Rogé – Protagonista

SHELL LUIZ ROGÉ

Duração: 02:57”

Descrição:

[Vídeo]

Em um teatro, um homem senta em uma poltrona.

[Rogé]

Cada um de nós tem uma história que é única, a gente não pode deixar os outros escreverem nossa própria história.

[Texto]

Shell apresenta

[Vídeo]

Uma poltrona, que é vermelha, é vista de perto, Shell apresenta.

[Rogé]

Eu sou Luiz Rogé. Eu me definiria como um menino muito criativo, muito imaginativo.

[Texto]

Energia que vem da gente

[Rogé]

Quando criança eu gostava de fantasiar, criar histórias na minha cabeça, só que ao longo do tempo eu fui me “autopodando” para entrar dentro de um padrão que eu imaginava que era o esperado de mim.

[Texto]

Luiz Rogé. Especialista de Marketing para Lubrificantes.

[Vídeo]

Ele tem cabelos loiros.

[Texto]

Protagonista

[Rogé]

Sempre busquei dar o meu melhor em tudo que eu fazia para provar que eu era capaz e muitas vezes, sem perceber, eu estava trilhando um caminho que era o caminho que os meus pais haviam imaginado para a minha vida.

Eles nunca chegaram a me recriminar, mas nunca buscaram entender e estimular essas minhas empreitadas criativas.

Quando as pessoas sentem que elas podem ser elas mesmas, você começa a perceber que todo mundo é diverso.

[Vídeo]

Rogé observa diversos televisores. Luzes amarelas incidem sobre ele.

[Rogé]

Se você buscar podar a sua própria história, sua própria personalidade, você está perdendo tudo que você tem de autêntico, original e que te torna especial.

[Vídeo]

Vista de costas, uma pessoa caminha em direção ao palco.

[Rogé]

Eu me montei pela primeira vez e descobri quem era a minha drag e vi que eu precisava ir além, foi assim que eu acabei no teatro.

Eu fiz isso de me encaixar no padrão esperado minha vida toda. E, na Shell, eu entrei esperando que fosse ser da mesma forma, e encontrei uma família que me acolheu de braços abertos e que pediu para eu ser exatamente do jeito que eu sou.

[Vídeo]

Um líquido amarelo borbulha.

[Rogé]

Eu, atualmente, trabalho no time de marketing para lubrificantes na Shell. A gente imagina que seja o óleo que a gente põe no motor do carro, que a gente troca todo ano, mas vai muito além disso, o lubrificante move a nossa economia.

[Vídeo]

No palco, vestido de drag, Rogé está sentado a uma mesa com diversos espelhos

[Rogé]

Uma associação que eu faço entre o teatro e a Shell é justamente esse espaço onde você tem a oportunidade de exercer todo o seu potencial.

[Vídeo]

Rogé se maquia, ele usa uma peruca de cabelos pretos e curtos.

[Rogé]

Quando eu subi no palco pela primeira vez e trouxe o meu personagem para o centro das atenções eu senti que toda a minha potência era verdadeira.

[Vídeo]

Rogé com uma roupa prateada passa por entre as cortinas do teatro.

[Texto]

A energia do Rogé vem de tudo que ele representa. A energia do Rogé vem de tudo que ele é. A Shell acredita na energia que vem do Rogé, a Shell acredita na energia que vem da gente.

[Vídeo]

Logo da Shell que é uma concha amarela e vermelha.

Personalidade

Estar dentro das expectativas dos outros – por muito tempo Luiz Rogé foi guiado por este padrão. Tentar ser quem ele definitivamente não era acabou apagando a energia que o tornava único e autêntico: sua verdadeira essência criativa. Mas aquele incômodo que sentia foi justamente o alimento para que ele buscasse se reinventar e dar voz à imaginação que estava adormecida em sua personalidade. Rogé se apaixonou pelo teatro e descobriu uma forma transformadora de expressão: a arte performática das drag queens.

Ao assistir a um espetáculo de drags pela primeira vez durante uma viagem de férias aos Estados Unidos, ele foi tomado por uma avalanche de ideias e sensações. Mesmo imbuído de uma vontade incontrolável de explorar as possibilidades dessa arte, Rogé precisou superar seus próprios medos e preconceitos, além dos julgamentos alheios, até ter a convicção de que era isso que o libertaria para encontrar seu verdadeiro eu.

Enquanto amigos e familiares tinham dificuldades para entendê-lo, foi no ambiente de trabalho que Rogé encontrou acolhimento e incentivo. Especialista de Marketing para Lubrificantes da Shell Brasil, ele participou ativamente na criação da campanha pioneira de Shell Rimula (linha de lubrificantes para caminhões e tratores), que foi protagonizada por uma caminhoneira transexual, a Afrodite. E foi ali, dando voz à potência de sua energia que Rogé encontrou a possibilidade de relacionar a comunicação dos produtos a valores de Diversidade & Inclusão, tão presentes no dia a dia da companhia.

Na imagem, o Rogé, Especialista de Marketing para Lubrificantes da Shell Brasil, conta sua história para as câmeras da campanha Energia que Vem da Gente
Luiz Rogé é Especialista de Marketing para Lubrificantes da Shell Brasil.

Para você, o que significa ser protagonista de uma campanha de marca da Shell?

Além da honra que é poder representar os valores de uma marca centenária e tão poderosa, protagonizar uma campanha como esta também significa para mim um momento de reflexão. Por vários anos trabalhei em agências de publicidade, sempre vendo pelo mesmo ângulo todo o imenso trabalho envolvido no processo de dar vida às marcas por meio da comunicação. Nunca imaginei que um dia fosse sair dos “bastidores” para estar do outro lado, usando minha própria história e imagem para comunicar algo em nome da marca Shell.

De onde vem e para onde vai a sua energia?

A minha energia é criativa e vem principalmente da arte e das pessoas com posturas e histórias que me inspiram. Sinto que é essa mesma energia criativa que me levou para o teatro e que me impulsiona a sempre buscar desafios, explorar o novo, me superar.

Como a sua energia se conecta com a sua profissão?

O negócio de Lubrificantes permeia toda a cadeia econômica dos tempos modernos e está presente em nossas vidas de tal forma que muitas vezes nem nos damos conta. Busco usar minha energia para contribuir para uma maior diversidade, pois é pensando e fazendo diferente que evoluímos, nos fortalecemos e superamos desafios para continuar cada vez mais oferecendo produtos e serviços de qualidade para os mais diversos clientes com as mais diversas necessidades.

Representatividade deste vídeo para o negócio da Shell Brasil

Apresentar para o país e para o mundo as histórias impactantes de seus funcionários e parceiros é uma forma de a Shell Brasil contribuir para uma sociedade cada vez mais diversa e inclusiva, valorizando pessoas que colocam sua energia em prol de um futuro melhor. Essa é uma das principais razões de existir da campanha “Energia que Vem da Gente”, uma série de seis histórias inspiradoras.

E essas trajetórias só são possíveis porque são estimuladas pelos valores de Diversidade & Inclusão, fundamentais para a companhia. A empresa reconhece e advoga pelos benefícios coletivos de um ecossistema que permite que todos sejam aceitos e respeitados por serem como são, em sua totalidade. Nessa agenda, o principal objetivo é ajudar na construção de um ambiente de trabalho acolhedor e inclusivo, dentro e fora da Shell, para que funcionários, fornecedores e clientes possam ser quem realmente são.

A TRUEColors é a rede de afinidade da Shell Brasil de apoio à comunidade LGBTQIA+, dedicada à inclusão e à diversidade sexual e de identidade de gênero na companhia. Mais do que proporcionar um debate aberto sobre o tema, o objetivo é fazer com que as pessoas estejam confortáveis, incentivando ideias inovadoras e possibilitando o máximo potencial dos funcionários.

Para isso, oferece suporte e cria uma agenda para falar sobre orientação sexual, debates em torno de relações familiares e organiza ações regulares de conscientização. A rede conta com dezenas de apoiadores dentro da Shell, com encontros mensais para discutir temas relacionados à causa LGBTQIA+.

Gabriela – Raiz e Orgulho

Gabriela se enxergou uma mulher preta durante uma visita turística no Centro do Rio de Janeiro, e transformou seu negócio para compartilhar conhecimento.

Conheça a história da Gabriela