
Rio Open de Tênis
A prática de qualquer esporte promove benefícios que vão além de oferecer uma rotina mais saudável: é uma importante ferramenta de socialização e um instrumento pedagógico para a construção de um futuro melhor. Por isso, a Shell incentiva atividades esportivas, como no caso do patrocínio ao Rio Open de Tênis, maior evento esportivo anual da Cidade do Rio de Janeiro. Em linha com a estratégia global de descarbonização da companhia, o torneio ganha destaque por ser carbono neutro.
Título: Shell Rio Open
Duração: 2’31”
Descrição: Video apresentando a relação da Shell com o evento de tênis Rio Open e o projeto social Tênis na Lagoa.
Transcrição do vídeo Shell Rio Open
[Música de fundo]
Ouvimos uma música empolgante, com a assinatura sonora da Shell.
[Gravação em vídeo]
Imagens abertas de uma quadra de tênis.
[Letreiro]
Logo da Shell
[Alexandre Borges on fala]
O esporte mudou muito minha vida. Respeito ao próximo, a ética, coordenação motora, o foco, determinação. E o que o tênis me deu, eu queria dar de volta.
[Gravação em vídeo]
Imagens de um professor de tênis arrumando uma raquete. Detalhe dos pés de um jogador de tênis. Um professor e um aluno de tênis se cumprimentam. Uma outra pessoa aparece rebatendo uma bola.
[Letreiro]
Todas as imagens deste vídeo foram feitas em janeiro de 2020, antes do início da epidemia do coronavírus.
[Cristiano Pinto da Costa on fala]
Para mim, o esporte é fundamental na vida de qualquer pessoa. E a nossa responsabilidade social, com vários programas associados ao esporte em parceria com a comunidade encaixa bastante com os pilares do Rio Open.
[Letreiro]
Cristiano Pinto da Costa, Vice-Presidente executivo da Shell Brasil
[Gravação em vídeo]
Imagens de Cristiano jogando uma partida de tênis.
[Flavio Rodrigues on fala]
O Rio Open, ele se enquadra nesse contexto porque é um evento âncora para a nossa campanha de comunicação da Shell aqui no Estado do Rio, já de longa data, há mais de cem anos, que procura incluir e incentivar vários projetos sociais que trazem da comunidade, algumas crianças que não tiveram oportunidade de se incluir, então eu acho que é fantástico e a gente super apoia.
[Letreiro]
Flavio Rodrigues, Vice-Presidente de Relações Corporativas da Shell Brasil
[Gravação em vídeo]
Imagens variadas de Cristiano e Flavio jogando uma partida de tênis. Imagens de outras áreas do evento Rio Open.
[Antônio Vitor Monteiro on fala]
Eu estou no Rio Open e isso me inspira muito, porque pode me ajudar, de alguma forma, a subir meu nível, a melhorar meu estilo de jogo.
[Letreiro]
Antônio Vitor Monteiro, Aluno do Projeto Tênis na Lagoa e boleiro no Rio Open 2020
[Gravação em vídeo]
Imagens variadas de Antônio Vitor Monteiro jogando tênis.
[Alexandre Borges on fala]
Para mim, é como se fosse um filho, está aos poucos crescendo no esporte e na vida também, porque é um dos melhores da escola dele. Quero que vá mais. O mundo tá aí.
[Letreiro]
Alexandre Borges, Idealizador, professor e coordenador do Projeto Tênis na Lagoa
[Gravação em vídeo]
Imagens de Alexandre Borges e Antônio Vitor Monteiro caminhando juntos pelas quadras do Rio Open.
[Letreiro]
O projeto social Tênis na Lagoa é apoiado pelo Rio Open
[Antônio Vitor Monteiro on fala]
Eu conheci o projeto Tênis na Lagoa passando todo dia pela quadra. Aí, o Alexandre sempre falava com a minha mãe para eu fazer uma aula experimental. Eu acabei gostando, até chegar na equipe de competição.
[Gravação em vídeo]
Imagens de Antônio Vitor Monteiro jogando tênis.
[Alexandre Borges on fala]
O projeto surgiu para dar oportunidade às crianças que não teriam essa opção de conhecer o esporte que eu amo, que é o tênis. Hoje, o projeto já atendeu uma média de quatro mil crianças que moram em comunidades, estudam em colégio ou escola pública ou é bolsista de escola particular, ao longo de 16 anos.
[Gravação em vídeo]
Imagens de Alexandre Borges jogando tênis.
[Cristiano Pinto da Costa on fala]
Acho que o Rio Open tem a parte de contribuição, principalmente para as crianças. Desvia a atenção delas e desvia o foco delas para uma coisa extremamente saudável.
[Gravação em vídeo]
Imagens de pessoas jogando tênis.
[Flavio Rodrigues on fala]
É um evento extremamente importante, não só para trazer o conceito do esporte para reflexão da sociedade carioca, mas também para poder movimentar a economia do Estado,que também é importante.
[Gravação em vídeo]
Imagens de pessoas jogando tênis.
[Antônio Vitor Monteiro on fala]
Meu sonho é ser um jogador profissional e eu me vejo jogando o Rio Open e outros torneios, disputando com os maiores jogadores, e eu entre eles.
[Letreiro]
Shell, patrocinadora oficial do Rio Open
Considerado o principal campeonato de tênis da América do Sul, o Rio Open é também o maior evento esportivo do calendário anual da Cidade Maravilhosa, contribuindo diretamente para a criação de emprego e renda na região, além do forte incentivo ao turismo. O torneio costuma gerar mais de R$ 100 milhões para a economia, segundo dados dos organizadores.
Em 2022, a Shell é pela 4ª vez patrocinadora do Rio Open de Tênis. Essa edição acontece de 12 a 20 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, na Zona Sul carioca. Depois de um ano sem evento, a organização segue todos os protocolos sanitários vigentes no município para garantir a segurança de todos. Para este ano, a expectativa é de que 40% do público presente seja de fora do Rio.

Arquibancada lotada no último dia de evento.
E o espetáculo não se encerra nas quadras de saibro. O Rio Open segue investindo em ações socioambientais. No pilar voltado ao meio ambiente, o evento se destaca como carbono neutro, inclusive com reconhecimento da ONU. Além dos jogos, as emissões de CO2 relacionadas ao deslocamento do público podem ser neutralizadas, sem custo adicional. A iniciativa está totalmente conectada à estratégia global da Shell, a Powering Progress (traduzido para português como Impulsionando o Progresso), através da qual a companhia se compromete publicamente a ser uma empresa de zero emissões líquidas até 2050, em linha com a demanda da sociedade e o Acordo de Paris.
No âmbito social, o torneio apoia projetos ligados ao tênis desde sua primeira edição. Por ano, são mais de 600 crianças e adolescentes atendidos nas ações sociais, levando cidadania e inclusão para jovens. Como patrocinadora do Rio Open, a Shell espera avançar no seu propósito de impulsionar vidas, no Rio e Brasil afora. O patrocínio é parte de um robusto portfólio da Shell na frente social, com muitos investimentos no esporte, na cultura, na educação científica e no empreendedorismo.
Para saber mais sobre o Rio Open de Tênis, visite: www.rioopen.com
Rio Open e a Energia que Vem da Gente
O patrocínio ao Rio Open está debaixo do guarda-chuva da nossa campanha Energia que Vem da Gente, inspirada na energia que só a gente tem, reconhecendo e respeitando a trajetória de cada um. A campanha corporativa, lançada em 2021, busca ressaltar o olhar para um futuro melhor, tendo histórias de diversidade como pano de fundo. A pluralidade brasileira forma a essência da nossa companhia e também do Rio Open, com a energia e potência de cada um que faz o evento acontecer.
A campanha Energia que Vem da Gente reconhece a força dessas histórias individuais que, somadas, fazem nossos planos se tornarem realidade e nos ajudam na missão de impactar positivamente a vida de muita gente.
Conheça a potência da energia que vem da gente, que só a Shell Brasil tem: www.shell.com.br/energiaquevemdagente
Serviço do Rio Open de Tênis 2022
Data: 12 a 20 de fevereiro de 2022
Local: Jockey Club Brasileiro – Rua Mario Ribeiro, 410 – Lagoa
Site oficial: www.rioopen.com
Destaques
QUIPEA
Um projeto para fortalecer os laços, a identidade de resistência e a participação de comunidades quilombolas nas decisões sobre o seu território.
Programa Shell de Educação Científica
O Programa Shell de Educação Científica reconhece ideias disruptivas e inovadoras, de professores e estudantes, rumo a um futuro melhor para todos. Conheça o Programa.