A Shell Brasil apresentou nesta quinta-feira, no Museu do Amanhã, os oito empreendimentos acelerados no Shell StartUp Engine, programa global de inovação da companhia. O foco da iniciativa são startups em estágio inicial a médio de maturidade, que buscam desenvolver suas capacidades e impulsionar o crescimento de seus negócios dentro das temáticas: circularidade do plástico, energias renováveis e cidades inteligentes. O Brasil, que está em sua segunda edição, é o único país da América Latina a realizar o programa, que também acontece na Inglaterra, França, Singapura e Emirados Árabes Unidos.

Chamado de Demo Day, o evento reuniu as oito startups selecionadas, em um grande encontro com investidores, mentores e representantes de empresas e instituições. Os empreendimentos, vindos de diversas regiões do país, foram selecionados dentre mais de 100 soluções inscritas e passaram por um processo de seis meses de capacitação, mentoria e aceleração.

Flavio Rodrigues, vice-presidente de Relações Corporativas da Shell Brasil, abriu o evento saudando o ecossistema de inovação no Brasil e destacando as oportunidades que o programa oferece. “Gostaria agradecer a cada um que doou seu tempo e dedicação, sendo mentor ou participante do programa. Deixamos para os empreendedores que aqui passam conhecimento, network e uma exposição de seus negócios. Esperamos ter muito mais resultados”, celebra.

Dentre as startups selecionadas está a Food to Save, marketplace que conecta estabelecimentos comerciais que possuem alimentos próximos ao vencimento a usuários que desejam consumi-los, evitando assim o desperdício alimentar. Para Lucas Infante, CEO do empreendimento, o Shell StartUp Engine foi um agente de transformação. “Temos muito o que agradecer ao processo. As mentorias, o network, eles transformam. Para nós, é mais uma conquista, um apoio de alguém que já tem muita história, como a Shell”, comenta.

Já Maurício Figueiredo, diretor geral da Almaroma – empreendimento que treina pessoas com deficiências para o mercado de trabalho, atuando principalmente em eventos corporativos – o programa de aceleração foi fundamental para o direcionamento do negócio. “A gente tinha muitas ideias e o Shell StartUp Engine nos ajudou a colocá-las em fases, nos deu norte e fez com que soubéssemos efetivamente para onde ir com nosso negócio. Para o futuro, esperamos investimento para conquistar o mundo e até Marte, quem sabe!”, comemora o empreendedor.

Durante o tempo de aceleração, as startups participaram de mais de 100 encontros, incluindo 25 workshops e sessões individuais com experts, e contaram com o apoio de mais de 50 mentores também de fora do Brasil. O programa é executado pela Startupbootcamp, uma das maiores aceleradoras de startups do mundo.

Conheça abaixo os oito empreendimentos selecionados:

Tradenergy

A Tradenergy é uma plataforma para conectar produtores e consumidores de energia renovável (indústrias, negócios, condomínios e veículos elétricos), combinando inovação e tecnologia.

Umgrauemeio

Umgrauemeio desenvolve tecnologia a serviço da redução de incêndios florestais e emissões de CO2. A Plataforma Pantera® possui quatro módulos independentes que juntos contemplam todas as etapas da gestão integrada de incêndios florestais.

Almaroma Inclusive

A Almaroma faz a diferença na vida de pessoas com deficiência. A unidade Almaroma Tech desenvolve e oferece soluções tecnológicas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, fomentando a sua inclusão em ambiente empresarial

Biopolix

A Biopolix desenvolve biomateriais como biorresinas para bioplásticos de uso único, bioadesivos com princípios ativos e biopolímeros modificados para a indústria farmacêutica, alimentícia e para o agronegócio.

Aquapower

A Aquapower desenvolve sistemas de microgeração de energia limpa em tubulações de redes hidráulicas existentes, instalando turbinas de pequena escala nas tubulações, em pontos onde existe um excesso de pressāo não aproveitada.

Food to Save

A Food to Save é o maior marketplace contra o desperdício alimentar no Brasil. Estabelecimentos (como restaurantes, padarias e hortifrutis) selecionam os itens excedentes para montagem da Sacola Surpresa, e disponibilizam essas sacolas para resgate na plataforma, com até 70% de desconto.

Bioplazon

A Bioplazon produz embalagens usando produtos bioplásticos e biodegradáveis. As bioembalagens sāo produzidas a partir do reaproveitamento dos resíduos provenientes da agroindústria do Amazonas. Para além de gerar renda para comunidades produtoras com a economia circular, a Bioplazon expande a conscientização ambiental.

Sipremo

A Sipremo faz a previsão e monitoramento de desastres naturais e eventos climáticos. O software com inteligência artificial facilita a construção de resiliência proativa, reduzindo a reatividade no gerenciamento de desastres naturais e capacitando a tomada de decisões inteligentes para lidar com as mudanças climáticas para empresas e governos.

Para mais informações:

Assessoria de Imprensa Shell Brasil
imprensa@shell.com

Edelman
assessoria-shell@edelman.com

OUTROS PRESS RELEASES

Contatos

Aqui você encontra os contatos da Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Imprensa

Veja nossas últimas notícias e press releases e descubra como você pode entrar em contato com o time de Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.