Nossa estratégia
Entenda a nossa estratégia
A agenda de patrocínios da Shell Brasil tem como objetivo reforçar o compromisso da companhia com a sociedade e fomentar um futuro melhor, o que se traduz na estratégia global Powering Progress – Impulsionando o Progresso, baseada em quatro pilares: alcançar emissões líquidas zero até 2050, impulsionar vidas, gerar valor para as partes interessadas e respeitar a natureza.
Através das Leis Federais de Incentivo à Cultura (LIC) e ao Esporte (LIE), a Shell Brasil realiza patrocínios alinhados à sua estratégia. Para tanto, os projetos devem ter aderência a algum dos pilares:
1. ALCANÇAR EMISSÕES LÍQUIDAS ZERO
- Temáticas sobre transição energética e/ou energia renovável.
- Ações para redução das emissões líquidas de carbono.
2. IMPULSIONAR VIDAS
- Iniciativa que tenham como foco a educação científica (áreas STEM)
- Diversidade e Inclusão como atributos centrais.
- Ações que promovam o desenvolvimento humano.
- Temáticas sobre inovação e tecnologia nas artes.
3. GERAR VALOR PARA AS PARTES INTERESSADAS
- Realizações nas áreas de influência da Shell.
- Atributos que agreguem valor à marca Shell.
4. RESPEITAR A NATUREZA
- Contribuição positiva para a biodiversidade.
- Ações de Sustentabilidade.
Para solicitar patrocínio, inscreva seu projeto em LINK.
Projetos culturais
Conheça os projetos que apoiamos em 2023:
Projetos Culturais (Lei Federal de Incentivo à Cultura - LIC)
1. Armazém da Utopia
Restauro do Armazém 6, tombado como Patrimônio Imaterial da cidade e estado do Rio de Janeiro, para transformação em um complexo cultural, construção de teatro, salas de ensaio, apartamentos, lanchonete e rua para acesso público. Além disso, estão previstos uma programação com eventos culturais no galpão, laboratórios criativos, residências artísticas para coletivos e grupos. O espaço é pautado por forte atuação em projetos de democratização do acesso, de inclusão social, de formação e capacitação, atendendo a todo o estado.
Pronac 201858
2. Back 2 Black
O B2B é um dos principais eventos culturais brasileiros em diversidade cultural e relevância para a divulgação da cultura negra e da mistura de culturas oriundas da matriz africana. Surgiu no Rio de Janeiro em 2009 e, em sua edição 2023, contará com conferências, exposições fotográficas, contação de histórias, shows de música, gastronomia, exibição de filmes, palestras no Parque Madureira, Armazém da Utopia e MUHCAB (Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira).
Pronac 221270
3. Bienal Internacional do Livro Rio 2023
A Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro é o maior evento literário e cultural do Brasil. Há 40 anos investe no hábito da leitura e ao acesso aos meios de difusão do conhecimento e educação de qualidade. Em 2023 serão 10 dias de feira, atividades e ações educativas para escolas públicas, oferecendo uma programação cultural de qualidade para seu público.
Pronac 221301
4. Complexo Cultural do Choro de Brasília
O complexo arquitetônico que abriga o Clube do Choro de Brasília e a Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello é um importante equipamento cultural da capital brasileira, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e tombado pelo Governo do Distrito Federal como Patrimônio Imaterial de Brasília. Esse projeto irá maximizar as ações do Complexo Cultural do Choro de Brasília, transformando-o no maior centro de aprendizagem e difusão do Choro.
Pronac 210076
5. CowParade
A CowParade é um evento de arte a céu aberto e tem como objetivo democratizar a arte através da inclusão cultural. As obras são expostas em vias públicas. Mais de 500 milhões de pessoas já se depararam com pelo menos uma das obras das 97 edições da CowParade realizadas em 33 países. Ao final de cada edição, é realizado um leilão beneficente com o propósito de arrecadar recursos para Institutos e ONGs locais. O evento acontecerá pela primeira vez no Espírito Santo e terá 60 esculturas feitas por artistas locais, as quais serão expostas em Vitória e Vila Velha em locais públicos e privados, com acesso livre para interação.
Pronac 194147
6. Festival de Música Erudita do ES
O Festival de Música Erudita do Espírito Santo tem o objetivo de promover a música erudita como possibilidade de desenvolvimento humano e econômico. Além das apresentações artísticas, conta com o projeto “Itinerante”, que oferta concertos em praias, praças, escolas da rede pública de ensino, patrimônios históricos e casas de repouso. Além disso, possui projetos de formação e aperfeiçoamento profissional intensivo para estudantes e profissionais de ópera.
Pronac 220753
7. Festival do Rio
O Festival do Rio foi criado em 1999 e, desde então, se firmou como uma das principais mostras de cinema do calendário mundial e uma das maiores vitrines da produção brasileira. É destino obrigatório para os principais destaques cinematográficos do ano. São 10 dias de programação com diferentes mostras e exibições em salas de cinema espalhadas por toda cidade do Rio de Janeiro, além de ações educativas e o Rio Market, área de negócios do Festival do Rio.
Pronac 205068
8. Festival Sinfônico
O Festival Sinfônico é o trabalho de popularização da música sinfônica realizado há 37 anos pela Orquestra Filarmônica de Brasília. Trata-se de um grande festival de música erudita com apresentações da Orquestra Filarmônica de Brasília e convidados de renome da música brasileira para um público estimado de 9 mil pessoas durante os 3 dias de evento. Além disso, está prevista a produção de um curta metragem de caráter cultural.
Pronac 193988
9. Festival TOCA
O TOCA é um festival de atrações musicais nos segmentos canção e instrumental, que valoriza a diversidade da música brasileira em todas as suas variações. Em sua edição 2023, homenageará a Dona Ivone Lara.
A programação inclui premiações para melhores composições, shows, debates e atividades formativas nas áreas de economia da cultura, gestão, produção cultural e criação, focadas na diversidade de linguagem, de sotaque e de gênero/ igualdade racial. Dedicada ao universo feminino, o evento reunirá diferentes gerações musicais, novos talentos e artistas renomadas.
Pronac 204623
10. Flup 2023
A FLUP – Festa Literária das Periferias é um festival de poesia oral internacional cuja principal característica é acontecer em territórios tradicionalmente excluídos dos programas literários, na cidade do Rio de Janeiro. Em seus 10 dias de atividades, o festival garante espaço para autores e produtores de conteúdo periféricos, em sua maioria negros. Nesse período, há uma programação com mesas de debates, esquetes literárias, batalha de rimas e mesa de glosas, entre outras ações. Nascida em 2012, a FLUP passou pelo Morro dos Prazeres, Vigário Geral, Babilônia/Chapéu Mangueira, Cidade de Deus e Vidigal, até chegar ao centro da cidade, na Biblioteca Parque Estadual e no Museu de Arte do Rio de Janeiro.
Em sua 13ª edição pretende ocupar localidade periféricas e atividades na região portuária.
Pronac 221208
11. Instituto Inhotim
O Instituto Inhotim é um museu a céu aberto com 140 hectares de área de visitação com coleções de arte contemporânea e botânica em Minas Gerais. O patrocínio prevê a manutenção do plano anual de Inhotim, além de três projetos específicos: um com foco em arte contemporânea (Galeria Praça, Galeria Lago e Galeria Fonte com exposições inéditas dentro do projeto “Adbias Nascimento e o Museu de Arte Negra”); um em meio ambiente (19a Semana do Meio Ambiente Inhotim) e outro educativo (Laboratório Inhotim).
Pronac 203525
12. Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã é um museu de ciências localizado no Rio de Janeiro. O patrocínio prevê a manutenção do plano anual de atividades do museu com oferta de uma programação com exposições permanentes e temporárias, eventos culturais, projetos de pesquisas e programas educativos e de formação, como o Mulheres na Ciência. A Shell assina também o Observatório do Amanhã, que funciona como um radar do Museu do Amanhã, recebendo e repercutindo informações de centros produtores de conhecimento em ciência, cultura e tecnologia do Brasil e do mundo.
Pronac 203267
13. Museu Nacional de Belas Artes
Ações de revitalização no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), localizado no Rio de Janeiro. As execuções do projeto se constituem em: revitalização das salas de exposição permanente, com serviços de conservação de acervo expositivo; requalificação do arquivo histórico (incluindo tratamento e organização documental) e contratação de projetos executivos para nova reserva técnica, para o retrofit de nova climatização e para a reforma do telhado da galeria do século XXI.
Pronac 221019
14. NOVA
NOVA é uma exposição internacional de arte e tecnologia de grande porte, que acontecerá bianualmente. Tem o objetivo de abraçar alguns dos desafios relacionados ao desenvolvimento mundial e o avanço contemporâneo das produções em arte e tecnologia. Um dos grandes diferenciais é criar um ambiente expositivo para o visitante ter a sua disposição equipamentos adequados com tecnologia de ponta; possibilitando a interação, a imersão e a vivência das obras expostas em seus conteúdos. Serão apresentadas cerca de 230 obras para uma área de aproximadamente 1.000 m² em estrutura no entorno da Praça Mauá, no Rio de Janeiro, que abarcará também a exposição Supercriatividade na Era da Inteligência Artificial.
Pronac 200516
15. Orquestra Parassinfônica de São Paulo (Temporada 2023)
Fundada em 2022, é a primeira Orquestra Parassinfônica do mundo e envolve a participação de 250 pessoas (20 a 30% pessoas sem deficiência, crianças, adolescentes e adultos). Para seu segundo ano, realizará nova convocação, aulas ao longo do ano (realizadas na OSESP) e temporada de concertos ao fim, com um concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Pronac 220648
16. Orquestra Sinfônica Brasileira - 2023
A Fundação OSB é patrimônio imaterial cultural do Rio de Janeiro e dos brasileiros. Mais do que uma orquestra, é uma instituição atuante em prol da democratização da cultura e da educação. São compromissos da OSB para 2023: a cultura brasileira; a equidade de gênero; a redução da assimetria social e o meio ambiente. A temporada prevê 45 concertos na cidade do Rio de Janeiro (Cidade das Artes, Theatro Municipal, Sala Cecília Meireles e música de câmara em outros espaços) com expectativa de um público presencial de 30 mil pessoas. Também neste ano celebram-se os 80 anos dos Concertos para Juventude e haverá a retomada do projeto da OSB Jovem com foco na composição de um corpo estável (equipe artística e técnica) com diversidade.
Pronac 212426
17. Pinacoteca de São Paulo
Fundada em 1905, a Pinacoteca de São Paulo é o museu de artes visuais mais antigo da cidade e o único que expõe de forma permanente obras-chaves da produção nacional, do século XIX à contemporaneidade, construindo um amplo e representativo panorama da história da arte brasileira em diálogo com as culturas do mundo. O complexo será ampliado em 2023 com a inauguração de um novo edifício focado na produção contemporânea. A Pinacoteca de São Paulo será um dos maiores museus de arte da América Latina por área total e em visitação, com 1 milhão de visitantes entre os três edifícios. Para 2023 estão previstas 13 novas exposições (além da permanente) e diversas ações educativas.
Pronac 220900
18. Portomídia
Em 2013, o Porto Digital inaugurou o Centro de Empreendedorismo e Tecnologias da Economia Criativa (Portomídia), braço do Porto Digital na Economia Criativa. A iniciativa visa transformar a cidade de Recife no principal polo de suporte tecnológico voltado para apoiar a estruturação de 6 cadeias de negócios sustentáveis nas áreas de games, cine vídeo animação, multimídia, design, fotografia e música. O projeto prevê a reforma do imóvel com benfeitorias para a requalificação e ampliação do Portomídia.
Pronac 220651
19. Presença Festival
Festival multiplataforma que valoriza a importância de políticas de diversidade, equidade e inclusão e dá voz e luz às minorias artísticas em uma programação que engloba shows, performances, workshops, exposições e palestras. Projetos nas áreas de música, dança, cinema, teatro e artes visuais, que participarão do evento, serão selecionados por curadores especialistas em seus segmentos e integrantes das minorias artísticas. A equipe contratada pelo festival tem 75% de seu quadro composto por mulheres, pessoas pretas, pessoas da comunidade LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. Medidas de acessibilidade para pessoas com deficiência são implementadas como parte da missão inclusiva da iniciativa.
Pronac 212913
20. Viva Cinemateca
A Cinemateca Brasileira é maior acervo de filmes da América do Sul. Compõem o cerne da sua missão o estímulo ao estudo, defesa, preservação, divulgação e desenvolvimento da cultura cinematográfica. Viva Cinemateca é um conjunto de ações e grandes projetos que possibilitarão à Cinemateca Brasileira salvaguardar seu acervo audiovisual, garantindo a difusão e a preservação desse patrimônio cultural. Será́ possível ampliar o atendimento ao público em geral, aos pesquisadores e aos realizadores audiovisuais. Os projetos incluem ações para modernizar, ampliar e restaurar a sede da Cinemateca Brasileira – patrimônio edificado que abriga áreas técnicas, laboratórios, e espaços públicos voltados ao lazer e entretenimento – e iniciativas para conservação e difusão do acervo, como a coleção de nitratos, que reúne os filmes das primeiras cinco décadas do cinema nacional.
Pronac 212939
Projetos de esportes
Projetos Esportivos (Lei Federal de Incentivo ao Esporte - LIE)
1. Athletic Meriti
Associação desportiva com finalidade de promover o basquete , com atuação em localidades da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Tem como missão aumentar as expectativas e possibilidades sociais de crianças e jovens através da prática do esporte. Com sede em São João de Meriti, atende cerca de 125 meninos e meninas de 10 a 17 anos, além de jovens com deficiência intelectual. Um desses jovens foi convocado pela Seleção Brasileira de Basquetebol 3x3 para os Jogos Mundiais, em Berlin (SOWG 2023).
Registro 2101848
2. Atividades Físicas Adaptadas e Inclusão – AFAI
O projeto visa oferecer práticas esportivas com o intuito de desenvolver valores sociais, auxiliar no desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras do público-alvo, contribuir para a melhoria da qualidade de vida (autoestima, convívio, integração social e saúde) e dialogar com a comunidade da cidade de Serra, no Espírito Santo. O seu trabalho é direcionado a crianças, adolescentes, jovens e idosos, em formato inclusivo, com o intuito de proporcionar qualidade de vida aos beneficiários através da prática de atividades físicas adaptadas. As modalidades são atletismo adaptado, futsal adaptado, goalball e vôlei adaptado.
Registro 2000386
3. Casa Rio Surfe Social
Realiza atividades sócio esportivas e culturais gratuitas para a comunidade do Recreio e adjacências, na cidade do Rio de Janeiro. Tem como objetivo educar através do esporte, oferecendo aulas de surfe e skate em um contexto socioeducativo, visando tirar crianças e adolescentes de situações de risco social e promover nos mesmos a conscientização corporal, ecológica e cidadã.
Registro 2201128
4. Dream Tour
Circuito de surf com 6 etapas, em diferentes estados do Brasil. Cada etapa será composta por 10 dias de competição e terá a participação de 64 atletas masculinos e 24 atletas femininas. O circuito iniciará em abril de 2023.
Registro 2202034
5. Elas no Futebol Ano II
Projeto esportivo educacional e de ação continuada, que tem como objetivo a democratização feminina do acesso à atividade, contribuindo para o desenvolvimento motor, criativo, emocional e social da aluna. O projeto, que utiliza uma metodologia que combina elementos teóricos, lúdicos e práticos, atenderá 180 meninas, de 06 a 16 anos em locais de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo (escola pública e/ou espaços da prefeitura). O Elas no Futebol oferece ações transversais como rodas de conversas com conteúdo ligado ao universo feminino, empoderamento, história do esporte e passeios culturais.
Registro 2201160
6. Escola de Tênis para Meninas Ano III
O projeto de ação continuada realiza aulas esportivas educacionais na modalidade tênis e ações transversais. O Escola de Tênis para Meninas é realizado utilizando a Metodologia CADES (Instituto Cidadania Através do Esporte), com fundamento no esporte educacional, que transcende a visão do esporte como performance, pautando-se numa abordagem dinâmica e lúdica. Ele favorece a participação das alunas ampliando seu universo esportivo e cultural. A iniciativa é destinada para 300 meninas na faixa etária de 06 a 14 anos da rede pública de ensino.
Registro 2200950
7. Esporte Paralímpico e Inclusão – Ano II
O projeto Esporte Paralímpico e Inclusão trabalha o esporte como instrumento de socialização de pessoas com deficiência. A iniciativa, que acontece em Vitória, no Espírito Santo, atende cerca de 180 alunos inscritos e atendidos nas modalidades de natação, bocha paralímpica e paratriatlon.
Registro 2102107
8. Ídolo Social
O projeto Ídolo Social oferece aulas de iniciação esportiva na modalidade basquetebol, e a inclusão e integração social para 960 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos de idade, matriculados em escola pública, nas cidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina, Aracruz, no estado do Espírito Santo. A iniciativa desenvolve ações com temas transversais, relacionando o esporte às questões educativas visando conhecimentos e habilidades para promover o desenvolvimento sustentável, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz, cidadania global e diversidade cultural.
Registros 2201720, 2200633, 2101024, 2000872, 2000805, 2201723
9. Instituto Reação - RJ
A organização tem como proposta utilizar o esporte como instrumento educacional e de transformação social, formando faixas pretas dentro e fora do tatame. Através da metodologia de valores “O Cicclo”, busca despertar o potencial dos alunos e famílias, visando superar as desigualdades.
Registro 2200046
10. Praia para Todos
O Praia Para Todos tem o objetivo de promover a acessibilidade às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e oferecer a inclusão social através do esporte e lazer nas praias do Rio de Janeiro. Nasceu de um sonho de transformar a praia em um local realmente democrático e inclusivo, onde as pessoas com deficiência pudessem frequentar com autonomia e dignidade. O projeto é pioneiro na promoção da acessibilidade nas praias no Brasil.
Registro 2000115
11. Projeto Jogaremos Juntos
Com uma metodologia própria, o “Jogaremos Juntos” é um projeto do Clube Flamengo, que leva educação através do esporte, baseado nas habilidades socioemocionais. Através da iniciativa, crianças e jovens têm a oportunidade de trabalhar o autoconhecimento, a resiliência, a empatia, e o foco. As habilidades que aprendem com os esportes também auxiliam a enfrentar e superar os desafios.
Registro 2201099
12. Urece Ippon nos Obstáculos
Projeto de judô da Urece Esporte e Cultura para Cegos, associação não governamental, sem fins lucrativos, situada no Rio de Janeiro e dirigida por e para pessoas com deficiência visuais que promovem atividades esportivas para pessoas com deficiência visual de todas as idades. As aulas de judô, realizadas em Nova Iguaçu, incluem noções de conhecimento cultural, inserção social, igualdade, equidade, conhecimento corporal e desenvolvimento de habilidades motoras, contribuindo diretamente na formação das pessoas participantes.
Registro 2201759