Ir para o conteúdo principal
Uma pessoa pinta, em seu braço, a bandeira com as cores do arco-íris: vermelho , laranja, amarelo, verde, azul e roxo.

TRUEColors

A TRUEColors é a rede de afinidade da Shell Brasil em apoio à comunidade LGBTQIA+. Através de debates e ações direcionadas, busca gerar empatia e proporcionar acolhimento a colaboradores da companhia.

A TRUEColors, lançada em outubro de 2016, é a Rede da Shell Brasil que apoia a comunidade LGBTQIA+. Seu objetivo é promover a Diversidade, Equidade e Inclusão relacionadas à orientação sexual e identidade de gênero. Com o apoio voluntário, a rede conta com um board estruturado.

Pesquisas mostram que funcionários que escondem sua orientação sexual podem perder entre 20% e 30% de sua produtividade. Portanto, a TRUEColors visa criar um ambiente de trabalho livre de preconceito e intolerância, além de proporcionar apoio emocional e profissional aos colaboradores LGBTQIA+.

Isso ocorre através de eventos periódicos para marcar datas importantes da comunidade, sessões de conhecimento e participação ativa na definição da estratégia de Diversidade, Equidade e Inclusão LGBTQIA+ na Shell Brasil.

A TRUEColors também promove o Ally-Buddy, que conecta funcionários LGBTQIA+ com colegas da Shell para troca de experiências e apoio mútuo. Conectando membros da comunidade com pessoas aliadas, que podem mostrar seu apoio usando fitas de crachá personalizadas com as cores da bandeira LGBTQIA+.

A Shell com o Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+, sendo a primeira empresa do setor de energia a integrar o grupo. Para demonstrar seu apoio, o antigo prédio da companhia, na Barra da Tijuca, foi iluminado com as cores do arco-íris durante a assinatura de participação.­

DEPOIMENTOS:

Amanda Raposo

Amanda Raposo (CO-CHAIR)

''Quando fui contratada lá atrás pela Shell Brasil sabia que era importante valorizar a diversidade e a inclusão; tinha alguma (não muita) consciência sobre seus privilégios e talvez até conhecesse um tema ou outro sobre as principais questões LGBTQ+. Mas foi a TRUEColors que verdadeiramente me ensinou o que é ser uma aliada – ouvir quem nem sempre tem a oportunidade de falar, praticar a empatia, desafiar estereótipos e ativamente lutar para quebrar ciclos de preconceitos, dentro e fora do trabalho. Tenho muito orgulho de contribuir para a trajetória da rede, mas, acima de tudo, me sinto sortuda por ter tido a oportunidade de conhecer tantas pessoas inspiradoras através dela – pessoas que tornam meus dias de trabalho mais leves, mais felizes e, claro, mais livres! Obrigada, TRUEColors!''

Yasmin Reis

Yasmin Reis

''A TRUEColors mudou a minha vida. Entrei na Shell em 2015 pensando que ser abertamente lésbica no trabalho nunca seria uma opção. Graças aos fundadores da rede, que abriram o caminho, em 2018 passei a liderar a TRUEColors, vi ideias se concretizarem e muitas mudanças importantes acontecerem nos 6 anos subsequentes, desenvolvemos eventos, projetos para diversidade focado na contratação de pessoas trans e travestis, projetos focados em inclusão e geração de empatia e passamos a ser vistos como exemplo de rede inclusão LGBTQ+ no mercado. Precisamos trabalhar muito e remar contra a maré diariamente para garantir que a Shell impacte não somente os funcionários internos, mas também o mercado de trabalho e a sociedade brasileira na inclusão de pessoas LGBTQ+ em todos os espaços.''

Nara Eppenstein

Nara Eppenstein

''Quando entrei na Shell, ainda como estagiária, meu maior medo era ser verdadeiramente eu, achando que seria julgada ou avaliada de forma diferente. No momento que descobri as Redes de afinidade, em especial a TRUEColors, soube que eu teria um espaço seguro dentro da empresa. A pura existência da TRUEColors e da comunidade que a cerca fez com que eu me sentisse leve e livre para ser quem eu sou. A força que as Redes têm, dentro e fora da Shell, é algo intangível. Realmente faz a diferença no nosso dia a dia.''

Em 2023, a TRUEColors levou o evento em celebração ao IDAHOT para o Museu do Amanhã, reunindo não só funcionários Shell, como de diversas outras empresas do ramo de Oléo e Gás.
Em 2023, a TRUEColors levou o evento em celebração ao IDAHOT para o Museu do Amanhã, reunindo não só funcionários Shell, como de diversas outras empresas do ramo de Oléo e Gás.
No foco, é possível ver duas mulheres. À esquerda, em primeiro plano, desfocado, é possível ver uma pessoa utilizando uma camisa com a identidade visual da TRUEColors.
Todos os anos, a Shell celebra, em 11 de outubro, o “International Coming Out Day”, uma data em que convidamos funcionários e colaboradores a trazerem sua verdadeira essência para o trabalho

Empatia

E para gerar mais empatia com o tema entre todos na organização e trazer cada vez mais pessoas para a discussão, a TRUEColors também promove o Ally-Buddy Program, que conecta um funcionário LGBTQIA+ com outro colega da Shell. Com encontros regulares, eles trocam experiências, compartilham suas histórias e relatam seus desafios.

Para mostrar apoio à iniciativa, funcionários podem usar fitas de crachá personalizadas com as cores da bandeira LGBTQIA+ e espalhar pelo escritório mensagens positivas nas Plaquinhas de Suporte à Comunidade.

Em uma superfície é possível ver várias cordas com as cores da bandeira do arco-íris: vermelho , laranja, amarelo, verde, azul e roxo. Ao centro, uma caixinha leva também as cores da bandeira do orgulho LGBTQIA+, com o logo da Shell por cima e o texto “Eu apoio”.
A Shell foi pioneira ao distribuir, em 2016, porta-crachás com as cores do arco-íris para seus funcionários e colaboradores. Desde lá, foram milhares de unidades distribuídas durante a realização de eventos internos e externos

Conquistas

A TRUEColors faz parte do Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+ e a Shell foi a primeira empresa do setor de energia a integrar o grupo. Na ocasião da assinatura de participação, o antigo prédio da companhia, na Barra da Tijuca, foi iluminado com as cores do arco-íris.

Como reconhecimento pelo envolvimento e compromisso com a temática da Diversidade & Inclusão, a Shell foi premiada, por dois anos consecutivos, no Guia Exame de Diversidade, organizado pela revista Exame em parceria com o Instituto Ethos. A companhia foi vencedora na categoria “Energia”, levando o troféu em 2019 e 2020, evidenciando suas atividades pela inclusão e desenvolvimento de mulheres, negros, pessoas com deficiência e funcionários LGBTQIA+.

Na imagem, é possível ver um prédio, de cerca de 6 andares, iluminado com as cores da bandeira do arco-íris: vermelho , laranja, amarelo, verde, azul e roxo.
O prédio da antiga sede da Shell, no Rio, iluminado com as cores da bandeira do orgulho LGBTQ+ em 2017, após a empresa se tornar a primeira do segmento de energia a assinar a carta-compromisso com o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+

Mais em Diversidade e Inclusão