Sobre Caminhos do Amanhã

Com foco na transição energética, a Shell Brasil apresenta sua nova campanha corporativa: ‘Caminhos do Amanhã’. Lançada no dia 6 de novembro, no intervalo da novela das 21h da TV Globo, ´Terra e Paixão´, a campanha explora um formato inovador: uma mininovela de cinco capítulos, que tem como pano de fundo o futuro da energia, com a história da transformação da vida de um casal. A proposta é uma parceria com a Raízen, empresa integrada de energia e licenciada da marca Shell.

A produção é estrelada pelo casal, das telinhas e da vida real, Sophia Abrahão e Sergio Malheiros, e vai ao ar entre os dias 6 e 10 de novembro. Os atores interpretam Laura e Bruno, que se veem diante da maior mudança de suas vidas com a chegada de um bebê, e começam a questionar se os velhos hábitos cabem no futuro mais sustentável que querem deixar para o filho.

“Queremos abordar a transição energética, imperativa para o planeta, de uma forma descomplicada, na linguagem do nosso dia a dia. Por isso, escolhemos como peça principal aquela que é uma paixão nacional e fala a língua do público brasileiro: uma mininovela, de cinco episódios, no intervalo da novela de maior audiência no país, no horário nobre” explica Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil.

A campanha reforça negócios da Shell conectados com o futuro da energia, além de pontuar projetos proprietários como a Shell Eco-marathon e o Shell StartUp Engine, bem como o patrocínio ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

“É a primeira vez que Raízen e Shell, duas gigantes do setor de energia que têm a transição energética no centro das suas estratégias, se unem em uma campanha para abordar uma causa global importante: o futuro da energia. Na criação da mininovela, buscamos reforçar a conexão do consumidor com essa marca icônica centenária e presente na rotina de milhões de pessoas nas esquinas de todo o País, que é a marca Shell” afirma Otávio Azeredo, Diretor de Marketing e Pricing da Raízen, licenciada da marca Shell.

Somado aos episódios, a campanha conta também com teasers de pré-lançamento nos principais programas da grade da TV Globo como Jornal Nacional, Caldeirão, Domingão, Mais Você, Encontro, além dos canais da TV paga, como Sportv e Globonews. Como sustentação, estão previstas mais de 134 ativações na TV aberta e 272 no PayTV, além de inserções nas redes sociais e mídia impressa.  Uma das grandes iniciativas que tornam o projeto ainda mais efetivo é a inovação de mídia com um conteúdo de marca em formato de novela, que veicula no intervalo de Terra e Paixão, com um novo episódio a cada dia.

Assista ao making of de Caminhos do Amanhã

(Música inspiradora)

Vídeo começa com uma tela branca com a logo da Shell.

Corta com efeito em grafismo no formato da logo, para close no desenho de uma concha semelhante em um papel de parede.

Corta para sequência de imagens de monitores de computador com imagens da campanha Caminhos do Amanhã.

Corta para William Martins, gerente de Contas da Wunderman Thompson Brasil, um homem branco, de cabelos curtos, negros e barba.

William Martins diz:

“Vem aí...”

Corta para os atores Sophia Abraão e Sérgio Malheiros. Ela é uma mulher branca, ruiva de cabelos longos. Ele é um homem negro, magro, de cabelos encaracolados.

Sophia e Sérgio dizem:

“Caminhos do Amanhã”.

Corta para Leonardo Braga, fotógrafo do Estúdio Tango, um homem branco, de barba e cabelos escuros, usando boné.

Leonardo Braga diz:

“A nova novela da Shell”.

Corta para Maria Fernanda Domingues, da equipe de produção da Wunderman Thompson Brasil, uma mulher branca, de cabelos castanho escuros, longos, usando brincos grandes e redondos.

Maria Fernanda diz:

“Não perca”.

(Música inspiradora)

Corta para imagem de Sergio Malheiros, em plano americano

Corta para imagem de Sophia Abraaão em plano americano.

Corta para sequência de imagens de Sérgio e Sophia juntos, em clima apaixonado.

Corta para monitor de vídeo com imagens do casal.

Roberta Nogueira, assessora de Parcerias Estratégicas da Shell Brasil, em off:

“O objetivo da campanha deste ano...”

Corta para Roberta Nogueira, uma mulher branca de cabelos castanho-escuros, longos.

Roberta Nogueira diz:

“... é trabalhar o conceito de transição energética.”

Corta para imagem de operador de câmera, visto de perfil.

Corta para mosaico de imagens do operador de câmera e do ator Sergio Malheiros, visto pelo monitor da câmera.

Corta para mosaico com cena da campanha, que mostra Sophia e Sergio no cinema.

Roberta Nogueira, em off:

“É trazer esse assunto de uma forma mais simples para o grande público.”

Corta para imagem do monitor exibindo outra cena de Sophia e Sergio, conversando em um apartamento.

Corta para detalhe do cenário do apartamento.

Glauco Rodrigues, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade da Shell Brasil, em off:

“A gente vai montar uma mininovela...”

Corta para Glauco Rodrigues, um homem negro, calvo, de barba grisalha.

Glauco Rodrigues diz:

“...e, dentro desse enredo, a gente vai trazer discussões sobre transição energética.”

Corta com efeito de grafismo com formato da logo da Shell para imagem do set de gravação, onde vemos Sérgio Malheiros abrindo uma porta. Em primeiro plano, se vê a imagem de Sérgio pelo monitor da câmera.

Corta para detalhe do monitor, exibindo a imagem de Sergio.

Renata Dall’Onder, diretora executiva de Negócios da Wunderman Thompson Brasil, em off:

“O Brasil tem esse consumo de novela.”

Corta para Renata Dall’Onder, uma mulher branca, de óculos, com cabelos curtos, castanho claros.

Renata Dall’Onder diz:

“Faz parte da vida do brasileiro.”

Corta para Sabrina Villar, diretora de Criação da Wunderman Thompson Brasil, uma mulher branca, de cabelos negros, longos.

Sabrina Villar diz:

“E a gente falou: "Poxa, está aí uma brecha para a gente...”

Corta para imagem de Sophia e Sérgio dentro de um carro.

Corta para imagem de Sérgio sentado no sofá do apartamento, visto pelo monitor da câmera.

Sabrina Villar, em off:

“... entrar nesse assunto de uma forma muito humana”.

Corta para imagem da cena no apartamento, com Sérgio sentado no sofá e Sophia em pé.

Corta para Sérgio Malheiros.

 

Sérgio Malheiros diz:

“Que foi?”

 

Corta para Sophia, com um teste de gravidez na mão.

 

Sophia diz:

“Eu estou grávida”.

 

Corta para Sérgio, em close, sentado no sofá.


Sérgio diz:

“Eu vou ser pai?”

 

Corta para imagem de Sérgio se levantando e abraçando Sophia. A cena se divide em um efeito de mosaico e depois volta para um único plano de Sérgio abraçado com Sophia.

 

Corta para um monitor de computador onde aparece um homem negro e uma mulher branca, com a legenda “Caminhos do Amanhã”.

 

Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação Externa e Marca da Shell Brasil, em off:

“Na novela Caminhos do Amanhã...”

 

Corta para Alexandra Siqueira, uma mulher branca, de cabelos longos, louros, com um vestido negro.

 

Alexandra Siqueira diz:

“a gente vai falar dos caminhos que a gente tem aí para o futuro.”

 

Corta com efeito cortina, para Marcela Calil, executiva de Contas para Soluções Criativas da Shell Brasil, uma mulher branca, de cabelos longos, louros usando uma blusa estampada.

 

Marcela Calil diz:

“É a história de um casal que descobre a sua primeira gravidez.”

 

Corta para imagem do set com o ator Sérgio Malheiros atuando, acompanhado pela equipe de filmagem.

 

Corta para sequência de imagens de Sérgio e Sophia em mosaico.

 

Marcela Calil, em off:

 

“Então, a gente está falando sobre uma transição na vida desse casal.”

 

Corta para Alvin Shiguefuzi, diretor de Criação da Wunderman Thompson Brasil, um homem de traços orientais, de cabelos negros e barba.

 

Alvin Shiguefuzi diz:

“Para gerar esse clique dessa mudança...”

 

Corta para imagem de Sérgio Malheiros chegando até a janela e

 

Alvin Shiguefuzi, em off:

“...dessa percepção sobre o amanhã.”

 

Corta para sequência de imagens de Sérgio Malheiros na janela, visto de diversos ângulos.

 

Sérgio Malheiros grita:

“Eu vou ser pai”

 

Corta para sequência de imagens de Sophia e Sérgio, em mosaico, vistos em frente a uma bomba de combustível em um posto Shell.

 

Sérgio Malheiros, em off:

“A ideia da história é a gente contar um pouco da dificuldade...”

 

Corta para imagem de Sérgio Malheiros, no set de filmagem, no cenário do apartamento.

 

Sérgio Malheiros diz:

“que é fazer essa transição e como que a gente pode começar.”

 

Corta para Sophia Abraão, sentada no sofá do set de filmagem.

 

Sophia diz:

“No nascimento de um novo mundo...”

 

Corta para imagem de Sérgio, de costas, observando um berço num quarto de bebê. A imagem é vista pelo monitor de uma câmera.

 

Sophia, em off:

“...de uma nova era, de um novo pensamento.”

 

Corta para sequência de imagens em mosaico, de Sérgio e Sophia.

 

Corta para sequência de imagens de Sérgio e Sophia, em cortes secos.

 

Sophia, em off:

“A gente tem que pensar no mundo que a gente vai deixar para o nosso filho.”

 

Dean Aragón, vice-presidente de Marca Global da Shell, em off:

“Os brasileiros amam novelas...”

 

Corta para Dean Aragón, um homem de traços orientais, de cabelos negros, lisos, usando uma jaqueta vermelha.

Dean Aragón diz:

“... porque tratam das nossas histórias, são tramas com as quais nos identificamos.”

 

Corta para Americo Campos Silva, diretor Global de Marca e Comunicação da Shell, um homem branco, de cabelos grisalhos e óculos.

 

Americo diz:

“Uma ideia criativa, totalmente diferente, nunca, na Shell...”

 

Corta para sequência de imagens de Sérgio e Sophia, no carro, seguida por imagens de Sérgio e Sophia, separadamente, conversando com amigos. Sophia exibe uma gravidez proeminente.

 

Americo, em off:

“... fizemos nada parecido. Não estou a par de nenhuma outra marca que tenha feito nada parecido.”

 

Corta com efeito em grafismo com formato da logo da Shell, para sequência de imagens do diretor da equipe de filmagem, andando no set e conversando com Sophia. Surgem na tela as legendas: “5 episódios” e “1 minuto”.

 

Nando Olival, diretor da O2 Filmes, em off:

“São cinco episódios de um minuto, desde o momento em que eles descobrem que estão grávidos...”

 

Corta para Nando Olival, um homem branco, magro de cabelos grisalhos, vestindo uma camiseta cinza escura.

 

Nando Olival diz:

“...até o momento final em que eles estão indo para a maternidade”.

 

Corta para sequência de imagens de Sergio e Sophia saindo de um prédio e entrando em um carro.

 

Alvin Shiguefuzi, em off:

“A gente queria trazer pessoas conhecidas, famosas...”

 

Corta para Alvin.

 

Alvin diz:

“...para trazer mais...”

 

Corta para sequência de imagens de Sérgio e Sophia, em diversas cenas da campanha.

 

Alvin, em off:

“...esse ar de novela.”

 

Nando Olival, em off:

“E esse casal que encontramos aqui é muito legal. São espontâneos...”

 

Corta para Nando Olival.

 

Nando Olival diz:

“...pelo fato de serem um casal de verdade, né?”

 

Corta para imagem de Sophia abraçando Sérgio.

 

Corta para sequência de imagens de erros de gravação, com Sophia sentada na poltrona do cinema, com Sergio. Ela tenta dizer o texto, mas algumas vezes, mas se engasga e tem acessos de riso.

 

(Música dinâmica)

 

Corta com efeito de color bar para imagem aérea de uma cidade.

 

Corta para mosaico de imagens de time lapse da equipe de filmagem montando seu equipamento em um posto Shell.

 

Corta para sequência de imagens de Sophia e Sergio no posto, sendo fotografados, da equipe assistindo às filmagens e de um mosaico de imagens de Sophia, com barriga de gravidez, sentada em uma cadeira no set. Surge a legenda: “Cobertura Nacional”.

 

Alexandra Siqueira, em off:

“É o maior plano de mídia que a gente fez nos últimos anos, com cobertura nacional...”

 

Corta para Alexandra Siqueira.

 

Alexandra Siqueira diz:

“... TV aberta, com exclusividade na Globo. TV paga...”

 

Corta para close na lente da câmera de um fotógrafo que dispara o seu equipamento. Surge a legenda: “Mídia Exterior”.

 

Corta em efeito cortina para sequência de imagens de Sophia e Sérgio no cinema, e de uma tela de computador com a arte de um anúncio da campanha para mídia impressa e digital, com a foto do casal, em um posto Shell. Surgem as legendas: “Cinema” e “1.5 bi de impactos totais no público”.

 

Corta para sequência de imagens em mosaico de mãos digitando um teclado de computador, e da tela de um computador exibindo a marca da Shell e o nome da campanha Caminhos do Amanhã.

 

Alexandra Siqueira, em off:

“... mídia exterior, cinema. A gente espera atingir aí 1 bilhão e meio de impressões com essa campanha.

 

Marcela Calil, em off:

“A gente vai estar em vários canais, não só no Instagram, no Facebook, no LinkedIn...”

 

Corta para Marcela Calil.

 

Marcela Calil diz:

“mas também investindo em outras mídias...”

 

Corta para imagem em mosaico de pessoas olhando seus celulares.

 

Marcela Calil, em off:

“...como o TikTok”.

 

Corta para Alexandra Siqueira.

 

Alexandra Siqueira diz:

“Geração de conteúdo com influenciadores...”

 

Corta para imagem de Sergio e Sophia, em um estúdio fotográfico. Surge a legenda “influenciadores”.

 

Corta para imagem em close de um aparelho celular com imagem da campanha Caminhos do Amanhã.

 

Corta para imagens em mosaico de Sophia e Sérgio.

 

Corta para sequência de imagens da equipe de criação e produção nos bastidores da filmagem da campanha.

 

Alexandra Siqueira, em off:

“... com o objetivo de entreter, como também de informar sobre essa temática que a gente está tratando na novela.”

 

Corta para sequência de imagens de um tablet com fotos de Sérgio e Sophia, grávida.

 

Voz feminina, em off:

“Essa é bem legal também. Olha, tem um olhar muito bom.”

 

Corta com efeito de grafismo no formato da logo da Shell, para Americo Campos Silva.

 

Americo diz:

“Foi um projeto incrível que desenvolvemos com o time local,

com o time global...”

 

Corta com efeito de grafismo no formato da logo da Shell, para imagem em travelling, da fachada de um posto Shell.

Americo, em off:

“... com o time da Raízen.”

 

Glauco Rodrigues, em off:

“A gente gosta de se desafiar...”

 

Corta para sequência de imagens de Sergio, Sophia, da equipe de filmagem e de frentistas de uniforme, no posto Shell.

 

Glauco Rodrigues, em off:

“... quando a gente pensa a nossa campanha de marca anual. Então, a gente está chegando na terceira edição do Energia que Vem da Gente e, desta vez integrados com a Raízen, que é...”

 

Corta para Glauco Rodrigues.

 

Glauco Rodrigues diz:

“a responsável e detentora da nossa licença de marca..”

 

Corta para imagens em mosaico da marca Shell aplicada em postos de combustível.

 

Corta para travelling mostrando um posto Shell.

 

Glauco Rodrigues, em off:

“... para operar no varejo de combustíveis, com os postos”.

 

Corta para sequência de imagens da equipe de criação da campanha, reunida.

 

Renata Dall’Onder, em off:

A gente colocou todo mundo na mesma sala...”

 

Corta para Renata Dall’Onder.

 

Renata Dall’Onder diz:

“...fez um workshop de dois, três dias...”

 

Corta para imagem em close nos olhos de Renata, por trás dos óculos.

 

Corta para sequência de imagens de peças da campanha em telas digitais.

 

Renata Dall’Onder, em off:

“... para criar um briefing juntos”.

 

Corta para sequência de imagens de equipamentos instalados em um posto Shell.

 

Corta para imagem de Sophia em frente a uma bomba de combustível Shell.

 

Otávio Azeredo, diretor de Marketing e Planejamento da Raízen, em off:

“A gente é inovador em produto, em conceito, em marca...”

 

Corta para Otávio Azeredo, um homem branco, de cabelo e barba negros.

 

Otávio Azeredo diz:

“... mas acho que tem que ser inovador também na forma como a gente se comunica com o nosso público”.

 

Corta para imagem em travelling aéreo, da equipe de filmagem trabalhando no posto Shell.

 

Marina Flores, gerente de Marketing da Raízen, em off:

“As duas empresas...”

 

Corta para Marina Flores, uma mulher branca, de cabelos longos, castanho escuros.

 

Marina Flores diz:

“... comprometidas numa mesma visão de transição energética.”

 

Corta para imagem de Sérgio e Sophia caminhando pelo posto. Em primeiro plano, se vê o monitor, que mostra a imagem do casal.

 

Corta para sequência de imagens do camarim no set de filmagens, com Sérgio sendo maquiado para entrar em cena.

 

Corta para close na logo da Shell bordada em um macacão vermelho.

 

Marina Flores, em off:

“Que a gente não pode esquecer que, no final das contas,

a gente está falando de uma única marca, que é a marca Shell.”

 

Corta, com efeito cortina para Dean Aragón.

 

Dean Aragón diz:

 

“A campanha é mais uma oportunidade para humanizarmos a marca Shell”.


Corta para Marina Flores.

 

Marina Flores diz:

“A campanha conversa 100% com o meu momento...”

 

Corta para imagem da própria Marina, colocando a mão sobre a barriga e revelando que está grávida.

 

Corta para sequência de imagens de um quarto de bebê.

 

Corta para imagem de Sergio Malheiros, olhando para o quarto de bebê vazio.

 

Marina Flores em off:

“A partir do momento que você está gerando uma vida, e começa a ter algumas mudanças de pensamento, algumas mudanças de atitude.”

 

Cassio Amarante, diretor de Arte da O2 Filmes, em off:

“Esse quarto é a promessa de futuro dos personagens.”

 

Corta para Cassio Amarante, um homem branco, de óculos, com barba e cabelos ligeiramente grisalhos.

 

Cassio diz:

“A gente tem que olhar para ele e falar: Pô, o neném está chegando, eles se prepararam.”

 

Corta para close em um mobile instalado sobre o berço.

 

Cassio, em off:

“É a esperança deles, né?”

 

Corta para Cassio Amarante.


Cassio diz, gesticulando:

“E as conchinhas estão por aí pelas paredes, como vocês podem ver.”

 

Corta para Alexandra Siqueira.

 

Alexandra Siqueira diz:

“A energia que impulsiona o presente...”

 

Corta para imagem de monitor, mostrando Sergio e Sophia.

 

Corta para imagem de Sergio e Sophia, grávida, no posto Shell.

 

Alexandra Siqueira, em off:

“... é a energia que contribui para o futuro.”

 

Corta em efeito com grafismo no formato da logo da Shell, para Alexandra Siqueira.

 

Alexandra Siqueira diz:

“A energia que vem da gente”.

 

Corta para Sérgio Malheiros, dentro de um carro. Ele coloca a cabeça para fora da janela.

 

Sérgio Malheiros grita:

“Eu vou ser pai!”

 

(Música inspiradora)

 

Corta para sequência de cortes rápidos, com imagens dos atores da campanha, dos bastidores das filmagens e da equipe de produção.

 

Corta para Dean Aragón.

 

Dean Aragón diz:

“Caminhos do Amanhã”.

 

Corta para Americo Campos Silva.

 

Americo Campos Silva diz:

“Caminhos do Amanhã”.

 

Corta para mosaico com membros da equipe de produção, coordenação e filmagem.

 

Todos dizem:

“Caminhos do Amanhã”.

 

(Música inspiradora)

 

Corta para imagem de uma almofada em formato de concha.

 

Corta para imagem do berço com brinquedos, iluminado pelo sol que entra da janela.

 

Corta para sequência de imagens com detalhes de brinquedos de pelúcia.

 

Corta com efeito de grafismo, para a logo da Shell, sobre um fundo branco.

 

(Vinheta sonora Sound of Shell)

A energia que impulsiona o presente é a energia que contribui para o futuro

Etanol

A Raízen, joint-venture da Shell com a Cosan, é a maior produtora de etanol do Brasil e referência global em bioenergia. A parceria com a Shell tem desempenhado um papel significativo no desenvolvimento e promoção do etanol como um combustível, acessível, sustentável e eficiente. 

Óleo e Gás

A Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Exploração e Produção de petróleo e gás natural. 

Carregadores elétricos

A Shell, junto à Raízen, está comprometida em liderar a transformação da mobilidade por meio do carregamento de veículos elétricos – essa transição desempenha um papel crucial na busca por um futuro mais sustentável.

Mercado Livre de Energia

No atual cenário de energia, a Shell acredita que a liberdade de escolha, a otimização dos recursos e a eficiência energética são fundamentais para uma economia mais dinâmica e sustentável.