
Shell Talks
Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro aconteceu mais uma edição do Shell Talks, evento proprietário da Shell que visa promover reflexões sobre temas prioritários do país alinhados à estratégia global Powering Progress. O evento - que é livre e gratuito - foi realizado no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. As palestras também foram transmitidas online.
O programa voltou na sua 6ª edição e abordou temas como: segmento de energia, inteligência artificial, diversidade e inclusão e o setor de cultura.
Nova Matriz Energética: O Brasil no Palco Global
O painel de abertura teve como tema “Nova Matriz Energética: O Brasil no Palco Global”, e contou com a participação de Flavio Rodrigues (Shell), Phillipe Casale (Raízen), Cristina Pinho (Conselheira), Elisa Salomão Lage (BNDES) e foi mediado pela jornalista Rosana Jatobá. Os especialistas falaram sobre os dilemas da transição energética derivados do conflito entre Rússia e Ucrânia e a configuração da nova matriz, além do papel do gás natural e biocombustíveis, além da relevância do investimento em tecnologia e inovação no desenvolvimento de projetos de energia renovável.
Inteligência artificial: a nova fronteira?
O segundo painel trouxe para mesa um dos assuntos mais pesquisados e discutidos nos últimos meses: inteligência artificial. No debate, se reuniram Mohamed Sidahmed, Gerente do Hub de Tecnologia Digital/P&D da Shell Brasil, Mohammad Zia, gerente de Tecnologias Emergentes e Políticas Públicas da Meta, Alexandre Viana de Miranda, líder de Operações de Contas para Dados e IA da Microsoft e Paulo Ivson, professor do Departamento de Informática da PUC-Rio, com a moderação de Ronaldo Lemos, advogado especialista em tecnologia.
Diversidade, Equidade e Inclusão: uma visão compartilhada
Com o tema “Diversidade, Equidade e Inclusão: uma visão compartilhada”, o penúltimo painel teve como participantes Mauricio Santos, gerente de Relações com Empregados e com a Indústria da Shell Brasil; Wilson Marcondes, diretor de Tecnologia e Cloud/Sponsor do Color Brave, que é o pilar de raça do programa de DE&I da Accenture do Brasil; Regina Silvestre, gerente sênior de Cultura e D&I da Vivo; e foi mediado por Ana Lucia Melo, diretora-adjunta do Instituto Ethos. A partir dos olhares e experiências bem-sucedidas, os especialistas definiram os valores da diversidade e como eles podem ser traduzidos em benefícios e inspirar ações nas empresas para tornar a sociedade mais justa.
A energia da cultura impulsionando o desenvolvimento
O Shell Talks foi finalizado com o painel “A energia da cultura impulsionando o desenvolvimento”. A Shell é a segunda maior patrocinadora cultural do Brasil, e reconhece a importância da cultura como um pilar essencial da sociedade, por meio do qual nos relacionamos e compartilhamos conhecimento, valores e tradições.O debate teve a participação de Andrea Santos Guimarães (MINC), Isabel de Paula (UNESCO), Jader Rosa (Itaú Cultural), Vilma Lustosa (Festival do Rio) e foi mediado pela jornalista Leila Sterenberg. Os especialistas abordaram qual é o papel da sociedade no cenário cultural e como podemos aproveitar melhor o potencial brasileiro para esta indústria, que movimenta mais de 3% da economia brasileira.