A crescente preocupação com as mudanças climáticas acelerou o mercado de crédito de carbono e colocaram em destaque a busca por soluções sustentáveis de energia. Desta maneira, a procura por fontes renováveis se apresenta como uma necessidade para um futuro energético mais seguro e mais otimista do ponto de vista ambiental.

Embora o setor tenha uma série de desafios a serem enfrentados, segundo um dos últimos relatórios da IEA (Agência Internacional de Energia)¹, a geração de energia renovável no Brasil deverá bater recorde em 2022. Isso significa que estamos aumentando a nossa capacidade em gerar eletricidade a partir de fontes sustentáveis, o que pode representar uma série de benefícios para todo o país. Mas você sabe o que isso tem a ver com adicionalidade?

Adicionalidade é o benefício gerado quando uma empresa investe na criação de novas fontes renováveis que passarão a representar um acréscimo de energia à rede elétrica nacional proveniente de origens sustentáveis. Isso significa que, a partir de tal investimento, mais energia de fontes limpas farão parte da rede e isso contribui com a redução de emissões de carbono no país, beneficiando não apenas a empresa que investe no projeto, mas também toda a sociedade.

Uma vez que a energia entra na rede nacional, não é mais possível identificar se ela é originária de fontes limpas ou não. Sendo assim, os certificados de energia renovável (RECs) funcionam como registros para atestar que a energia aderida à rede tem origem de fonte renovável. Eles são emitidos quando 1 MWh de eletricidade gerada por fonte renovável é entregue à rede de energia – saiba mais aqui. No entanto, adquirir RECs não necessariamente significa que eles venham com o benefício da adicionalidade.

Empresas que desejam declarar adicionalidade devem demonstrar que a energia comprada através de contratos de compra e venda de energia renovável de longo prazo provém de uma usina na qual a empresa investiu para a sua existência. Desta maneira, a busca pela adicionalidade impulsiona a criação de novos projetos sustentáveis e livres de carbono. Confira a seguir as vantagens que a adicionalidade pode trazer para a sua empresa e o mercado:

Adicionalidade: como a sua empresa vai mais longe com esse compromisso?

  • Gera sustentabilidade local com impacto nacional

    Gera sustentabilidade local com impacto nacional

  • Reforça o compromisso de longo prazo da sua empresa com a descarbonização

    Reforça o compromisso de longo prazo da sua empresa com a descarbonização 

  • Dá visibilidade às suas metas ambientais, podendo representar uma maior vantagem competitiva para o seu negócio

    Dá visibilidade às suas metas ambientais, podendo representar uma maior vantagem competitiva para o seu negócio

  • Impulsiona que o mercado vá na mesma direção

    Impulsiona que o mercado vá na mesma direção

A Shell Energy pode oferecer produtos ambientais acessíveis para abastecer a sua empresa com fontes mais baratas e limpas, além de possibilitar certificações de energia renovável como REC e I-REC, para ajudar você a se tornar mais sustentável e contribuir para uma sociedade com menos emissões de carbono.

1. Saiba mais sobre o papel da autoprodução na descarbonizaçãoRenewable Energy Market Update - https://www.iea.org/reports/renewable-energy-market-update-may-2022

Descubra mais insights

Os desafios para um mundo net zero

Evitar, reduzir ou compensar as emissões dos gases de efeito estufa serão essenciais para manter o aumento da temperatura abaixo de 1,5 grau Celsius e assim minimizar os impactos das mudanças climáticas.

Os 3 Ds da Energia Renovável

Como a descarbonização, descentralização e a digitalização já estão revolucionando o setor elétrico do Brasil. Leia o artigo.

Créditos de Carbono e as mudanças climáticas

Como as soluções que retiram carbono da atmosfera são fundamentais para conter as mudanças climáticas e ainda trazer benefícios ambientais e econômicos para a indústria e a sociedade

HTML5 Experiment: Shell mid blue
HTML5 Experiment: Show Content Block image on mobile