia tornou-se não apenas essencial para garantir a eficiência e competitividade do mercado, mas também uma prática com grande potencial lucrativo para quem trabalha com negociações de compra e venda deste insumo.
Diferencial brasileiro
Frente à inerente transição da matriz energética global, as fontes de energia disponíveis em nosso país têm oferecido um enorme potencial para a expansão do mercado de comercialização de energia. Considerada uma das mais limpas do mundo, a matriz brasileira conta com insumos hidrelétricos, fotovoltaicos e eólicos que já são responsáveis por 93,1% da geração de energia elétrica no país, segundo dados do Ministério de Minas e Energia (MME).
A comercialização energética vem se desenvolvendo no Brasil nos últimos 30 anos, tornando-se cada vez mais dinâmica e vital para a estabilidade do setor. Disponível no Ambiente de Contratação Livre (ACL), a comercialização de energia no país é regulamentada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e contabilizada pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).
Comercialização de energia no Ambiente de Contratação Livre (ACL)
- Transações bilaterais, baseadas em um acordo benéfico para a comercializadora de energia e o consumidor livre
- Custos mais baixos devido à concorrência entre as comercializadoras
O impacto da expansão do Mercado Livre de Energia
Dados da CCEE indicam que o ACL já é responsável 38% do consumo total de energia elétrica do Brasil, e deve continuar a crescer nos próximos meses. Ainda no final de julho de 2024, o Mercado Livre de Energia já contava com 51.389 unidades consumidoras no país (um crescimento de 25% em relação ao ano anterior).
A livre negociação de preço e as demais condições de fornecimento de energia com as empresas geradoras e comercializadoras influenciam diretamente na rápida expansão Mercado Livre de Energia, contribuindo para um impacto cada vez maior e mais evidente no panorama energético brasileiro.
A comercialização de energia no ACL proporciona mais flexibilidade para os consumidores, sendo possível optar por operações de curto, médio e longo prazo, com diferentes fontes de energia, maior previsibilidade orçamentária e com diferentes tipos de estruturações de produtos. No Brasil, os benefícios da adesão à modalidade já mostram resultados: de acordo com a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), apenas em 2023, os consumidores livres economizaram R$ 48 bilhões em gastos com energia, representando ganhos históricos acumulados de mais de R$ 339 bilhões.
Parceria de confiança para o seu negócio
Com mais de 20 anos de expertise em comercialização de energia em diversos mercados e presença global, a Shell Energy oferece soluções integradas de energia elétrica e gás natural personalizadas para cada demanda, sendo considerada one-stop-shop de soluções em energia.
Compre e venda o gás natural e a energia que você precisa, com o apoio de uma inteligência de mercado global, informação de preço em tempo real, insights do mercado brasileiro, e uma das maiores operações de comercialização da indústria. Somos a parceira com expertise necessária para clientes empresariais que buscam fontes de energia mais limpa e querem navegar pelo caminho da transição energética.
Os produtos e serviços da Shell Energy para o mercado empresarial consumidor de energia elétrica no ACL e no Ambiente de Comercialização Regulada (ACR) estão disponíveis por meio da Prime Energy.
Saiba como podemos te ajudar:
Ambiente de Contratação Livre (ACL)
- Comercialização de eletricidade e gás natural para o mercado livre
- Fornecimento de gás natural para distribuidoras.