Shell Brasil amplia portfólio de investimentos sociais em 2022
fev 14, 2022
Novos patrocínios chegam a nove este ano, com projetos no RJ, SP e ES
Rio de Janeiro - A fim de ampliar ainda mais a presença institucional no país, a Shell Brasil acertou o patrocínio de nove projetos novos para 2022, por meio das Leis de Incentivo ao Esporte e à Cultura, somando um investimento de mais de R$ 15 milhões. O objetivo é reforçar o compromisso da companhia com a sociedade e fomentar um futuro melhor, o que se traduz na estratégia global Powering Progress, baseada em quatro pilares: atingir emissões líquidas zero até 2050, impulsionar vidas, entregar valor aos acionistas e respeitar a natureza.
No Rio de Janeiro, a empresa vai promover o Festival do Rio, maior festival de cinema da América Latina, e a Festa Literária das Periferias (Flup), que ocorrerá entre 11 e 18 de fevereiro e será uma ode aos 100 Anos do Modernismo Negro. Ainda na cidade carioca, a Shell vai patrocinar o projeto sócio desportivo “Casa Rio Surf Social”, que vai engajar 40 alunos em atividades pedagógicas envolvendo surfe e skate, e a iniciativa "Incluir na Comunidade", que atende crianças e jovens com deficiência física em situação de vulnerabilidade nas regiões da Gardênia Azul, Cidade de Deus, Rocinha, Vargem Grande e Pechincha.
Entre os novos investimentos no Rio de Janeiro, está também a exposição "A Supercriatividade na Era da Inteligência Artificial", que vai apresentar obras da arte eletrônica no espaço cultural Oi Futuro. Em São Paulo, a companhia fará parte do projeto do Novo Museu do Ipiranga, com o propósito de realizar a restauração e modernização completa do museu até a reabertura do espaço, prevista para 07 de setembro de 2022. No Espírito Santo, a Shell vai atuar no apoio ao MoV.Cidade – Mostra & Lab de Criatividade e Sustentabilidade Urbana do Espírito Santo -, movimento artístico-cultural que chega à quarta edição em 2022.
A iniciativa Cinesolarzinho e o Instituto Reação também receberão patrocínio da empresa. Lançado em 2013, o Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável – este ano, o circuito passará por 12 municípios com 24 sessões de filmes e 7 oficinas de educação ambiental e cinema. Já o Instituto Reação, criado pelo medalhista olímpico Flavio Canto em 2003, promove o desenvolvimento humano e a integração social por meio do esporte e da educação, nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Cuiabá (MT) e Tibau do Sul (RN).
Outras frentes de investimento social
Além dos novos projetos apresentados em 2022, a companhia já conta com diversas outras frentes no portfólio, incluindo programas proprietários voltados para o desenvolvimento social e profissional dos participantes. A empresa promove anualmente, desde 2000, o Shell Iniciativa Jovem, que capacita e prepara jovens empreendedores em negócios sustentáveis.
Lançado em 2021, o Shell StartUp Engine foca em impulsionar startups de estágio inicial a médio, buscando negócios inovadores em energias renováveis, circularidade do plástico e cidades inteligentes. O Programa Shell de Educação Científica reconhece docentes envolvidos com projetos na área de sustentabilidade, além de incentivar estudantes a serem agentes de transformação no meio. No universo acadêmico, a Shell se faz presente com a Shell Eco-marathon, competição de eficiência energética que estimula o engajamento de jovens universitários.
A Shell também é mantenedora do Museu do Amanhã desde 2015 e responsável por uma das principais premiações da classe artística brasileira: o Prêmio Shell de Teatro, que já homenageou mais de 550 artistas. Além disso, tem participação ativa em projetos sociais nas áreas de influência no Rio de Janeiro e Espírito Santo, como o programa voluntário Mar Atento, que capacita pescadores desde 2017 para a resposta a emergência nos estados, e o Quipea - Quilombos no Projeto de Educação Ambiental -, condicionante do licenciamento ambiental, que visa a estimular o fortalecimento de comunidades quilombolas no Norte Fluminense e Sul Capixaba.
Para mais informações:
Assessoria de Imprensa Shell Brasil
imprensa@shell.com
Edelman
assessoria-shell@edelman.com
Em atendimento ao Art. 35 da INSTRUÇÃO NORMATIVA SECULT/MTUR No 1, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2022, informamos abaixo os respectivos números de Pronac dos projetos patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura:
- Cinesolarzinho 3ª edição – Pronac 205146
- Festival do Rio 2021 – Pronac 205068
- Flup 2021 – Pronac 210524
- MoV.Cidade [movimento de diversidade e criatividade urbana] – Pronac 211240
- Restauração, Ampliação e Modernização do Museu do Ipiranga – Pronac 192589
- A Supercriatividade na Era da Inteligência Artificial – Pronac 202402
OUTROS PRESS RELEASES
Contatos
Aqui você encontra os contatos da Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.
Últimos press releases
Veja nossos últimos press releases, acesse nossa bilbioteca de imagens e vídeos e descubra como você pode entrar em contato com o time de Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.