Ir para o conteúdo principal
FlatFish

FlatFish

O veículo autônomo submarino FlatFish oferece segurança e eficiência na inspeção de infraestruturas subaquáticas complexas, enquanto contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa. Esse drone possui autonomia podendo permanecer no fundo do mar por 6 meses.

“FlatFish é o primeiro veículo autônomo submarino (AUV) brasileiro, projetado para realizar inspeções visuais e monitorar equipamentos e instalações submarinas complexas de forma rotineira. O drone subaquático oferece mais segurança nas operações, pois não é conectado a um cabo umbilical e é capaz de colher dados e imagens tridimensionais de alta resolução, que ajudam a identificar antecipadamente anomalias no fundo do mar.

A tecnologia otimiza recursos, ajuda na prevenção de acidentes e contribui para a diminuição de emissões de gases de efeito estufa (GEE). A longa autonomia do drone debaixo d’água dispensa o auxílio constante de embarcações de apoio nas operações. A recarga do equipamento, após cada missão, pode ser feita em uma ‘garagem submarina’.

O FlatFish foi um protótipo inicialmente desenvolvido pelo Senai CIMATEC em parceria com o Instituto Alemão de Inteligência Artificial e Robótica (DFKI) e a Shell Brasil. A tecnologia foi licenciada para a empresa Saipem, responsável pela industrialização em água profunda.

Nossos parceiros: Senai CIMATEC, Saipem, Petrobras”

POR DENTRO DO FLATFISH

Ilustração do veículo subaquático autônomo FlatFish da Shell destacando suas tecnologias avançadas, incluindo recursos de navegação e de detecção de obstáculos, monitoramento supervisionado de estruturas submarinas até 3 quilômetros de profundidade. Também mostra seu sistema de lançamento com estação de carregamento de bateria.

1.

• Recursos avançados de navegação
• Identificação de obstáculos e desvio
• Monitoramento autônomo supervisionado
• Navegação até 3.000 m de profundidade
• Autonomia de 12 horas de inspeção
• Inspeção de dutos e estruturas verticais (risers e umbilicais)

2.

  • Troca de dados a partir de nós de sísmica OD OBN (Nós de Solo Marinho Sob Demanda)

3.

• Sistema de lançamento e recuperação
• Capacidade de recarregar baterias
• Interação com garagem móvel
• Troca de dados wireless
• Proteção para o drone

Transcrição

Title: FlatFish: Um drone autônomo submarino disruptivo

Duration: 2:41 minutes

Description

FlatFish: conheça o drone autônomo submarino que revoluciona a indústria de óleo e gás.

Neste vídeo, você vai acompanhar a trajetória do projeto, desde a parceria entre a Shell e o SENAI CIMATEC em 2013, até os testes em águas ultra profundas em 2023. Veja como a inteligência artificial, os sensores ópticos e acústicos e a estação de recarga tornam o FlatFish uma tecnologia disruptiva e inovadora.

FlatFish: Um drone autônomo submarino disruptivo Transcript

[Background music plays]

Música vibrante e inspiradora

[Animated sequence]

O vídeo começa com um fundo branco e o logotipo da Shell. Há uma transição para um vídeo do fundo do mar.

[Text displays]

FlatFish: um drone autônomo submarino disruptivo.

2013

Vídeo do fundo do mar com um banner de texto e duas imagens aplicadas

Sobre o vídeo do fundo do mar há um banner amarelo com 2013 aplicado em vermelho com um texto em branco ao lado: Shell se associa ao Centro de Robótica e Sistemas Autônomos do SENAI CIMATEC para desenvolver o primeiro AUV brasileiro. Há duas fotos. No lado esquerdo, há uma foto de um veículo robótico subaquático preto com vários acessórios e luzes. No lado direito, há uma imagem de um veículo subaquático autônomo (AUV) semelhante a um submarino amarelo com detalhes em vermelho.

[Text displays]

2013: Shell se associa ao Centro de Robótica e Sistemas Autônomos do Senai Cimatec para desenvolver o primeiro AUV Brasileiro.

2013

Vídeo do fundo do mar com um banner de texto e duas imagens aplicadas

Sobre o vídeo do fundo do mar há um banner amarelo com 2013 aplicado em vermelho com um texto em branco ao lado: Projeto com uso de IA, sensores ópticos e acústicos e estação para recarga. Há duas imagens mostrando dois dispositivos robóticos subaquáticos diferentes sendo testados submersos. No lado esquerdo da imagem, há um vídeo menor apresentando um robô semelhante a um submarino amarelo com o que parecem ser câmeras ou sensores na frente. Maior, à direita, outro vídeo mostra dispositivo robótico submerso na água; é amarelo com uma grande estrutura retangular e vários orifícios circulares.

[Text displays]

2013: Projeto com uso de IA, sensores ópticos e acústicos e estação para recarga.

2014

Vídeo do fundo do mar com um banner de texto e uma imagem aplicada

Sobre o vídeo do fundo do mar há uma imagem mostrando um grupo pessoas em uma fila para uma oportunidade de foto. Angela Merkel, ex-chanceler da Alemanha, e executivos da Shell estão dentro de um ambiente fechado, com uma grande janela atrás deles mostrando uma vista do céu e das nuvens. Na base da imagem, há um banner amarelo com 2014 aplicado em vermelho com um texto em branco ao lado: o primeiro plano, há um texto sobreposto na parte inferior que diz 2014 Angela Merkel visita o Centro de Robótica e Sistemas Autônomos.

[Text displays]

2014: Angela Merkel visita o Centro de Robótica e Sistemas Autônomos.

2014

Vídeo do fundo do mar com um banner de texto e duas imagens aplicadas

Sobre o vídeo do fundo do mar há duas imagens. À esquerda, há uma pessoa trabalhando na construção do drone. À direita, há um grupo de pessoas em trajes de negócios posando para uma foto em frente a uma placa que diz Instituto Brasileiro de Robótica. Há ainda um banner amarelo com 2014 aplicado em vermelho com o seguinte texto em branco ao lado: Cooperação tecnológica entre Senai Cimatec e DFKI (Centro de Pesquisa de IA da Alemanha)...

[Text displays]

2014: Cooperação tecnológica entre Senai Cimatec e DFKI (Centro de Pesquisa de IA da Alemanha)...

2014

Vídeo do fundo do mar com um banner de texto e duas imagens aplicadas

Sobre o vídeo do fundo do mar há duas imagens. À esquerda, há um grupo de indivíduos sentados, voltados para um apresentador que está em pé ao lado de uma tela digital com informações gráficas. No lado direito, outra imagem exibe outro grupo de indivíduos sentados e assistindo a uma grande tela que exibe o que parece ser um braço robótico ou mecanismo. Ambas as cenas estão ambientadas em ambientes internos que sugerem configurações educacionais ou profissionais. Há ainda um banner amarelo com 2014 aplicado em vermelho com um texto em branco acima: ...para transferência de conhecimento e capacitação de engenheiros brasileiros em robótica.

[Text displays]

2014: ...para transferência de conhecimento e capacitação de engenheiros brasileiros em robótica.

2015

Vídeo do fundo do mar com um banner de texto e um vídeo aplicado

Sobre o vídeo do fundo do mar há um vídeo do drone sendo testado em um tanque d'água. Há ainda um banner amarelo com 2015 aplicado em vermelho com o texto em branco ao lado: AUV realiza testes funcionais em tanque d’agua e resultados validam avanço para novas fases de desenvolvimento.

[Text displays]

2015: AUV realiza testes funcionais em tanque d’agua e resultados validam avanço para novas fases de desenvolvimento.

2016/2017

Vídeo do fundo do mar com um banner de texto e quatro imagens aplicadas

Sobre o vídeo do fundo do mar há 4 imagens mostrando etapas do teste do drone. No canto superior esquerdo, há uma foto de uma balsa ou grande barco na água com prédios e colinas ao fundo sob céu claro. À direita, há uma imagem de três pessoas trabalhando em estações de computador com vários monitores, sugerindo uma sala de controle ou centro de operações. No canto superior direito, há uma imagem de um indivíduo sentado em uma mesa voltada para duas telas de computador dentro do que parece ser a cabine de um navio ou sala de controle com janelas mostrando a água do lado de fora. A foto inferior direita mostra um veículo submarino amarelo não tripulado na água, que parece ser algum tipo de drone aquático ou veículo subaquático autônomo (AUV). Há ainda um banner amarelo com 2016/2017 aplicado em vermelho com o texto em branco ao lado: AUV é testado extensivamente no oceano, na Baía de Todos os Santos, Bahia.

[Text displays]

2016/2017: AUV é testado extensivamente no oceano, na Baía de Todos os Santos, Bahia.

2018

Vídeo do fundo do mar com um banner de texto e três imagens estáticas aplicadas

Sobre o vídeo do fundo do mar há 3 imagens mostrando diversas situações do drone sendo testado. A foto superior à esquerda mostra uma pessoa em um traje de segurança laranja com um capacete duro vermelho, em pé em um navio ao lado de um grande braço mecânico amarelo que está segurando um objeto esférico vermelho. Ao lado dela há um banner amarelo com 2018 aplicado em vermelho com o texto em branco ao lado: Saipem vence seleção para aperfeiçoar a tecnologia e industrializar. Abaixo, há duas imagens do drone, com várias luzes acesas, no fundo do oceano, onde é possível ver a areia.

[Text displays]

2018: Saipem vence seleção para aperfeiçoar a tecnologia e industrializar.

2019

Vídeo do fundo do mar com um banner de texto e um vídeo aplicados

Sobre o vídeo do fundo do mar há um vídeo mostrando o teste de um protótipo reprojetado que permitiu que o drone entrasse em águas ultra profundas. O vídeo mostra o drone sendo içado para a água e imagens de sua ação no fundo do mar. Há ainda um banner amarelo com 2019 aplicado em vermelho com o texto em branco ao lado: Protótipo reprojetado para uso em águas profundas.

[Text displays]

2019: Protótipo reprojetado para uso em águas profundas.

2019

Vídeo do fundo do mar com um banner de texto e um vídeo aplicados

Sobre o vídeo do fundo do mar há um vídeo mostrando o drone com algumas luzes acesas e outras piscando em movimentação no fundo do mar. É possível ver o fundo do oceano, com pedras e areia à vista. Há ainda um banner amarelo com 2019 aplicado em vermelho com o texto em branco ao lado: Mais recursos tecnológicos são incorporados

[Text displays]

2019: Mais recursos tecnológicos são incorporados

2019

Vídeo do fundo do mar com um banner de texto e dois vídeos aplicados

Sobre o vídeo do fundo do mar há dois vídeos mostrando testes com o drone com algumas luzes acesas e outras piscando em movimentação no fundo do mar. É possível ver o fundo do oceano, com pedras e areia à vista. Há ainda um banner amarelo com 2019 aplicado em vermelho com o texto em branco ao lado: Mais recursos tecnológicos são incorporados como coleta e troca de dados com OD OBN

[Text displays]

2019: Mais recursos tecnológicos são incorporados como coleta e troca de dados com OD OBN

2019

Vídeo do fundo do mar com um banner de texto e dois vídeos aplicados

Sobre o vídeo do fundo do mar há dois vídeos mostrando testes com o drone com algumas luzes acesas e outras piscando em movimentação no fundo do mar. Há ainda um banner amarelo com 2019 aplicado em vermelho com o texto em branco ao lado: Mais recursos tecnológicos são incorporados como coleta e troca de dados com OD OBN e lançamento a partir de garagem recuperável

[Text displays]

2019: Mais recursos tecnológicos são incorporados como coleta e troca de dados com OD OBN e lançamento a partir de garagem recuperável

2021

Vídeo do fundo do mar com um banner de texto e duas imagens aplicados

Sobre o vídeo do fundo do mar há duas fotos. À esquerda, há a foto do veículo amarelo sendo içado por um guindaste sobre um corpo de água com um navio e montanhas ao fundo. O lado direito mostra o mesmo veículo submerso debaixo d'água. Há ainda um banner amarelo com 2021 aplicado em vermelho com o texto em branco ao lado: Testes realizados em ambientes controlados e operacionais simulados na Itália

[Text displays]

2021: Testes realizados em ambientes controlados e operacionais simulados na Itália

2022

Vídeo do fundo do mar com um banner de texto e três imagens aplicados

Sobre o vídeo do fundo do mar há três fotos, todas relacionadas a um ambiente offshore. A foto de fundo principal mostra a estrutura o veículo sobre o deck de um navio no oceano com céus azuis claros. No primeiro plano, há duas imagens menores; uma exibe equipamentos no convés de um navio, e a outra mostra ondas batendo contra o convés. Há ainda um banner amarelo com 2022 aplicado em vermelho com o texto em branco ao lado: FlatFish é avaliado em ambiente offshore

[Text displays]

2022: FlatFish é avaliado em ambiente offshore

2022

Vídeo do fundo do mar com um banner de texto e um vídeo aplicados

Sobre o vídeo do fundo do mar há um vídeo mostrando o veículo amarelo sendo içado pelo braço de um guindaste em um ambiente portuário, no período noturno, com bastante iluminação artificial. Há ainda um banner amarelo com 2022 aplicado em vermelho com o texto em branco ao lado: FlatFish é avaliado em ambiente offshore

[Text displays]

2022: FlatFish é avaliado em ambiente offshore

2023

Vídeo do fundo do mar com um banner de texto e um vídeo aplicados

Sobre o vídeo do fundo do mar há um vídeo mostrando testes do veículo amarelo, de lançamento a partir de uma garagem recuperável no fundo do mar. O drone emite muitas luzes, que piscam, enquanto ele entra na garagem. Há ainda um banner amarelo com 2023 aplicado em vermelho com o texto em branco ao lado: No Parque das Conchas, na Bacia de Campos, FlatFish submerge a 1750m

[Text displays]

2023: No Parque das Conchas, na Bacia de Campos, FlatFish submerge a 1750m

As conquistas do FlatFish

Vídeo do fundo do mar com um banner de texto aplicado

Sobre o vídeo do fundo do mar, surge o seguinte texto em letras amarelas: As conquistas do FlatFish continuam em construção

[Text displays]

As conquistas do FlatFish continuam em construção

Parceria

Tela branca com logotipos aplicados

Após uma rápida transição de listras coloridas na diagonal, aparece uma tela branca com os logotipos das empresas, separados em dois grupos. Parceria: Shell, Sistema FIEB, Senai Cimatec, Saipem. Investimento: ANP e Embrapii

[Image displays logos]

Parceria

Shell, Sistema FIEB, Senai Cimatec, Saipem

Investimento

ANP e Embrapii

Ponto final

Tela branca com logotipo

Tela branca traz uma animação do logotipo em amarelo e vermelho da Shell, que vai crescendo na página até ocupar o centro. Há ainda o texto: shell.com

[Text displays]

shell.com