Shell anuncia extensão de licença-paternidade (licença parental) para oito semanas
jan 11, 2023
Benefício independe de gênero, orientação sexual e estado civil
Rio de Janeiro – A Shell anuncia mais um importante passo em sua política de Diversidade, Equidade & Inclusão: a companhia estendeu, desde o dia 1º de janeiro deste ano, a licença-paternidade (licença parental) remunerada de 20 dias para oito semanas (56 dias corridos). O benefício vale para todos os seus funcionários, independente de gênero, orientação sexual e estado civil, aplicando-se a pais biológicos, pais adotivos, ou membro do casal designado a receber a licença-paternidade, no caso de casais do mesmo gênero. A iniciativa reforça a ambição da Shell de ser uma das organizações mais diversas e inclusivas do mundo, em linha com sua estratégia “Impulsionando o Progresso”. No Brasil, a licença-paternidade obrigatória por lei é de cinco dias, podendo ser estendida para 20 dias, se a empresa empregadora pertencer ao Programa Empresa Cidadã.
“Valorizamos e celebramos não apenas as diferenças entre as pessoas, mas também as muitas maneiras pelas quais as pessoas formam famílias. E este é mais um importante passo do Grupo Shell nesta direção. Nosso objetivo é facilitar a participação de todos, independente de gênero, no cuidado ativo dos filhos. Acreditamos que essa política contribuirá para a construção de um ambiente de trabalho mais inclusivo e diverso”, celebra Cleber Lourenço, diretor de Recursos Humanos da Shell Brasil.
Todos os benefícios são mantidos e não há impacto na remuneração, durante o tempo de licença.
Outras ações de DE&I
Em 2022, a Shell Brasil lançou importantes metas de DE&I, que impulsionam a companhia para um futuro mais inclusivo. Em seus KPIs de DE&I, a empresa tem o objetivo de aumentar o percentual de mulheres para 50% até 2030, por exemplo, e, já no primeiro ano de implementação, esse número aumentou de 41% para 43%. Outras metas incluem ainda o aumento do percentual de mulheres em posição de liderança sênior de 29% para 33% até 2025, aumento do percentual de mulheres negras em posição de liderança (Gerência) de 9% para 20% até 2030 e aumento do percentual de pessoas negras em posição de liderança (Supervisão) de 14% para 25% até 2030. Há ainda o objetivo de dobrar o número de pessoas com deficiência em posições de liderança (coordenação) já em 2023 e aumentar o percentual de pessoas trans para 2% até 2025.
Também no ano passado, a Shell iniciou o Self ID, um censo interno de autoidentificação, anônimo e voluntário, para que a empresa possa entender o quão diverso é o seu quadro de funcionários e onde precisa avançar e fortalecer políticas de acolhimento. Outro importante programa lançado em 2022 foi o DE&I AMBASSADOR, ferramenta de integração e engajamento através da gamificação, que estimula a participação dos times em eventos e iniciativas de DE&I dentro e fora da companhia, em um trabalho impulsionado por embaixadores voluntários da Shell Brasil.
No Brasil, a Shell possui quatro redes voluntárias de DE&I: Gender Balance (representatividade feminina, equidade de gênero); TRUEColors (LGBTQIA+); enABLE (pessoas com deficiência) e B Power (equidade racial). Eventos, treinamentos e debates internos e externos são organizados por estes grupos de forma perene.
Outras iniciativas de destaque são o programa Nácar Digital, criado em 2021, que funciona como um recrutamento inclusivo, não tendo como pré-requisito ensino superior e fluência em inglês, e o Jacundá – uma seleção diferenciada para reduzir disparidades educacionais.
Sobre a Shell Brasil
Há 109 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil.
A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
OUTROS PRESS RELEASES
Arquivo de press releases
Press releases 2022
Press releases 2021
Press releases 2020
Press releases 2019
Press releases 2018