Shell Iniciativa Jovem

Minidoc Shell Iniciativa Jovem

Duração: 3:38

Descrição: 

O Shell Iniciativa Jovem desenvolve a cultura e capacita jovens a criarem negócios que já contribuíram para a geração de mais de 1.300 empregos no Estado. Ao fim do programa, as empresas passam por uma auditoria e podem receber o selo “Shell Iniciativa Jovem Empreendimento Sustentável”, chancela que assegura práticas éticas e sustentáveis no mercado.

[Música de fundo]

Música tema da Shell toca ao fundo

[Vídeo]

Imagem de carretéis de linhas vermelhas a volta de um carretel com linha amarela e de uma mulher trabalhando na máquina de costura.

 

[Abertura]

Logotipo da Shell

 

[Texto]

Apresenta

 

[Vídeo]

Imagem aérea do Museu do Amanhã. Emanuela caminhando pela Praça Mauá.

 

[Texto]

EPISÓDIO #04

SHELL INICIATIVA JOVEM

 

[Emanuela Pinheiro]

Depois que eu entendi a complexidade do que era ser uma mulher refugiada numa cidade como o Rio de Janeiro, eu sabia que o que eu queria era empoderar economicamente mulheres refugiadas através da costura.

[Vídeo]

Imagens de carretéis com linhas coloridas e mulheres trabalhando em um ateliê de costura.

[Emanuela Pinheiro]

Mas eu tinha que saber o que que eu ia costurar, que produto que eu ia fazer, eu ia ter um atelier? Como é que ia funcionar?

[Vídeo]

Imagens de mulheres trabalhando no ateliê de costura alternadas com imagens de Emanuela chegando ao Museu do Amanhã.

[Emanuela Pinheiro]

São mulheres que precisam aprender, são mulheres que não têm tempo para ficar fazendo um curso de costura, então a gente tá falando de você fazer uma capacitação, mas já criando um produto, para poder vender, para acessar renda, então tinha uma urgência muito grande no meu assunto.

[Vídeo]

Emanuela caminha pelo interior do Museu do Amanhã que está cheio de jovens.

[Emanuela Pinheiro]

A gente fala “vendendo o almoço pra pagar a janta”. Foi um pouco assim mesmo.

[Vídeo]

Emanuela caminha pelo interior do Museu do Amanhã que está cheio de jovens.

[Emanuela Pinheiro]

Eu sou a Manu, fundadora do Mulheres do Sul Global, que é um atelier de costura para empoderamento econômico de mulheres refugiadas aqui no Rio de Janeiro.

[Vídeo]

Imagens do ateliê: costureira colocando linha na agulha da máquina.

Imagens do interior do Museu do Amanhã com muitas pessoas circulando.

[Emanuela Pinheiro]

Essa história começa em 2015, a empresa que eu trabalhava passou por uma reestruturação, e eu vi nessa mudança uma oportunidade de fazer uma viagem que eu queria muito, que era para Índia, num país que opera uma indústria têxtil a céu aberto.

[Texto]

Emanuela Pinheiro. Empreendedora social e fundadora do Mulheres do Sul Global.

[Vídeo]

Imagens de Emanuela trabalhando no ateliê.

[Emanuela Pinheiro]

Depois dessa imersão, dessa viagem, eu morei num monastério só de monges refugiados do Tibete, foi a primeira vez que eu também ouvi o que era uma história de um refugiado.

[Vídeo]

Imagens dentro do ateliê, mulheres trabalhando em máquinas de costura e organizando tecidos.

[Emanuela Pinheiro]

Que cruzou uma fronteira, que foi preso, que quase foi morto, como é que é chegar num outro país sem nenhum pertence, com criança. E, dentro desse monastério, a única atividade econômica que acontecia era um atelier de costura.

[Vídeo]

Imagens do Museu do Amanhã. Pessoas circulando, conversando e interagindo.

 

[Emanuela Pinheiro]

E aí entrei no programa, no Shell Iniciativa Jovem, foi transformador, assim, no sentido de acompanhar outros negócios que já estavam muito mais desenvolvidos que o meu.

[Vídeo]

Um jovem usa um óculos de realidade virtual. Uma roupa estampada é pendurada em um cabide.

[Glauco Paiva]

O Shell Iniciativa Jovem é um programa de suporte ao empreendedorismo, focado no estado do Rio de Janeiro. O que a Shell faz é oferecer capacitação para jovens que trazem os seus planos de negócio e precisam de algum tipo de mentoria na execução desses planos.

[Texto]

Glauco Paiva, gerente executivo de Relações Externas da Shell Brasil.

[Vídeo]

Imagens de jovens mostrando suas iniciativas dentro do Museu.

 

[Leíse Duarte]

Então eles passam por um processo bem criterioso, nós recebemos em média, por ano, quase mil inscritos, e efetivamente desse processo oitenta são convidados a seguir conosco dentro do meio ambiente empreendedor do Shell Iniciativa Jovem.

[Texto]

Leíse Duarte, assessora de Investimento Social da Shell Brasil.

 

[Vídeo]

Emanuela trabalhando no computador e segurando o Prêmio Shell Iniciativa Jovem.

 

[Emanuela Pinheiro]

Em 2017, o Mulheres do Sul Global ganhou o primeiro lugar na feira do Shell Iniciativa Jovem. Em 2018, a gente foi concorrer ao prêmio Top Ten Innovators, que é uma premiação do Shell LiveWIRE, que elenca os dez negócios mais inovadores do mundo, de todos os programas da Shell.

 

[Vídeo]

Imagens de mulheres conversando e trabalhando no ateliê.

 

[Emanuela Pinheiro]

Fui pra Malásia e foi a experiência da minha vida. Poder compartilhar, sabe, com outros empreendedores do mundo inteiro, foi um aprendizado, assim, que eu nunca vou esquecer.

[Vídeo]

Destaque para uma etiqueta pendurada em um cabide e dos jovens expondo os produtos de suas iniciativas no Museu do Amanhã.

 

[Leíse Duarte]

Na verdade, o Shell Iniciativa Jovem, ele é um programa global de incentivo ao empreendedorismo da Shell, né? E a gente acredita que podemos dividir esse conhecimento que a gente adquiriu, por mais de cem anos aqui no Brasil, com os jovens empreendedores.

[Vídeo]

Rosto da Emanuela entre roupas penduradas. Duas pessoas carregam uma arara.

[Leíse Duarte]

E a Manu é uma tradução do objetivo principal do Iniciativa Jovem, que é trazer realmente um impacto real na vida das pessoas.

 

[Vídeo]

Mulheres organizando as roupas no ateliê. Grupo de pessoas enfileiradas olhando para a câmera e sorrindo como em uma foto.

 

[Emanuela Pinheiro]

Acho que vale dizer também que a situação do refugiado não é uma escolha, né, essas pessoas não escolhem estar aqui, mas, uma vez aqui, é aqui que elas precisam construir uma vida.

 

[Vídeo]

Imagens do Prêmio Shell Iniciativa Jovem.

 

[Leíse Duarte]

Então a gente acredita que esses jovens que estão empreendendo hoje podem construir com a gente um futuro diferente. Melhor, mais sustentável.

 

[Vídeo]

Imagem aérea do Museu do Amanhã.

[Encerramento]

Cartela de encerramento com logo da Shell e o #ORIOTEMESSAENERGIA.

Cartela de encerramento branca com logo da Shell e o #ORIOTEMESSAENERGIA.

[Texto]

Shell.com.br/rio

 

 

A empreendedora Jaciana Melquiades, da Era uma Vez o Mundo, aparece em uma arte gráfica que brinca com o ano 2020. Em texto, “Shell Iniciativa Jovem. Há 20 anos, incentivando ideias que transformam”.

Sonhos em realidade

Aumentar a representatividade negra na sociedade por meio de brinquedos para crianças, com a fabricação e comercialização de bonecas e bonecos afrocentrados. Essa era a ideia da empreendedora Jaciana Melquiades, que tinha um sonho de que seu filho pudesse se ver através de suas brincadeiras.

Com o apoio do Shell Iniciativa Jovem, a Era uma Vez o Mundo se tornou uma realidade. Em 2018, o negócio foi um dos vencedores do programa da Shell de capacitação para empreendedores, que há 20 anos incentiva ideias que transformam. Poucos meses mais tarde, a empresa inaugurou, no Centro do Rio, a primeira loja do país que tem a criança negra como protagonista e a produção afrocentrada como marca registrada.

Faça como a empreendedora Jaciana e transforme seu sonho em realidade!

Na imagem, a logo do Shell Iniciativa Jovem é projetada no hall principal do Museu do Amanhã.
O principal evento relacionado ao programa Shell Iniciativa Jovem acontece no Museu do Amanhã.

O Programa

Incentivar a cultura empreendedora entre jovens, acelerar a criação de negócios sustentáveis e contribuir para a geração de emprego e renda no Rio. Esta é a missão do Shell Iniciativa Jovem, versão brasileira do programa global Shell LiveWIRE, que há quase 20 anos cria oportunidades e reforça o compromisso da Shell com o desenvolvimento sustentável do país.

Principal investimento social da companhia na linha do empreendedorismo e parte do pilar de educação da campanha “O Rio Tem Essa Energia”, o Shell Iniciativa Jovem é um programa de aceleração gratuito, com uma metodologia baseada nas mais modernas ferramentas de negócios. Através de oficinas, palestras e exercícios práticos, a iniciativa estimula jovens do Rio de Janeiro que tenham entre 20 e 34 anos a transformar o ambiente no qual estão inseridos, a partir da criação de uma empresa ética, sustentável e economicamente viável. Com duração de um ano, o programa é dividido em 3 etapas: Laboratório de Ideias, Oficina de Projetos e Fábrica de Negócios. Coordenada pela Shell, a iniciativa é executada pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).

Ao longo de quase duas décadas, mais de 1.000 jovens passaram pelo Shell Iniciativa Jovem. Como resultado, 560 planos de negócios foram criados pelos empreendedores nas mais diferentes áreas, de serviços inovadores em telecomunicações a empreendimentos conectados com o setor de energia. O programa já contribuiu para a geração de mais de 1.300 empregos no Rio de Janeiro, transformando diretamente a realidade de muitas pessoas. Desde sua criação, a Shell já investiu cerca de R$ 15 milhões na iniciativa.

 

Inscreva aqui o seu negócio para o Iniciativa Jovem 2020

Reconhecimento

Como demonstração da relevância do programa, o Shell Iniciativa Jovem conquistou o reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que o considera uma contribuição para o aumento da participação ativa dos jovens na sociedade, ao promover inserção social e protagonismo juvenil. Além disso, também foi eleito o melhor agente de suporte ao empreendedorismo do Brasil e o 3º melhor do mundo pelo UBI Index, instituição sueca de pesquisa que avalia e reúne as melhores incubadoras do mundo.

Para dar suporte técnico e gerencial, a Shell conta com um time de voluntários, parceiros e mentores experientes. Centenas de funcionários da companhia já participaram do programa, integrando a banca de jurados que avalia e seleciona os empreendimentos vencedores a cada ano. Desde sua criação, o Shell Iniciativa Jovem já premiou mais de 40 empreendimentos sustentáveis no Rio, reconhecidos durante a Feira de Negócios, a cerimônia de premiação. O evento acontece no Museu do Amanhã, com a presença de investidores, potenciais parceiros e instituições ligadas ao empreendedorismo. Durante a feira, os empreendedores apresentam seus negócios, trocam experiências e descobrem quais serão as empresas vencedoras daquela edição.

A empreendedora Emanuela Farias, uma mulher branca de cabelos pretos, óculos e um vestido colorido, é fotografada sorrindo na frente do Museu do Amanhã.
O ateliê Mulheres do Sul Global é o empreendimento que a Emanuela Farias criou com o suporte do Shell Iniciativa Jovem

Rede de Empreendimentos Sustentáveis

Ao fim do programa, os empreendimentos passam por uma criteriosa auditoria, feita por entidades independentes que analisam itens como viabilidade, sustentabilidade e aspectos legais do negócio. As empresas aprovadas recebem o selo Shell Iniciativa Jovem Empreendimento Sustentável, que assegura práticas éticas e sustentáveis no mercado. Os empreendedores têm ainda a oportunidade de participar da Rede de Empreendimentos Sustentáveis do Iniciativa Jovem (RESIJ), lançada em 2006. A proposta do grupo é fortalecer as relações institucionais e comerciais entre os negócios criados. Atualmente, a rede é composta por 256 negócios sustentáveis que, só em 2018, tiveram faturamento médio de R$ 60,5 milhões.

Negócios que mudam o mundo

Inserir mulheres refugiadas no mercado de trabalho por meio da costura, levar educação financeira para a população de baixa renda, promover a democratização do acesso à energia em comunidades carentes. Todas essas ideias têm algo em comum – Mulheres do Sul Global e Barkus Educacional, por exemplo, participaram do Shell Iniciativa Jovem e receberam o apoio da companhia para se desenvolverem e se tornarem negócios sustentáveis e de impacto social.

Emanuela Farias teve a ideia de criar um negócio que unisse mulheres e costura depois de realizar trabalhos voluntários na Índia e conhecer de perto o dia a dia da indústria têxtil. Quando voltou para o Brasil, se voluntariou na Caritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, onde passou a ter um olhar atento à situação das mulheres refugiadas no país. Ao ingressar no Shell Iniciativa Jovem, em 2017, a ideia era criar um ateliê de costura para empoderar economicamente mulheres refugiadas. No programa, o empreendimento saiu do papel e se desenvolveu e, hoje, realiza capacitação técnica das participantes, assim como constrói com elas uma jornada empreendedora. Em 2019, o Mulheres do Sul Global inaugurou um ateliê-sede que funciona na Glória, na Zona Sul do Rio.

“Ter trilhado o caminho do Shell Iniciativa Jovem foi uma mudança de vida. Eu tinha uma orientação para o mercado de trabalho e virei a chave, decidi empreender em uma área que eu não dominava. O programa foi fundamental para me realizar como empreendedora e viabilizar um trabalho no qual eu acredito”, relata a empresária.

À esquerda na foto há o Marden Rodrigues, um homem branco, com cabelos curtos, bigode e barba, vestindo uma camisa azul quadriculada. À direita, temos Bia Santos, uma mulher negra, de cabelo crespo, vestindo uma calça vinho e um terno preto. Ambos sorriem para a foto.
Bia Santos e Marden Rodrigues tocam hoje o negócio da Barkus Educacional

Já a Barkus Educacional nasceu da percepção dos fundadores Bia Santos, Marden Rodrigues e Wallace Marques de que tinham situações econômicas diferentes de seus amigos e familiares devido ao contato com fundamentos da educação financeira no colégio. Em 2017, Marden participou do Shell Iniciativa Jovem, que ajudou o projeto a dar um salto até se tornar um negócio de democratização do acesso a conhecimentos de finanças pessoais, com o objetivo de evitar o endividamento e incentivar a população a investir. Hoje, a empresa utiliza uma metodologia própria para desenvolver competências técnicas e socioemocionais relacionadas à educação financeira através de cursos e palestras.

“No Brasil, a gente não sabe lidar muito bem com dinheiro, é um problema cultural cuja mudança nós queremos promover. Dar assistência a grupos minorizados é uma forma de demonstrar que é possível evoluir e crescer e que sonhos grandes podem acontecer. Quando entramos no Shell Iniciativa Jovem, não tínhamos um modelo de negócios estruturado, não entendíamos o mercado. A Shell nos ajudou a ter uma mentalidade profissional, a lidar com metas, métricas, planejamento, parceiros e potenciais clientes. Foi essencial na nossa caminhada”, lembra a empreendedora Bia Santos.

Conheça mais iniciativas sociais da Shell na campanha “O Rio Tem Essa Energia”

Educação

Quando se pensa em futuro, a educação é sempre o primeiro passo.

Inovação

Se tem uma coisa que a Shell e o Rio têm em comum, é a busca constante por inovação.

Cultura

Incentivar a cultura é incentivar o Rio de Janeiro.

Esporte

Com a energia do esporte, o Rio vai mais longe.

Mais sobre Energia e Inovação

Inspirando Inovação

Inovação está no nosso DNA. Trabalhamos para encontrar formas inovadoras para suprir a demanda global de energia respeitando o meio-ambiente.

Parceria com a Junior Achievement

A Shell Brasil e a ONG Junior Achievement fomentam a cultura empreendedora entre jovens em idade escolar.

Você também pode gostar

Estágio Regular

Já pensou em estagiar em uma das maiores empresas de energia do mundo? Com posições para Rio de Janeiro e São Paulo, nosso Programa de Estágio oferece oportunidades em diferentes áreas da companhia.

Nossas Pessoas

Descubra como nossos funcionários contribuem para o nosso sucesso.

Projetos e Iniciativas de Desenvolvimento Sustentável

É importante ganhar e manter a confiança das comunidades onde operamos. Investir em projetos ambientais e sociais é fundamental para tornar nossas operações sustentáveis.