
A marca Shell
Há mais de 100 anos, a palavra Shell, a concha (que chamamos de “pecten”) e as distintas cores vermelha e amarela representam a marca Shell. Elas divulgam mundialmente os nossos valores e a qualidade dos produtos e serviços.
A palavra Shell foi usada pela primeira vez em 1891, como marca registrada de carregamentos de querosene enviados ao Extremo-Oriente por Marcus Samuel and Company. Na época, este pequeno negócio em Londres comercializava antiguidades, raridades e conchas do Oriente. Tais conchas eram tão populares entre os vitorianos, sendo usadas principalmente para decorar caixas de lembranças, que logo passaram a ser a base mais lucrativa dos negócios de importação e exportação com o Extremo-Oriente.
A palavra alcançou o status corporativo em 1897, quando Samuel estabeleceu a Shell Transport and Trading Company. A primeira logomarca adotada em 1901 era uma concha de mexilhão, mas em 1904 foi introduzida a imagem de uma concha de Vieira para representar visualmente a corporação e seu nome comercial.
Quando a Royal Dutch Petroleum Company e a Shell Transport and Trading foram fundidas em 1907, o símbolo e o nome comercial mais recente se tornaram o nome curto e a logomarca da nova empresa Royal Dutch Shell Group, e assim tem sido deste então.
O formato do emblema Shell mudou gradualmente no decorrer dos anos, acompanhando as tendências de design gráfico – o atual foi adotado em 1971. Após todos esses anos, esse é um dos símbolos mais reconhecíveis mundialmente.

Imagens mostrando a evolução da marca Shell desde 1900 até a mais recente imagem de 1999.
O Som da Shell
Desde o início do século 20, a Shell tem usado música em comunicações visuais e sonoras, incluindo colaborações com os cantores Bing Crosby e Sammy Davis Jr.. Em 2015, em parceria com Tom Howe, compositor de trilhas sonoras para filmes e programas de TV britânicos, a Shell apresentou o "Sound of Shell", uma assinatura sonora que captura os valores e a energia da marca Shell como uma empresa moderna, que inova e ajuda a construir um futuro onde a energia seja sustentável.
O resultado é uma composição orquestral de três minutos e um conjunto de mais de 50 variações em diferente gêneros e estilos musicais. Cada um é baseado em uma melodia central que pode ser expressa em vários estilos, de vigorosas guitarras elétricas a adaptações tailandesas e turcas. A expressão mais curta é uma melodia mnemônica de dois segundos que, por exemplo, acompanha a logomarca da concha no final do filme. Esperamos que, com o tempo, ela seja imediatamente reconhecida, do mesmo modo que acontece com a concha de Vieira, chamada de pecten.
A inspiração do som da Shell
MAIS SOBRE A SHELL
Quem Somos
Descubra como a Shell contribui para o futuro energético com tecnologia, inovação e responsabilidade. Conheça nossa história, equipe e valores.
Nossa História
Conheça a história global da Shell e dos nossos 100 anos no Brasil, descubra nossos projetos e valores empresariais.
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR
Empresas do Shell Iniciativa Jovem vencedoras do Startup Rio
Cinco empresários apoiados pela Shell Iniciativa Jovem foram selecionados para participar do Startup Rio, uma das principais aceleradoras de negócios do Brasil.
Shell Eco-marathon
Shell Eco-marathon é um programa acadêmico global focado em eficiência energética e uma das principais competições de estudantes de engenharia do mundo.