
Carbon Countdown
A Shell Brasil aposta em Soluções Baseadas na Natureza (NBS, na sigla em inglês) como uma das estratégias para contribuir para os desafios da transição energética a partir de projetos que conservam, restauram e gerenciam ecossistemas naturais. O Carbon Countdown combina ciência, inovação e impacto positivo para fomentar um mercado de carbono robusto, transparente e confiável.
A iniciativa pioneira busca criar o maior inventário de estoques naturais de carbono já feito no Brasil ao mapear, de forma padronizada e em escala nacional, os estoques de carbono acima e abaixo do solo em todos os biomas do país: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.
Com R$ 100 milhões em investimentos por meio da cláusula de PD&I da ANP, divididos igualmente entre Shell Brasil e Petrobras, o projeto fortalece o papel da ciência brasileira no mercado global de créditos de carbono e fornece segurança para políticas públicas, investidores e projetos de restauração ecológica.
Principais benefícios:
- Ampla base de dados: Coleta em 6.500 áreas demarcadas nos seis biomas brasileiros – mais de 250 mil amostras de solo e outras 400 mil amostras de atributos complementares.
- Modelo validado: Linha de base científica inédita, construída a partir de metodologias reconhecidas pelo IPCC, organismo científico das ONU.
- Capacitação científica: Formação de pesquisadores em todas as regiões do Brasil e fortalecimento de infraestruturas locais.
- Conhecimento aberto: Informações estratégicas para modelagem climática, conservação, reflorestamento e agricultura regenerativa.
- Apoio à economia de baixo carbono: Referência técnica para projetos de crédito de carbono e políticas públicas.
- Protagonismo internacional: Metodologia adaptável a outros países tropicais, com potencial de replicação global.
Nossos parceiros: Petrobras e CCARBON/USP