Título: Shell Rio Open

Duração: 2’31”

Descrição: Video apresentando a relação da Shell com o evento de tênis Rio Open e o projeto social Tênis na Lagoa.

Transcrição do vídeo Shell Rio Open

[Música de fundo]

Ouvimos uma música empolgante, com a assinatura sonora da Shell.

[Gravação em vídeo]

Imagens abertas de uma quadra de tênis.

[Letreiro]

Logo da Shell

[Alexandre Borges on fala]

O esporte mudou muito minha vida. Respeito ao próximo, a ética, coordenação motora, o foco, determinação. E o que o tênis me deu, eu queria dar de volta.

[Gravação em vídeo]

Imagens de um professor de tênis arrumando uma raquete. Detalhe dos pés de um jogador de tênis. Um professor e um aluno de tênis se cumprimentam. Uma outra pessoa aparece rebatendo uma bola.

[Letreiro]

Todas as imagens deste vídeo foram feitas em janeiro de 2020, antes do início da epidemia do coronavírus.

[Cristiano Pinto da Costa on fala]

Para mim, o esporte é fundamental na vida de qualquer pessoa. E a nossa responsabilidade social, com vários programas associados ao esporte em parceria com a comunidade encaixa bastante com os pilares do Rio Open.

[Letreiro]

Cristiano Pinto da Costa, Vice-Presidente executivo da Shell Brasil

[Gravação em vídeo]

Imagens de Cristiano jogando uma partida de tênis.

[Flavio Rodrigues on fala]

O Rio Open, ele se enquadra nesse contexto porque é um evento âncora para a nossa campanha de comunicação da Shell aqui no Estado do Rio, já de longa data, há mais de cem anos, que procura incluir e incentivar vários projetos sociais que trazem da comunidade, algumas crianças que não tiveram oportunidade de se incluir, então eu acho que é fantástico e a gente super apoia.

[Letreiro]

Flavio Rodrigues, Vice-Presidente de Relações Corporativas da Shell Brasil

[Gravação em vídeo]

Imagens variadas de Cristiano e Flavio jogando uma partida de tênis. Imagens de outras áreas do evento Rio Open.

[Antônio Vitor Monteiro on fala]

Eu estou no Rio Open e isso me inspira muito, porque pode me ajudar, de alguma forma, a subir meu nível, a melhorar meu estilo de jogo.

[Letreiro]

Antônio Vitor Monteiro, Aluno do Projeto Tênis na Lagoa e boleiro no Rio Open 2020

[Gravação em vídeo]

Imagens variadas de Antônio Vitor Monteiro jogando tênis.

[Alexandre Borges on fala]

Para mim, é como se fosse um filho, está aos poucos crescendo no esporte e na vida também, porque é um dos melhores da escola dele. Quero que vá mais. O mundo tá aí.

[Letreiro]

Alexandre Borges, Idealizador, professor e coordenador do Projeto Tênis na Lagoa

[Gravação em vídeo]

Imagens de Alexandre Borges e Antônio Vitor Monteiro caminhando juntos pelas quadras do Rio Open.

[Letreiro]

O projeto social Tênis na Lagoa é apoiado pelo Rio Open

[Antônio Vitor Monteiro on fala]

Eu conheci o projeto Tênis na Lagoa passando todo dia pela quadra. Aí, o Alexandre sempre falava com a minha mãe para eu fazer uma aula experimental. Eu acabei gostando, até chegar na equipe de competição.

[Gravação em vídeo]

Imagens de Antônio Vitor Monteiro jogando tênis.

[Alexandre Borges on fala]

O projeto surgiu para dar oportunidade às crianças que não teriam essa opção de conhecer o esporte que eu amo, que é o tênis. Hoje, o projeto já atendeu uma média de quatro mil crianças que moram em comunidades, estudam em colégio ou escola pública ou é bolsista de escola particular, ao longo de 16 anos.

[Gravação em vídeo]

Imagens de Alexandre Borges jogando tênis.

[Cristiano Pinto da Costa on fala]

Acho que o Rio Open tem a parte de contribuição, principalmente para as crianças. Desvia a atenção delas e desvia o foco delas para uma coisa extremamente saudável.

[Gravação em vídeo]

Imagens de pessoas jogando tênis.

[Flavio Rodrigues on fala]

É um evento extremamente importante, não só para trazer o conceito do esporte para reflexão da sociedade carioca, mas também para poder movimentar a economia do Estado,que também é importante.

[Gravação em vídeo]

Imagens de pessoas jogando tênis.

[Antônio Vitor Monteiro on fala]

Meu sonho é ser um jogador profissional e eu me vejo jogando o Rio Open e outros torneios, disputando com os maiores jogadores, e eu entre eles.

[Letreiro]

Shell, patrocinadora oficial do Rio Open

Considerado o principal campeonato de tênis da América do Sul, o Rio Open é também o maior evento esportivo do calendário anual da Cidade Maravilhosa, contribuindo diretamente para a criação de emprego e renda na região, além do forte incentivo ao turismo. O torneio costuma gerar mais de R$ 100 milhões para a economia, segundo dados dos organizadores.

Em 2022, a Shell é pela 4ª vez patrocinadora do Rio Open de Tênis. Essa edição acontece de 12 a 20 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, na Zona Sul carioca. Depois de um ano sem evento, a organização segue todos os protocolos sanitários vigentes no município para garantir a segurança de todos. Para este ano, a expectativa é de que 40% do público presente seja de fora do Rio.

E o espetáculo não se encerra nas quadras de saibro. O Rio Open segue investindo em ações socioambientais. No pilar voltado ao meio ambiente, o evento se destaca como carbono neutro, inclusive com reconhecimento da ONU. Além dos jogos, as emissões de CO2 relacionadas ao deslocamento do público podem ser neutralizadas, sem custo adicional. A iniciativa está totalmente conectada à estratégia global da Shell, a Powering Progress (traduzido para português como Impulsionando o Progresso), através da qual a companhia se compromete publicamente a ser uma empresa de zero emissões líquidas até 2050, em linha com a demanda da sociedade e o Acordo de Paris.

No âmbito social, o torneio apoia projetos ligados ao tênis desde sua primeira edição. Por ano, são mais de 600 crianças e adolescentes atendidos nas ações sociais, levando cidadania e inclusão para jovens. Como patrocinadora do Rio Open, a Shell espera avançar no seu propósito de impulsionar vidas, no Rio e Brasil afora. O patrocínio é parte de um robusto portfólio da Shell na frente social, com muitos investimentos no esporte, na cultura, na educação científica e no empreendedorismo.

Para saber mais sobre o Rio Open de Tênis, visite: www.rioopen.com

Rio Open e a Energia que Vem da Gente

O patrocínio ao Rio Open está debaixo do guarda-chuva da nossa campanha Energia que Vem da Gente, inspirada na energia que só a gente tem, reconhecendo e respeitando a trajetória de cada um. A campanha corporativa, lançada em 2021, busca ressaltar o olhar para um futuro melhor, tendo histórias de diversidade como pano de fundo. A pluralidade brasileira forma a essência da nossa companhia e também do Rio Open, com a energia e potência de cada um que faz o evento acontecer.

A campanha Energia que Vem da Gente reconhece a força dessas histórias individuais que, somadas, fazem nossos planos se tornarem realidade e nos ajudam na missão de impactar positivamente a vida de muita gente.

Conheça a potência da energia que vem da gente, que só a Shell Brasil tem: www.shell.com.br/energiaquevemdagente

Destaques

QUIPEA

Um projeto para fortalecer os laços, a identidade de resistência e a participação de comunidades quilombolas nas decisões sobre o seu território.

Programa Shell de Educação Científica

O Programa Shell de Educação Científica reconhece ideias disruptivas e inovadoras, de professores e estudantes, rumo a um futuro melhor para todos. Conheça o Programa.