A origem de tudo

A cana-de-açúcar é uma matéria-prima altamente eficiente para a produção de etanol, gerando cerca de 7 mil litros por hectare - superando outras fontes como o trigo na Europa e o milho americano em termos de produtividade.

A produção de etanol no Brasil é predominantemente de primeira geração (1G), obtido a partir da cana-de-açúcar. Além do etanol de primeira geração, o etanol de segunda geração (2G) é produzido a partir dos resíduos do processo produtivo do etanol de primeira geração e do açúcar, aumentando a disponibilidade de biocombustível no mercado sem a necessidade de destinar mais terras para cultivo e sem competir com produção de alimento. Isso otimiza os recursos energéticos brasileiros, reduz o uso de terras, amplia o portfólio de energia com baixa emissão de carbono e oferta produtos com preços mais acessíveis para os consumidores.

O menor impacto ambiental do etanol de cana-de-açúcar se deve a diversos fatores relacionados à sua produção - incluindo alta eficiência por hectare, técnicas de manejo do solo e o aproveitamento de resíduos da cana. Saiba mais sobre o cultivo de cana e produção de etanol no Brasil.

O etanol de cana e sua baixa pegada de carbono

  • Cana de açúcar

     A plantação de cana permitiu a remoção de quase 200 milhões de toneladas de CO2 da atmosfera em 20 anos

  • Emissões de CO2

    A mitigação de emissão de carbono do etanol pode chegar a até 80%. 

O menor impacto ambiental do Etanol de cana-de-açúcar se deve a diversos fatores relacionados à sua produção - incluindo alta eficiência por hectare, técnicas de manejo do solo e o aproveitamento de resíduos da cana. Saiba mais sobre o cultivo de cana e produção de Etanol no Brasil

test

Shell V-Power Etanol

Shell V-Power Etanol é o biocombustível aditivado da Shell com a potência da família Shell V-Power – que conta com os mais modernos e exclusivos aditivos que protegem, limpam e melhoram o desempenho do motor.

Ao oferecer uma limpeza mais eficiente do motor, que remove os resíduos que se depositam nas partes críticas do sistema de alimentação ao longo do tempo, o Shell V-Power Etanol propicia uma mistura mais homogênea entre ar e combustível. Isso proporciona uma queima mais completa e eficiente. Com isso, além de um melhor aproveitamento da energia gerada pela combustão, ela colabora com uma menor emissão de gases de efeito estufa pelo sistema de escapamento do veículo.

Toda a família de produtos Shell V-Power pode ser usada em qualquer veículo com a tecnologia flex: novo ou usado, de baixa ou alta potência. 

No Brasil, investimos significativamente na produção de biocombustíveis de menor emissão de carbono, por meio da Raízen, uma das maiores apostas do Grupo Shell em biocombustíveis. Junte-se a nós na jornada de desenvolvimento de biocombustíveis!

Curiosidades sobre Etanol

  • etanol

    Na safra 2022/2023, o Brasil produziu mais de 26 bilhões de litros do biocombustível

  • eTANOL

    O consumo de etanol evitou a emissão de 600 milhões de toneladas de CO2 no Brasil

  • etanol

    O etanol de primeira geração (E1G) é responsável por cerca de 41,7% da energia utilizada por veículos leves no Brasil

  • O etanol

    O etanol de segunda geração (E2G) da Raízen, por meio da Shell, é destaque no automobilismo mundial, compondo os combustíveis que movimentam os carros da Scuderia Ferrari de Fórmula 1 e, também, da IndyCar Series

A energia que impulsiona o presente é a energia que contribui para o futuro

Mercado Livre de Energia

No atual cenário de energia, a Shell acredita que a liberdade de escolha, a otimização dos recursos e a eficiência energética são fundamentais para uma economia mais dinâmica e sustentável. 

Óleo e Gás

A Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Exploração e Produção de petróleo e gás natural. 

Atuação na Sociedade

A energia que impulsiona a Shell não vem apenas dos recursos naturais, mas também das pessoas. Destacamos três iniciativas-chave: Shell StartUp Engine, Shell Eco-marathon e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Sobre a Campanha

A produção é estrelada pelo casal, das telinhas e da vida real, Sophia Abrahão e Sergio Malheiros, e vai ao ar entre os dias 6 e 10 de novembro. Os atores interpretam Laura e Bruno, que se veem diante da maior mudança de suas vidas com a chegada de um bebê, e começam a questionar se os velhos hábitos cabem no futuro mais sustentável que querem deixar para o filho.