
Rio Open de Tênis
A prática de qualquer esporte promove benefícios que vão além de oferecer uma rotina mais saudável: é uma importante ferramenta de socialização e um instrumento pedagógico para a construção de um futuro melhor. Por isso, a Shell incentiva atividades esportivas, como no caso do patrocínio ao Rio Open de Tênis, maior evento esportivo anual da Cidade do Rio de Janeiro. Em linha com a estratégia global de descarbonização da companhia, o torneio ganha destaque por ser carbono neutro.
Confira como foi o evento em 2022
Título: RIO OPEN 2022
Duração: 4’12”
Descrição: Apresentação do vídeo do projeto Rio Open de Tênis 202, sob o patrocínio oficial da Shell Brasil.
RIO OPEN 2022
Início do filme: Rede de tênis balança suavemente ao vento, com o Pecten “Shell APRESENTA” no centro da tela. Em seguida, vemos o lettering:
FEVEREIRO 2022 RIO OPEN.
Sequência de Imagens em detalhe e em câmera lenta de uma quadra de tênis de saibro sendo cuidadosamente preparada para uma partida.
Sobre essas imagens, ouvimos em OFF a voz de Flavio Rodrigues, VP de Relações Corporativas Shell Brasil, seguida da voz de Márcia Casz, Diretora Rio Open.
Sobre música “Sounds of Shell”, uma imagem aérea da arena do Rio Open vazia funde-se rapidamente com uma imagem da arena lotada.
Em time-lapse, o público chega ao local do evento.
Em time-lapse, imagens aéreas do local do evento e do totem principal onde se lê #RIO OPEN 2022.
De boné, Cristiano Pinto da Costa, Vice-Presidente da Shell Brasil, fala rapidamente, seguido de Alexandra Siqueira, Gerente de Planejamento e Comunicação Externa da Shell Brasil, e Flávio Rodrigues, vice-presidente de Relações Corporativas.
Sobre imagens gerais do público e aéreas da quadra principal, ouvimos a voz em OFF de João Corbellini, Gerente de Operações de Bijupirá e Salema.
Agora vemos João Corbellini falando em ON, de boné, sentado e com as mãos no joelho.
Novas imagens gerais em câmera lenta das instalações do evento, do público e dos diretores da Shell que acabaram de falar.
De pé na entrada do evento, Fábio Gaspar, Diretor Tributário da Shell Brasil, dá seu depoimento, alternado com imagens gerais do evento e do público.
De pé, à noite e em meio ao público, agora é Luiz Oliveira, Assessor Sênior de Parcerias Estratégicas da Shell Brasil, quem fala. Ao lado de sua imagem, surge o lettering que reforça a informação: “QUARTA VEZ CONSECUTIVA”.
Depoimento de Luiz passa a ser em OFF, coberto por imagens da câmera passeando pelas instalações do Rio Open 2022. Em destaque, novos letterings reforçam as informações: “GERAR RECURSOS E RENDA”
Numa das quadras de tênis iluminada ao entardecer, a diretor do Rio Open, Márcia Casz, dá novo depoimento. No lettering, aparece a informação: MAIS DE 100 MILHÕES NA ECONOMIA DO ESTADO”.
Numa das quadras de tênis, de dia, André Araújo, Presidente da Shell Brasil, dá seu depoimento. Sua imagem alterna com imagem de um painel luminoso da Shell onde se lê a hashtag #ENERGIAQUEVEMDAGENTE
Novo trecho de depoimento de Alexandra Siqueira, Gerente de Planejamento e Comunicação Externa da Shell Brasil, alternando sua imagem em ON com sequência de imagens das ações de ativação e marketing realizadas pela Shell junto ao público do evento e em divulgações em outdoors e painéis espalhados pelas ruas do Rio de Janeiro.
Pequeno clip com imagens aéreas noturnas do Rio Open. Em OFF, ouvimos novamente Luiz Oliveira, Assessor Sênior de Parcerias Estratégicas da Shell Brasil. Ele logo aparece em ON, ao lado dos letterings de reforço: EMISSÃO DE CARBONO / TRANSIÇÃO ENERGÉTICA.
Márcia Casz falando.
André Araújo falando.
Cristiano Pinto da Costa falando.
Luiz Oliveira falando.
Sobre a voz de Luiz, vemos imagens de alimentos sendo vendidos na área gastronômica. Detalhes de fatias de pizzas e empanadas.
Em câmera lenta, jovens do Programa Shell de Iniciação Científica posam para a câmera.
Sobre as vozes alternadas de Márcia Casz e André Araújo, vemos os jovens do programa caminhando pelo evento e assistindo aos jogos das arquibancadas.
Do alto, câmera mostra a geometria perfeita das linhas de uma quadra de tênis de saibro.
Em câmera lenta, diretores da Shell jogam tênis na quadra. Vemos detalhes de raquetes batendo na bola, pés arrastando no chão, bolas batendo na rede, e os jogadores rindo e se divertindo.
Com Márcia Casz falando em OFF, vemos imagens do totem do evento todo iluminado, à noite, seguido de imagem aérea da quadra principal também à noite, lotada de torcedores e com um jogo se desenrolando lá embaixo.
Os diretores da Shell voltam a se alternar falando, em meio a imagens de congraçamento entre as pessoas que trabalharam no evento.
Alexandra Siqueira segura uma bola de tênis, enquanto vemos os letterings de reforço: IMPULSIONA A VIDA / IMPULSIONA O PROGRESSO.
Jovens do Programa Shell de Iniciação Científica posam para fotos de um telefone celular.
Imagens dos depoimentos de Alexandra e Cristiano vão se alternando rapidamente na tela.
André volta a falar, com os letterings de reforço: TECNOLOGIA/ DIVERSIDADE E INCLUSÃO.
Com depoimento de André agora em OFF, vemos imagens de objetos e camisas usadas no Rio Open com a marca da Shell.
Sobre imagem aérea geral do local do evento ao entardecer, mostrando toda a área do Jóquei Clube com a Lagoa Rodrigo de Freitas ao fundo, aparecem os letterings: SHELL, PATROCINADORA OFICIAL DO RIO OPEN 2022.
Câmera sobe, mostrando o céu azul com belo arco-íris à esquerda. Entra o lettering “#ENERGIAQUEVEMDAGENTE”, enquanto o céu com o arco-íris toma toda a tela.
A tela fica branca, entra o pecten da Shell e o endereço shell.com.br/rioopen.
FIM
Considerado o principal campeonato de tênis da América do Sul, o Rio Open é também o maior evento esportivo do calendário anual da Cidade Maravilhosa, contribuindo diretamente para a criação de empregos e renda na região, além do forte incentivo ao turismo. Segundo os organizadores, o torneio costuma impactar mais de R$ 110 milhões na economia do Rio de Janeiro e será exibido ao vivo para mais de 145 países.
Em 2023, a Shell é pela 5ª vez patrocinadora do Rio Open de Tênis. Essa edição acontece de 18 a 26 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, na Zona Sul carioca. Entre as presenças confirmadas, está a nova estrelas do tênis, Carlos Alcaraz, número 1 do mundo e último vencedor do torneio. Para este ano, a expectativa é de que 30% do público presente seja de fora do Rio, e os ingressos já estão esgotados.
A Shell estará presente em duas áreas no evento. O nosso estande terá uma comunicação comemorativa dos 110 anos da empresa no Brasil, e como de habitual, levaremos inovação e interação para todo o público. Nesta edição, estaremos também com um espaço no exclusivo Corcovado Club.

Arquibancada lotada no ultimo dia de evento em 2022
E o espetáculo não se encerra nas quadras de saibro. O Rio Open segue investindo em ações socioambientais. No pilar voltado ao meio ambiente, o evento se destaca como carbono neutro, inclusive com reconhecimento da ONU. Além dos jogos, as emissões de CO2 relacionadas ao deslocamento do público podem ser neutralizadas, sem custo adicional. A iniciativa está totalmente conectada à estratégia global da Shell, a Powering Progress (traduzido para português como Impulsionando o Progresso), através da qual a companhia se compromete publicamente a ser uma empresa de zero emissões líquidas até 2050, em linha com a demanda da sociedade e o Acordo de Paris.
No âmbito social, o torneio apoia projetos ligados ao tênis desde sua primeira edição. Por ano, são mais de 600 crianças e adolescentes atendidos nas ações sociais, levando cidadania e inclusão para jovens. Como patrocinadora do Rio Open, a Shell espera avançar no seu propósito de impulsionar vidas, no Rio e Brasil afora. O patrocínio é parte de um robusto portfólio da Shell na frente social, com muitos investimentos no esporte, na cultura, na educação científica e no empreendedorismo.
Para saber mais sobre o Rio Open de Tênis, visite: www.rioopen.com
Rio Open e a Energia que Vem da Gente
O patrocínio ao Rio Open está debaixo do guarda-chuva da nossa campanha Energia que Vem da Gente, inspirada na energia que só a gente tem, reconhecendo e respeitando a trajetória de cada um. A campanha corporativa, lançada em 2021, busca ressaltar o olhar para um futuro melhor, tendo histórias de diversidade como pano de fundo. A pluralidade brasileira forma a essência da nossa companhia e também do Rio Open, com a energia e potência de cada um que faz o evento acontecer.
A campanha Energia que Vem da Gente reconhece a força dessas histórias individuais que, somadas, fazem nossos planos se tornarem realidade e nos ajudam na missão de impactar positivamente a vida de muita gente.
Conheça a potência da energia que vem da gente, que só a Shell Brasil tem: www.shell.com.br/energiaquevemdagente
Serviço do Rio Open de Tênis 2022
Data: 18 a 26 de fevereiro de 2023
Local: Jockey Club Brasileiro – Rua Mario Ribeiro, 410 - Lagoa
Site: https://rioopen.com/
Destaques
QUIPEA
Um projeto para fortalecer os laços, a identidade de resistência e a participação de comunidades quilombolas nas decisões sobre o seu território.
Programa Shell de Educação Científica
O Programa Shell de Educação Científica reconhece ideias disruptivas e inovadoras, de professores e estudantes, rumo a um futuro melhor para todos. Conheça o Programa.