fishmen training
Pescadores reunidos para realização do curso prático do Mar Atento

O “Mar Atento” é um projeto de engajamento e capacitação de pescadores para atuação na resposta à emergência com derramamento de óleo no mar, que visa a segurança e a proteção dos ambientes marinho e costeiro. A iniciativa foi fundada em 2017 pela Shell, em parceria com a Equinor, como ação voluntária de Responsabilidade Social.

O conceito do projeto surgiu a partir de um simulado de resposta à emergência com foco em derramamento de óleo no mar (Oil Spill Response Preparedness) organizado pela Shell em São Francisco de Itabapoana, em 2013, junto à comunidade pesqueira da região. Durante as sessões de engajamento, a Shell identificou o interesse dos pescadores em participar de mais oportunidades na indústria de óleo e gás, sem comprometer as suas raízes tradicionais da pesca. Do lado da indústria, existia a necessidade de fazer um mapeamento dessas embarcações de oportunidade e de estreitar o relacionamento com a comunidade pesqueira para aumentar a conscientização sobre segurança no mar.

fishmen takes barriers
Pescadores lançam barreiras de contenção durante aula prática do Mar Atento

O projeto consiste em duas fases: a “Expo Mar Atento”, que é uma exposição onde os pescadores têm acesso a informações e equipamentos de resposta à emergência; e uma segunda fase de capacitação, teórica e prática, para aqueles que se interessarem pelo assunto e atenderem aos critérios de seleção.

Em 2017, o Mar Atento foi realizado nas cidades de Cabo Frio, RJ, e Marataízes, ES, e teve como resultado a capacitação de 58 pescadores e 105 embarcações.

Mais sobre Sustentabilidade

Nossa abordagem

Contribuir com o desenvolvimento sustentável significa ajudar a atender à crescente demanda global de energia de maneira econômica, social e ambientalmente responsável.

Você também pode gostar

Nossos Negócios

A Shell atua nos segmentos de Upstream, Downstream e Projetos & Tecnologia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável.

Nossa História

Conheça a história global da Shell e dos nossos 100 anos no Brasil, descubra nossos projetos e valores empresariais.

Jogue Limpo

O Jogue Limpo é o sistema de logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes pós-consumo, estruturado e disponibilizado pelos fabricantes, importadores e distribuidores de lubrificantes.

Quilombolas planejam a Fase 3 do Quipea

A comissão dos quilombolas do projeto Quipea se reuniu com a Shell e o Ibama, no município de São Francisco de Itabapoana, RJ,  para discutir a  fase 3 do projeto.