Lançada em outubro de 2016, a TRUEColors é a rede de afinidade da Shell Brasil de apoio à comunidade LGBTQIA+, dedicada à inclusão e à diversidade sexual e de identidade de gênero na companhia. Pesquisas mostram que funcionários que escondem sua orientação sexual perdem entre 20% e 30% de sua produtividade e que a diversidade e a inclusão promovem vantagens competitivas para os negócios em empresas.

Mais do que proporcionar um debate aberto sobre o tema, o objetivo da rede é que os funcionários estejam confortáveis, em um ambiente de trabalho livre de qualquer tipo de preconceito e intolerância. Para isso, oferece suporte e cria uma agenda para falar sobre orientação sexual, debates em torno de relações familiares e organiza ações regulares de conscientização.

Em maio deste ano, quando é comemorado o Dia Internacional Contra Homofobia, Bifobia e Transfobia, a Shell promoveu um evento que juntou mais de 100 pessoas – entre funcionários da companhia e familiares, profissionais de outras empresas e convidados externos – em uma emocionante sessão online. Em função da pandemia com a COVID-19, o encontro foi realizado virtualmente, com conversas sobre os diferentes formatos de família e os dilemas nas relações dos colaboradores com seus parentes. Em 2019, a celebração desta data reuniu cerca de 50 pessoas no escritório da Shell no Rio de Janeiro.

Empatia

E para gerar mais empatia com o tema entre todos na organização e trazer cada vez mais pessoas para a discussão, a TRUEColors também promove o Ally-Buddy Program, que conecta um funcionário LGBTQIA+ com outro colega da Shell. Com encontros regulares, eles trocam experiências, compartilham suas histórias e relatam seus desafios.

Para mostrar apoio à iniciativa, funcionários podem usar fitas de crachá personalizadas com as cores da bandeira LGBTQIA+ e espalhar pelo escritório mensagens positivas nas Plaquinhas de Suporte à Comunidade.

Em uma superfície é possível ver várias cordas com as cores da bandeira do arco-íris: vermelho , laranja, amarelo, verde, azul e roxo. Ao centro, uma caixinha leva também as cores da bandeira do orgulho LGBTQIA+, com o logo da Shell por cima e o texto “Eu apoio”.
A Shell foi pioneira ao distribuir, em 2016, porta-crachás com as cores do arco-íris para seus funcionários e colaboradores. Desde lá, foram milhares de unidades distribuídas durante a realização de eventos internos e externos

Conquistas

A TRUEColors faz parte do Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+ e a Shell foi a primeira empresa do setor de energia a integrar o grupo. Na ocasião da assinatura de participação, o antigo prédio da companhia, na Barra da Tijuca, foi iluminado com as cores do arco-íris.

Como reconhecimento pelo envolvimento e compromisso com a temática da Diversidade & Inclusão, a Shell foi premiada, por dois anos consecutivos, no Guia Exame de Diversidade, organizado pela revista Exame em parceria com o Instituto Ethos. A companhia foi vencedora na categoria “Energia”, levando o troféu em 2019 e 2020, evidenciando suas atividades pela inclusão e desenvolvimento de mulheres, negros, pessoas com deficiência e funcionários LGBTQIA+.

Mais Em Diversidade E Inclusão

Liderança Feminina

A Shell Women’s Network ajuda no desenvolvimento de carreira das mulheres na companhia e as inspira a se tornarem líderes do amanhã. A rede conta também com importante apoio de homens.

Rede Pela Equidade Racial

Criada em 2019, a B-Power é a rede da Shell Brasil pela equidade racial. Com encontros semanais, ações de empatia e rodas de conversa, o grupo pretende aumentar a representatividade do negro na Shell e no meio empresarial.

Inclusão De Pessoas Com Deficiência

Presente em 14 países, rede de afinidade da Shell promove inclusão de funcionários com deficiência. Acessibilidade e desenvolvimento de carreira fazem parte da agenda da enABLE.