Quilombos da Região dos Lagos promovem eventos sobre Dia da Consciência Negra
nov 18, 2022
Comunidades participantes fazem parte do QUIPEA, projeto financiado pela Shell Brasil.
Comunidades quilombolas da Região dos Lagos promovem eventos sobre o Dia da Consciência Negra nos dias 20, 23, 26 e 27 de novembro. As atividades incluem apresentações musicais, exibição do documentário “Amarelo - É Tudo Pra Ontem”, oficinas, exposições, degustações de culinária tradicional quilombola, rodas de conversa e palestras. As comunidades são participantes do QUIPEA (Quilombos no Projeto de Educação Ambiental), iniciativa financiada pela Shell Brasil, que é condicionante exigida pelo Ibama no licenciamento ambiental federal das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural na região. Confira a programação completa abaixo:
Búzios – Comunidades Rasa e Baía Formosa
No dia 20 de novembro, a Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo da Rasa realiza o evento “Reflexão sobre o Empoderamento e a Saúde da Mulher Quilombola”, a partir das 9h30. A programação conta com apresentação do grupo Abadá Capoeira, batizado de bonecas, palestra sobre o empoderamento da mulher quilombola nos meios sociais, roda de conversa sobre saúde da mulher, desfile da beleza negra, além da tradicional feijoada do quilombo. O evento tem o objetivo de contribuir com o fortalecimento da conscientização na comunidade sobre a importância da data, o autorreconhecimento e afirmação como pessoa negra e promover a reflexão sobre saúde e empoderamento da mulher quilombola.
Já no dia 26, a partir das 9h, a Associação dos Remanescentes do Quilombo de Baía Formosa dá início à ação “Resgatando a Ancestralidade: a importância da herança entre gerações na busca da garantia e manutenção dos saberes e direitos quilombolas”. Os comunitários serão deslocados para o cinema local para exibição do documentário “Amarelo - É Tudo Pra Ontem”, que aborda o processo de criação do projeto de mesmo nome, desenvolvido pelo músico e militante negro, Emicida. O encontro ainda conta com uma roda de conversa sobre o filme e a importância do 20 de novembro. A sede da Associação Quilombola oferecerá sua tradicional feijoada para os participantes. As ações têm o objetivo de promover a reflexão sobre a importância do povo negro na construção da nação e da cultura brasileira.
Cabo Frio – Comunidades Preto Forro, Botafogo, Maria Joaquina e Maria Romana
No dia 26, a Associação da Comunidade de Remanescentes de Quilombo do Povoado de Preto Forro promove a ação “Resgatando nossa história”, a partir das 8h. A programação inclui apresentação do grupo AfroNide, dinâmica sobre as raízes da comunidade, além de outras atividades de lazer. O evento tem o intuito de promover a integração geracional na comunidade e a troca de saberes, resgatando sua história, cultura e hábitos. Também busca fortalecer os elos entre os membros da comunidade para o enfrentamento a preconceitos e mitigação de impactos ambientais.
A Associação dos Remanescentes do Quilombo Botafogo realiza, no dia 27 de novembro, a partir das 13h, o evento “Resgate e preservação da Cultura Quilombola para as futuras gerações”. Serão realizadas apresentações musicais e manifestação cultural do grupo Raízes do Quilombo, homenagem à griô Maria Antonina, rodas de conversa, desfile Afro Beleza e oficinas de artesanato, com confecção de esteira e bonecas africanas. Além de promover reflexão sobre a importância da data, as atividades têm o objetivo de contribuir com o entendimento sobre o processo da luta ancestral representado pelos mais velhos (griôs); valorizar o cotidiano da comunidade quilombola e contribuir para o protagonismo de jovens, crianças e adolescentes no resgate e preservação da história do povo negro e na luta pelo seu território.
A partir do tema “Combatendo o racismo com beleza”, a Associação dos Remanescentes do Quilombo Maria Joaquina promove, no dia 27 de novembro, a partir das 9h, um evento para mostrar e valorizar a beleza negra, seus traços e fenótipo. A programação inclui um desfile com as peças produzidas no curso de costura do quilombo, apresentação cultural, almoço quilombola e a roda de conversa “Racismo e suas marcas”.
Também no dia 27 de novembro, a Associação dos Remanescentes do Quilombo Maria Romana apresenta uma série de atividades a partir das 9h. Com o tema “Celebração da Memória de Maria Romana”, o evento promove duas rodas de conversa: "Empoderamento quilombola" e "Saúde". O acervo histórico da comunidade também será apresentado. As ações reforçam a importância da data, além de resgatar a história da comunidade e dar visibilidade a relatos de sucesso de comunitários na conquista de bolsas de estudo e formação universitária.
Mais sobre o Dia da Consciência Negra
O dia 20 de novembro de 1995 marcava os 300 anos da morte de Zumbi dos Palmares. As articulações feitas por instituições do Movimento Negro organizaram o I Encontro Nacional das Comunidades Negras Rurais, realizado em Brasília nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 1995, juntamente com a Marcha Zumbi dos Palmares, no dia 20 de novembro. A Marcha Zumbi dos Palmares contra o Racismo, pela Cidadania e a Vida era em um ato de protesto contra as condições subumanas em que vivia o povo negro. Até hoje, é citada como o maior movimento reivindicatório feito pelos negros e negras brasileiras em busca de seus direitos e combate ao racismo. Na Shell Brasil, o resgate da cultura e ancestralidade negra é valorizado no Projeto Quipea – Quilombos no Projeto de Educação Ambiental.
Sobre o QUIPEA
O QUIPEA (Quilombos no Projeto de Educação Ambiental) é uma condicionante exigida pelo Ibama no licenciamento ambiental federal das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural na região. A Shell escolheu trabalhar com as comunidades quilombolas presentes na área de influência de suas operações. Seu objetivo é dar visibilidade à identidade quilombola e sua ancestralidade, incentivando a participação comunitária em espaços de decisão sobre a gestão de seus territórios. Cerca de 10 mil famílias são atendidas pelas ações do projeto, que tem uma equipe executora composta por 64% de quilombolas dessas comunidades.
Atualmente, as comunidades que fazem parte do QUIPEA são: Sobara (Araruama – RJ); Maria Romana, Preto Forro; Botafogo, Maria Joaquina (Cabo Frio – RJ); Rasa, Baía Formosa (Armação de Búzios – RJ); Bacurau, Santa Luzia, Machadinha, Mutum e Boa Vista (Quissamã - RJ); Aleluia, Batatal, Cambucá e Conceição do Imbé (Campos dos Goytacazes - RJ); Deserto Feliz e Barrinha (São Francisco de Itabapoana - RJ) ; Boa Esperança e Cacimbinha (Presidente Kennedy - ES); Graúna (Itapemirim – ES), todas certificadas pela Fundação Cultural Palmares.
Serviço
20 de novembro
Evento: Reflexão sobre o Empoderamento e a Saúde da Mulher Quilombola
Horário: 9h30 às 12h30
Local: Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo da Rasa, Búzios
26 de novembro
Evento: Resgatando a Ancestralidade: a importância da herança entre gerações na busca da garantia e manutenção dos saberes e direitos quilombolas
Horário: 9h às 16h
Local: Associação dos Remanescentes do Quilombo de Baía Formosa, Búzios
26 de novembro
Evento: Resgatando nossa história
Horário: 8h às 14h
Local: Associação da Comunidade de Remanescentes de Quilombo do Povoado de Preto Forro, Cabo Frio
27 de novembro
Evento: Resgate e preservação da Cultura Quilombola para as futuras gerações
Horário: 13h às 15h30
Local: Associação dos Remanescentes do Quilombo Botafogo, Cabo Frio
27 de novembro
Evento: Celebração da Memória de Maria Romana
Horário: 9h às 12h
Local: Associação dos Remanescentes do Quilombo Maria Romana, Cabo Frio
27 de novembro
Evento: Combatendo o racismo com beleza
Horário: 9h às 16h
Local: Associação dos Remanescentes do Quilombo Maria Joaquina, Cabo Frio
OUTROS PRESS RELEASES
Arquivo de press releases
Press releases 2022
Press releases 2021
Press releases 2020
Press releases 2019
Press releases 2018