Bárbara - Mar e alma
Primeira mulher brasileira a conquistar essa posição na Shell, Bárbara Souza é gerente de Operações do Parque das Conchas, ativo de produção de petróleo e gás da companhia na Bacia de Campos. Os maiores desafios de seu trabalho vêm do fundo do mar e é lá também onde ela alimenta sua alma e sua energia.
Bárbara – Mar e Alma
SHELL BÁRBARA
Duração: 02:05
Descrição:
[Vídeo]
Uma praia é vista de cima, uma mulher caminha pela areia em direção ao mar. A luz do sol reflete na água.
[Bárbara Souza]
Foi o espaço da diversidade que abriu portas para eu chegar onde cheguei. Essa bandeira da diversidade foi carregada por outras mulheres, lá atrás.
[Texto]
Shell apresenta
[Vídeo]
Vê-se uma concha na areia. Uma onda passa por ela.
[Texto]
Energia que vem da gente.
[Vídeo]
Bárbara caminha, as ondas do mar quebram na areia.
[Texto]
Mar e alma.
[Bárbara Souza]
Meu nome é Bárbara Souza, eu sou carioca, meus pais são do subúrbio, nasci e cresci no Rio. É um lugar muito especial.
[Texto]
Bárbara Souza – Gerente de Operações do Parque das Conchas.
[Bárbara Souza]
Existem duas relações distintas, a relação com a praia e a relação com o mar. A praia é para ser, para existir, para refletir.
[Vídeo]
O rosto de bárbara é visto de perto, ela sorri. Pássaros voam no céu azul.
[Bárbara Souza]
O mar é o momento onde estou 100% conectada comigo mesma. É onde eu coloquei para fora tanta energia que sobrou espaço para olhar para mim mesma e olhar para dentro e me reconectar.
[Vídeo]
Vista por debaixo da água, Bárbara está sobre uma prancha. Uma gaivota voa. Bárbara sobre a prancha, nada movimentando os braços.
[Bárbara Souza]
Eu sou a primeira mulher brasileira a fazer a posição de Gerente de operações do Parque das Conchas, que é uma plataforma de exploração e extração de petróleo. Hoje, a minha operação, ela vem do mar. Ela é águas profundas.
[Vídeo]
Bárbara mergulha no mar. Vêem-se peixes e corais.
[Bárbara Souza]
Eu, Bárbara, ocupo uma posição de liderança extremamente importante para a Shell Brasil. Se eu puder olhar para trás e ver que eu abri espaço para pessoas que são diferentes, eu cumpri meu papel.
[Texto]
A energia da Bárbara vem do fundo do mar.
[Texto]
A energia da Bárbara vem do fundo da alma.
[Vídeo]
Bárbara é vista sobre uma rocha a beira mar.
[Texto]
A Shell acredita na energia que vem da Bárbara.
[Texto]
A Shell acredita na energia que vem da gente.
[Música de fundo]
Música tema da Shell toca ao fundo.
[Vídeo]
Logotipo da Shell.
Conexão e força
Comandar uma equipe de 70 pessoas em um dos projetos de águas profundas mais desafiadores e bem-sucedidos da Shell Brasil é uma tarefa e tanto. Para Bárbara, este é o trabalho para o qual se dedica dia e noite: ela é gerente de Operações no Parque das Conchas, ativo de produção de petróleo e gás da Shell Brasil que fica a quase dois mil metros de profundidade, na Bacia de Campos. Mas a carioca é apaixonada pelo oceano e sabe que mar calmo nunca fez bom marinheiro.
Para conquistar esse espaço, foram necessárias muitas horas de conexão com a natureza em cima de sua prancha, momento em que ela renova suas energias e se prepara para superar os obstáculos. Bárbara reconhece que, antes dela, muitas mulheres lutaram para abrir caminhos e ter representatividade no mercado de trabalho. Hoje, ela ocupa uma posição de liderança e entende seu papel como referência e inspiração para pessoas dos mais diversos perfis.

Para você, o que significa ser protagonista de uma campanha de marca da Shell?
Temos muitas mulheres incríveis na Shell Brasil e ter sido escolhida para representá-las me deixa muito orgulhosa e um tanto apreensiva também, pois a responsabilidade é grande. Outras mulheres levantaram a bandeira da diversidade e abriram caminho para mim, e assim eu penso que também tenho esta responsabilidade para com as que ainda estão no início de suas carreiras.
De onde vem e para onde vai a sua energia?
Eu procuro focar minha energia nas coisas que são importantes para mim: minha saúde, família e o trabalho. Eu adoro trabalhar! Acho muito recompensador ver a operação rodando, produzindo e as pessoas trabalhando juntas para sustentar os resultados de forma segura.
Eu recarrego minha energia no mar, é o lugar onde eu consigo focar em mim mesma.
Como a sua energia se conecta com o negócio para o qual você trabalha na Shell?
Eu invisto muito da minha energia no trabalho e nas pessoas com as quais me relaciono na Shell. Acredito que esta troca de energia é essencial para fazer o negócio funcionar. Tem uma certa sinergia em gerenciar uma produção que vem de águas profundas e ao mesmo ter esta ligação forte com o mar, onde literalmente encontro comigo.
Representatividade deste vídeo para o negócio da Shell Brasil
“Foi o espaço da diversidade que abriu portas para eu chegar onde eu cheguei”. Essa é a frase de abertura do vídeo que conta a história da Bárbara. Ser mulher no mundo corporativo é um desafio repleto de altos e baixos, mas trilhar este caminho em uma empresa que valoriza as diferenças torna esta caminhada mais agradável e edificante. Por meio de sua política de Diversidade & Inclusão, a Shell Brasil prioriza a criação de um ambiente inclusivo e diverso, no qual todos tenham igual oportunidade de desenvolver suas carreiras e suas potencialidades.
A Gender Balance Network, criada em 2013, é uma rede de afinidade que busca garantir a inclusão de mulheres e pessoas de todos os gêneros, formando uma cadeia de relacionamento e autodesenvolvimento feminino na Shell Brasil. O debate e as ações ajudam no desenvolvimento da carreira e inspira as mulheres a se tornarem líderes do amanhã.
A Bárbara é a primeira mulher brasileira a comandar as operações do Parque das Conchas, ativo de produção do negócio de Águas Profundas da Shell, segmento no qual o Brasil é considerado uma das unidades mais importantes para a companhia globalmente. Atualmente, a Shell Brasil é a segunda maior produtora de petróleo e gás no país: são mais de 400 mil barris de óleo equivalente produzidos por dia, mais de 30 contratos em parceria com o governo brasileiro e mais de 20 blocos exploratórios. Estamos presentes nas Bacias de Campos, Santos, Barreirinhas e Potiguar.