Fundada em 1919 nos Estados Unidos e presente em cerca de 120 países, a Junior Achievement é uma das maiores e mais antigas organizações de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo. No Brasil, a ONG atende, todos os anos, cerca de quatro milhões de estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A parceria entre a Shell e a Junior Achievement teve início em 2000, mesmo ano de criação do Saber Dividir, o programa de voluntariado da companhia. Juntas, elas têm um objetivo comum no Estado do Rio: incentivar a cultura empreendedora entre jovens estudantes e estimular seu desenvolvimento pessoal. Por meio do trabalho voluntário, funcionários da Shell compartilham conhecimento e experiência e agregam valor a três programas da ONG – Miniempresa, Empresário Sombra e Trilha Empreendedora. Voluntários da Shell vão às escolas e têm a oportunidade de impactar positivamente a vida de centenas de jovens, ajudando a despertar seu espírito empreendedor e os qualificando para que possam contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

Durante a pandemia do novo coronavírus, outra frente de atuação foi o projeto-piloto Conectados com Amanhã, organizado para que todos os programas da Junior Achievement fossem adaptados para o meio virtual. A iniciativa proporcionou mentorias de um grupo de voluntários Shell a estudantes da rede pública do Rio de Janeiro sobre carreira e futuro.

Saiba mais sobre as iniciativas que fazem parte da parceria Shell e Junior Achievement:

Miniempresa

Os estudantes do Ensino Médio que participam do Miniempresa têm acesso a uma imersão de 15 semanas, quando aprendem conceitos de mercado, comercialização, produção e livre iniciativa, adquirindo experiência em economia e negócios. As aulas são ministradas por voluntários da Shell e de outras instituições, especializados em carreiras como Recursos Humanos, Finanças e Marketing. Nesses encontros, que duram cerca de três horas, os jovens desenvolvem noções básicas de finanças, recursos humanos, vendas e produção.

Com o subsídio dos estudos, esses alunos conseguem criar suas próprias empresas e desenvolver seus produtos, sempre com o pilar da sustentabilidade. Os funcionários da Shell atuam como mentores dos jovens, contribuindo diretamente para o desenvolvimento e amadurecimento do projeto.

Empresário Sombra

Com foco em estudantes do Ensino Médio, o Empresário Sombra promove a aproximação entre os alunos e as empresas, oferecendo a oportunidade de conhecer mais sobre a companhia e a rotina de um profissional na Shell. Durante um dia, os jovens acompanham a jornada de trabalho de um funcionário, debatem sobre possibilidades de carreira e conhecem de perto como funciona a dinâmica de um time da Shell.

Trilha Empreendedora

A Trilha Empreendedora atende escolas estaduais da rede pública do Rio de Janeiro e oferece aos alunos um caminho de aprendizados durante os três anos do Ensino Médio. A parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) e empresas do setor de energia, incluindo a Shell Brasil, tem o objetivo de desenvolver o olhar empreendedor nos estudantes e oferecer uma troca de experiência e conhecimento com profissionais do mercado.

Os voluntários da Shell, que passam por um processo de capacitação e preparação, ministram aulas em disciplinas como empreendedorismo e educação financeira, que são inseridas no currículo regular das escolas participantes. A frequência do trabalho voluntário varia de acordo com a disponibilidade de cada funcionário, podendo ser desde uma participação de um dia até um envolvimento semanal por seis meses.

Você também pode gostar

Trabalho voluntário

A Shell incentiva seu time de funcionários a dedicar tempo e energia a trabalhos voluntários, dentro e fora do Brasil.

Projetos e Iniciativas de Desenvolvimento Sustentável

É importante ganhar e manter a confiança das comunidades onde operamos. Investir em projetos ambientais e sociais é fundamental para tornar nossas operações sustentáveis.

Sustentabilidade

Contribuir com o desenvolvimento sustentável é atender à crescente demanda global de energia de maneira econômica, social e ambientalmente responsável.