
Ecomuseu do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
A parceria entre a Shell e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro inclui a reforma e a transformação do Museu do Meio Ambiente em porta de entrada e receptivo do Programa Ecomuseu, conceito que traz para o Jardim Botânico a perspectiva de um museu de território.
SHELL – DESCRIÇÃO DE IMAGENS DO FILME “SHELL JB”
DURAÇÃO: 2’51’’
- Início do Filme: Vista aérea de imagem de um morro com floresta. A imagem da Pecten “Shell Apresenta” surge no centro da tela e desaparece alguns segundos depois, enquanto o sol surge por trás do morro.
- - Sequência de imagens mostrando o solo e raízes de árvores. A câmera se aproxima de uma árvore e aponta para cima, mostrando o tronco e a copa da árvore.
- Sequência de imagens aéreas de copas de árvores e de um lago com vitórias-régias, com o mesmo movimento circular horário, do final da sequência anterior.
- Sobre essas sequências de imagens, ouvimos uma locução falando sobre a importância da biodiversidade.
Sequência de imagens mostra uma vista aérea sobre o Jardim Botânico e sua aleia de Palmeiras Imperiais, e em seguida, duas pequenas quedas d’água.
Sequência de imagens mostrando copas de árvores vistas de baixo para cima, com o sol passando entre a folhagem. Em seguida, nova vista aérea passando sobre um morro com um uma floresta.
Sequência de imagens mostra a floresta com a luz do sol passando pela copa das árvores. A segunda mostra a copa das árvores filtrando a luz do sol.
- Sobre essas sequências de imagens, ouvimos uma locução falando sobre a necessidade de se honrar nossa fonte primária de vida.
Imagem aérea em movimento do parque do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Ao fundo se vê o morro do Corcovado, os prédios do entorno e outros morros da cidade.
Imagem em time-lapse avança por uma aleia do Jardim Botânico. A imagem desacelera ao se aproximar do Chafariz das Musas.
Sequência de imagens com a câmera em movimento para frente, passando por baixo de uma estrutura de madeira para suporte a plantas, por entre grandes árvores, por uma pequena ponte vermelha sobre um riacho e pela entrada do Parque, onde se vê uma placa “Jardim Botânico do Rio de Janeiro”.
- Sobre essas sequências de imagens, ouvimos uma locução falando sobre a importância histórica do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Sequência de imagens em movimento mostram o interior de uma estufa e depois a vegetação ao ar livre.
Sequência de imagens aéreas mostram aleias em formato circular. Depois, a vista aérea do telhado de uma estufa.
Sequência de imagens mostrando de perto um lago com vitórias-régias, se aproximando de um monumento ladeado pela vegetação do parque e fazendo um movimento de baixo para cima, mostrando um riacho e as árvores do parque.
Imagem de um riacho, com margem gramada, enquanto um pequeno pássaro levanta voo.
Imagem passa por uma aleia do Jardim Botânico em um dia ensolarado. Ao fundo, entre as árvores, se vê o morro do Corcovado.
Sequência de imagens em movimento, aproximando-se de uma edificação de cor branca, e depois mostrando o interior de estufas.
- Sobre essas sequências de imagens, ouvimos uma locução destacando a riqueza natural e cultural do Jardim Botânico e anunciando que a Shell é a nova parceira do parque.
Sequência de imagens do Museu do Meio Ambiente. Primeiro, a câmera se aproxima acelerada da entrada do Museu. Depois, corta para o interior do prédio, mostrando um cartaz com o nome do Museu, com uma fusão para a imagem do exterior do edifício novamente, com um totem escrito Jardim Botânico, no primeiro plano à esquerda. Corta para uma vista aérea que mostra o prédio do Museu do Meio Ambiente, em frente à Rua Jardim Botânico. Corta novamente para a imagem da fachada do Museu.
Fusão para uma nova sequência de imagens no interior do Museu do Meio Ambiente, mostrando as paredes decoradas, objetos e painéis em exibição.
- Sobre essas sequências de imagens, ouvimos uma locução sobre o projeto do EcoMuseu do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Sequência de imagens mostra uma aleia do Jardim Botânico ladeando um riacho e, depois, o interior de um viveiro de plantas, com colunas brancas. Um símbolo triangular surge na tela com o lettering “Impulsionando Vidas”. Em seguida surge a imagem de árvores, com a luz do sol filtrada pelas folhas.
Corta para a vista aérea de um lago com vitórias-régias. Surge na tela um símbolo formado por círculos, com o lettering “Alcançando Emissões Líquidas Zero”.
Sequência de imagens começa com um movimento vertical da câmera, mostrando uma vista aérea de uma aleia com palmeiras. Corta para uma imagem mostrando de perto a aleia de palmeiras, com dois troncos em primeiro plano, quando surge na tela o símbolo de uma folha, com o lettering “Respeitando a Natureza.”
Sobre essas sequências de imagens, ouvimos a locução falando sobre a importância dessa parceria para a Shell e para a construção de um futuro de baixo carbono.
Sequência de imagens passando pela aleia das palmeiras imperiais.
Sobre essa sequência de imagens, a locução fala sobre a contribuição para um amanhã mais otimista, forte e duradouro como as bicentenárias palmeiras imperiais do Jardim Botânico.
Sequência de imagens aéreas do Jardim Botânico, com a câmera de afastando do parque. Na última imagem, se vê o morro do Corcovado, os prédios do entorno e outros morros ao fundo, enquanto o sol se põe. No centro da tela, surge a Pecten da Shell com o lettering “Patrocinadora Master do Jardim Botânico do Rio de Janeiro”.
Fusão para um fundo branco. Surge a Pecten da Shell, acompanhada da vinheta sonora da empresa.

Uma parceria inédita
Comprometida com a preservação da natureza, um dos eixos centrais de sua estratégia global, a Shell é a nova patrocinadora Master do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), referência para a pesquisa em botânica e conservação da biodiversidade, além de patrimônio cultural e histórico do Brasil. Válido por três anos, esse é o primeiro grande patrocínio da companhia no pilar ambiental, juntando-se a um portfólio robusto da empresa no apoio a projetos sociais, culturais e desportivos no país.
Na primeira fase da parceria, a Shell vai revitalizar e transformar o Museu do Meio Ambiente do JBRJ, que passa a ser a principal porta de entrada e receptivo do Programa Ecomuseu, transformando o Jardim em um museu de território. Ou seja, tudo que está dentro do Jardim Botânico passa a fazer parte do ecomuseu, como um grande museu a céu aberto.
A conclusão da reforma e revitalização do Museu do Meio Ambiente está prevista para o segundo semestre de 2023, com o lançamento de uma exposição permanente de longa duração. O Instituto de Desenvolvimento e Gestão será o parceiro da Shell no trabalho de restauro, concepção e gestão desse projeto.

O Museu do Meio Ambiente está passando para uma reformulação

Como Ecomuseu, o JB se torna um museu de território e os visitantes poderão conhecer todo o trabalho de pesquisa científica em botânica realizado nos 54 hectares do JBRJ

Coreto do Orquidário reúne diversas espécies de plantas

Este é o primeiro grande acordo celebrado no âmbito do Marco de Parcerias, lançado pelo Jardim Botânico do Rio no ano passado.
Title: Semana da Ciência e Tecnologia
Duration: 3’22’’
Description: Apresentação do 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, primeiro evento realizado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, sob o patrocínio master da Shell Brasil.
(Música inspiradora e canto de pássaros)
Imagem em close de uma flor. Surge a logo da Shell e a legenda: “apresenta”.
Corta para a imagem da fachada do Museu do Meio Ambiente vista de baixo para cima. Em primeiro plano, se vê uma placa onde está escrito Jardim Botânico. Uma legenda diz: 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Voz de Ana Lúcia Santoro, presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em off: “A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento...”
Corta para imagem de detalhe da fachada do Museu do Meio Ambiente, com um banner da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Voz de Ana Lúcia Santoro, presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro em off: “promovido anualmente...”
Corta para imagem de Ana Lúcia Santoro, presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, uma mulher branca, com cabelos longos castanhos e brincos, vestindo uma blusa azul estampada.
Ana Lúcia Santoro diz:
“... e institutos de pesquisa, em todo o território nacional, participam dessa iniciativa...”
Corta para imagem da fachada do Museu do Meio Ambiente, com um travelling vertical de câmera, de cima para baixo.
Corte para travelling da esquerda para direita mostrando o painel “Flora 2020 – Conhecendo a diversidade de plantas no Brasil”, que mostra diversas espécies da flora brasileira.
Ana Lúcia Santoro, em off:
“... que é um importante movimento de promoção e divulgação do conhecimento.”
Corta para imagem de uma mulher negra, guia do Jardim Botânico, com um chapéu de aba larga, animando um grupo de crianças ao ar livre.
Corta para ângulo lateral, mostrando a guia, sorridente e gesticulando em meio às crianças.
Renata Bley da Silveira, assessora especial do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, diz em off:
““Este ano, a gente preparou uma semana muito especial...”
Corta para imagem de Renata Bley da Silveira, uma mulher branca, de cabelos negros e longos, usando óculos e vestindo uma camiseta da 19ª Semana Nacional de Tecnologia.
Renata Bley da Silveira diz:
“,,, com o apoio inclusive que a gente teve da Shell, com o patrocínio, a gente pode sonhar mais alto...”
Corta para imagem de um homem calvo, de óculos, em frente a um painel com grafismos onde se leem as palavras “Botânica” e “Ecologia”. Ele está fazendo uma apresentação para crianças.
Corta para imagem de uma jovem branca, com chapéu de aba larga e camiseta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, exibindo um painel com informações aos estudantes.
Corta para imagem de um tablet que exibe uma folha de árvore em detalhes.
Corta para imagem de dois estudantes que observam um painel com informações científicas durante a exposição.
Renata Bley da Silveira, em off:
“... para que a gente pudesse apresentar o conteúdo da melhor maneira possível.”
Corta para imagem de Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação e Marca da Shell Brasil, uma mulher branca, loura, de cabelos longos, vestindo uma blusa com estampa de onça.
Alexandra Siqueira diz:
“A Shell se tornou patrocinadora master do Instituto do Jardim Botânico do Rio de Janeiro...”
Corta para imagem do totem com a palavra Jardim Botânico, visto entre as árvores do Jardim.
Corta para monitor com uma camisa da Shell orientando uma menina que veste óculos de realidade virtual.
Corta para imagem da menina, vestida com os óculos de realidade virtual, virando a cabeça.
Corta para imagem de um menino, vestindo os óculos de realidade virtual.
Corta para imagem de um painel com uma mulher vestindo macacão de piloto. No painel, se lê a legenda: “Shell Eco Marathon: Impulsionando a Inovação”. Em frente ao painel, se vê um pequeno veículo experimental de alta performance.
Corta para imagem de um jovem branco, de cabelos negros, fazendo a demonstração de um equipamento, observado por um grupo de jovens mulheres, em frente a um painel onde se lê: “Shell Iniciativa Jovem. Impulsionando o empreendedorismo.”
Corta para imagem em close do equipamento.
Alexandra Siqueira, em off:
“e esta semana está sendo superimportante para a gente porque é um marco, é a primeira ação que a gente está fazendo aqui dentro...”
Corta para Alexandra Siqueira.
Alexandra Siqueira diz:
“Está sendo um gostinho, um sampling, uma prova...”
Corta para travelling vertical da fachada do Museu do Meio Ambiente.
Corta para travelling da escada da entrada do Museu, com o corrimão em primeiro plano. Ao final do movimento de câmera, se vê uma placa onde está escrito Museu do Meio Ambiente, em português e em inglês.
Corta para imagem de estudantes reunidos em frente ao Museu, onde um banner anuncia: “Eco Museu do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Em breve.”
Corta para imagem em close das mãos de um estudante segurando um pequeno vaso de planta.
Alexandra Siqueira, em off:
“... do que vai ser o Museu. A gente vai reformular, vai construir de fato, do zero, o Museu do Meio Ambiente, mostrando o conteúdo tão rico que tem aqui no Jardim”
(Música inspiradora, com barulho de uma fonte)
Corte para close em uma planta. Um jovem aproxima as mãos e toca na planta.
Corte para imagens de pessoas manuseando plantas e recipientes de vidro sobre uma bancada com folhas e espécies vegetais expostas.
Corte para imagem do dorso de uma jovem, de costas, pegando um vaso de planta.
Corta para imagem em close de um celular, que mostra imagens de um ramo de flores.
Corta para imagem de uma menina em primeiro plano, filmando com o celular a escultura de um anjo, em uma fonte do Jardim Botânico.
Corta para imagem de plantas aquáticas em uma fonte.
Corta para imagem do anjo na fonte, jorrando água.
Renato Crespo Pereira, diretor de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em off:
“Um Jardim que tem uma missão muito específica e bem objetiva...”
Corta para imagem de Renato Crespo Pereira, um homem branco, calvo, de barba grisalha, vestindo uma camisa quadriculada.
Renato Crespo Pereira diz:
“...que é justamente conhecer a flora brasileira e gerar subsídios para a conservação dessa flora.”
Corta para imagem externa do Museu, com a fonte com a escultura de anjo, em primeiro plano.
Corta para imagem de crianças, de costas, em primeiro plano, observando a fonte.
Renato Crespo Pereira em off:
“Um Instituto de pesquisa que abre as portas à visitação.”
Corta para imagem de uma placa com a logo da Shell, onde se lê: “Patrocínio Master”. Ao fundo se veem as palmeiras imperiais do Jardim Botânico.
Ana Lúcia Santoro em off:
“E a Shell se encaixou, apoiou e acreditou...”
Corta para Ana Lúcia Santoro.
Ana Lúcia Santoro diz:
“... na importância de promover esse conhecimento...”
Corta para imagem externa de uma mulher de shorts, vista de costas, conduzindo crianças pelo Jardim Botânico.
Ana Lúcia Santoro, em off:
“...e a gente está recebendo aí, cerca de mil visitantes por dia...”
Corta para Ana Lúcia Santoro.
Ana Lúcia Santoro diz:
“...incluindo alunos...”
Corta para imagem de dois meninos vistos de costas, abraçados pelo ombro.
Corta para imagem em close das mãos dadas de duas crianças.
Ana Lúcia Santoro, em off:
“...de escolas públicas, particulares, de todas as faixas etárias.”
Corta para imagem de jovem negro, com uniforme de escola pública.
Corta para imagem jovens estudantes junto a uma bancada com plantas.
Corta para imagens de um livro mostrando a ilustração de uma planta. Ao fundo se vê um vaso com outra planta.
Corta para close em mãos que seguram uma secção cilíndrica de um pequeno tronco vegetal.
Catarina da Fonseca Lira, pesquisadora associada do Laboratório de Biologia Molecular do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em off:
“Eles não têm esse contato normalmente. É muito didático, por livros didáticos. Então, ter esse contato é muito bom.”
Corta para Catarina da Fonseca Lira, uma mulher branca, de cabelos negros, ondulados, longos, vestindo uma camiseta rosa.
Catarina da Fonseca Lira diz:
“Eu vejo que eles aprendem com isso, se interessam. E eu aprendo também”.
Corta para imagem de Camila Alves Faria, coordenadora de Projetos da Shell Brasil, uma mulher branca, loura, vestindo uma blusa branca, fazendo uma apresentação, em frente a um telão.
Corta para close do torso se uma jovem estudante.
Corta para imagem de um menino negro, vista de semi-perfil, vestindo máscara de proteção.
Camila Alves Faria, em off:
“Foi bem bacana ter a presença dos alunos da escola pública aqui.”
Corta para Camila Alves Faria.
Camila Alves Faria diz:
“Fez toda a diferença para a gente pudesse fazer um bate-papo leve e agradável...”
Corta para imagem de Camila Alves Faria em plano americano, durante apresentação.
Corta para imagem de Camila Alves Faria de costas, ela vira a cabeça para a direita, exibindo o rosto de perfil.
Camila Alves Faria, em off:
“rumo à transição energética.”
Corta para imagem de Camila Alves Faria apresentando um telão que exibe imagem de árvores e a logo da Shell.
Catarina da Fonseca Lira, em off:
“Qualquer evento de divulgação científica...”
Corta para Catarina da Fonseca Lira.
Catarina da Fonseca Lira diz:
“... de sensibilização, de educação ambiental, o que a gente quer...”
Corta para imagem de grupo de estudantes vistos de costas.
Corta para travelling acompanhando uma guia andando entre estudantes, que são vistos de costas.
Corta para imagem em close de um emaranhado de galhos.
Corta para close na placa metálica de identificação de uma espécie vegetal.
Corta para close na placa de identificação de uma figueira-vermelha.
Corta para placa onde está escrito “Pau-Brasil”, em frente a um livro aberto que mostra uma ilustração da planta.
Corta para grupo de estudantes, vistos de costas, em frente a um painel da exposição onde se lê: “Jardim Botânico do Rio de Janeiro, bicentenário como a nossa independência.” No canto inferior direito do painel, um quadro destaca a imagem de flores, com a legenda: “Chá Imperial”.
Catarina da Fonseca Lira, em off:
“... é fazer com que pessoas que muitas vezes não têm condições de ter acesso a esse tipo de conteúdo venham aqui e conheçam, e sejam apresentados a palavras novas que, às vezes, naquela hora não fazem muito sentido, mas que depois criam um senso de curiosidade...”
Corta para Catarina da Fonseca Lira.
Catarina da Fonseca Lira diz:
“...que ele vai lá, pesquisa e isso transforma vidas.
(música inspiradora)
Corta para imagem de mãos segurando uma planta.
Corta para imagem de Maria Luiza Baldan, residente de Ecoturismo do Centro de Responsabilidade Socioambiental. Ela é uma jovem branca, de cabelos louros, longos e cacheados, vestindo uma camiseta azul escura, fazendo uma apresentação aos visitantes do Jardim Botânico.
Corta para close nas mãos de Maria Luiza, manuseando um pequeno recipiente de vidro.
Corta para imagem frontal de Maria Luiza, em plano americano.
Corta para imagem de Maria Luiza, respondendo às perguntas dos visitantes.
Corta para close de mãos tateando uma placa com escrita em braile.
Corta para close da placa em braile, onde se pode ler: “Ninho de Passarinho”.
Corta para close nos braços de uma guia que gesticula usando a linguagem brasileira de sinais.
Corta para close em mãos que tateiam penas de pássaros.
Corta para close de jovem negro sentindo o aroma que sai de um pequeno recipiente de vidro.
Maria Luiza Baldan, em off:
“O trabalho no Jardim Sensorial é a parte mais acessível do Jardim Botânico para cadeirante, que não consegue alcançar; ou para quem não enxerga e não consegue ver; para quem não ouve, tem tudo acessível para trabalhar os sentidos...”
Corta para Maria Luiza Baldan.
Maria Luiza Baldan diz:
“para aquela pessoa que vai lá visitar a gente se sinta incluída...”
(Música Inspiradora)
Corta para travelling pela aleia das palmeiras imperiais do Jardim Botânico.
Maria Luiza Baldan, em off:
“dentro do Jardim Botânico, também.”
Corta para Renato Crespo Pereira.
Renato Crespo Pereira diz:
“A história do Jardim Botânico se confunde com a própria história da Ciência no país”.
Corta para Luiz Oliveira, assessor sênior de parcerias estratégicas da Shell Brasil, um homem negro, de cabelos negros curtos e bigode, com tatuagens nos braços.
Luiz Oliveira diz:
“Parcerias como esta, com o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, é fundamental...”
Corta para travelling rasante sobre lago com plantas aquáticas.
Corta para travelling em plano mais próximo do espelho d’água, mostrando uma vitória-régia.
Corte para vista aérea do Jardim Botânico, com a câmera em movimento de zoom out.
Luiz Oliveira, em off:
“... para a gente chegar nas nossas metas, né, nas nossas metas climáticas, de ser um negócio com emissões líquidas zero até 2050, que é um superdesafio”.
Corta para Camila Alves Faria.
Camila Alves Faria diz:
“A gente está falando de alternativas para a transição energética, como por exemplo...”
Corta para imagem de pequena queda d’água no meio do bosque do Jardim Botânico.
Camila Alves Faria em off:
“...o investimento em soluções baseadas na natureza.”
Luiz Oliveira, em off:
“Compartilhar esse conhecimento...”
Corta para Luiz Oliveira.
Luiz Oliveira diz:
“... que o Jardim Botânico tem há 200 anos e que a Shell tem há mais de 100 anos aqui no Brasil...’
Corta para Alexandra Siqueira.
Alexandra Siqueira diz:
“É um pouquinho da energia da Shell dentro do Jardim e a energia do Jardim dentro da nossa concha.”
Corta para imagem de um caramanchão rodeado por árvores à luz do pôr-do-sol, no Jardim Botânico.
Alexandra Siqueira, em off:
“E a gente acredita que essa troca está sendo muito rica...”
Corta para Alexandra Siqueira.
Alexandra Siqueira diz:
“...e vai gerar muito aprendizado para ambas as partes.”
Corta para travelling aéreo sobre o Jardim Botânico, com a vista da cidade do Rio de Janeiro, com prédios e montanhas ao fundo.
Fusão de imagem para fundo branco com a logo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e da Shell.
(Vinheta sonora da Shell)
Fusão de imagem para fundo branco com a logo da Shell.