Comunidades quilombolas da Região dos Lagos promovem eventos sobre o Dia da Consciência Negra nos dias 20, 23, 26 e 27 de novembro. As atividades incluem apresentações musicais, exibição do documentário “Amarelo - É Tudo Pra Ontem”, oficinas, exposições, degustações de culinária tradicional quilombola, rodas de conversa e palestras. As comunidades são participantes do QUIPEA (Quilombos no Projeto de Educação Ambiental), iniciativa financiada pela Shell Brasil, que é condicionante exigida pelo Ibama no licenciamento ambiental federal das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural na região. Confira a programação completa abaixo:

Búzios – Comunidades Rasa e Baía Formosa

No dia 20 de novembro, a Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo da Rasa realiza o evento “Reflexão sobre o Empoderamento e a Saúde da Mulher Quilombola”, a partir das 9h30. A programação conta com apresentação do grupo Abadá Capoeira, batizado de bonecas, palestra sobre o empoderamento da mulher quilombola nos meios sociais, roda de conversa sobre saúde da mulher, desfile da beleza negra, além da tradicional feijoada do quilombo. O evento tem o objetivo de contribuir com o fortalecimento da conscientização na comunidade sobre a importância da data, o autorreconhecimento e afirmação como pessoa negra e promover a reflexão sobre saúde e empoderamento da mulher quilombola. 

Já no dia 26, a partir das 9h, a Associação dos Remanescentes do Quilombo de Baía Formosa dá início à ação “Resgatando a Ancestralidade: a importância da herança entre gerações na busca da garantia e manutenção dos saberes e direitos quilombolas”. Os comunitários serão deslocados para o cinema local para exibição do documentário “Amarelo - É Tudo Pra Ontem”, que aborda o processo de criação do projeto de mesmo nome, desenvolvido pelo músico e militante negro, Emicida. O encontro ainda conta com uma roda de conversa sobre o filme e a importância do 20 de novembro. A sede da Associação Quilombola oferecerá sua tradicional feijoada para os participantes. As ações têm o objetivo de promover a reflexão sobre a importância do povo negro na construção da nação e da cultura brasileira. 

Cabo Frio – Comunidades Preto Forro, Botafogo, Maria Joaquina e Maria Romana

No dia 26, a Associação da Comunidade de Remanescentes de Quilombo do Povoado de Preto Forro promove a ação “Resgatando nossa história”, a partir das 8h. A programação inclui apresentação do grupo AfroNide, dinâmica sobre as raízes da comunidade, além de outras atividades de lazer. O evento tem o intuito de promover a integração geracional na comunidade e a troca de saberes, resgatando sua história, cultura e hábitos. Também busca fortalecer os elos entre os membros da comunidade para o enfrentamento a preconceitos e mitigação de impactos ambientais.

A Associação dos Remanescentes do Quilombo Botafogo realiza, no dia 27 de novembro, a partir das 13h, o evento “Resgate e preservação da Cultura Quilombola para as futuras gerações”. Serão realizadas apresentações musicais e manifestação cultural do grupo Raízes do Quilombo, homenagem à griô Maria Antonina, rodas de conversa, desfile Afro Beleza e oficinas de artesanato, com confecção de esteira e bonecas africanas. Além de promover reflexão sobre a importância da data, as atividades têm o objetivo de contribuir com o entendimento sobre o processo da luta ancestral representado pelos mais velhos (griôs); valorizar o cotidiano da comunidade quilombola e contribuir para o protagonismo de jovens, crianças e adolescentes no resgate e preservação da história do povo negro e na luta pelo seu território. 

A partir do tema “Combatendo o racismo com beleza”, a Associação dos Remanescentes do Quilombo Maria Joaquina promove, no dia 27 de novembro, a partir das 9h, um evento para mostrar e valorizar a beleza negra, seus traços e fenótipo. A programação inclui um desfile com as peças produzidas no curso de costura do quilombo, apresentação cultural, almoço quilombola e a roda de conversa “Racismo e suas marcas”. 

Também no dia 27 de novembro, a Associação dos Remanescentes do Quilombo Maria Romana apresenta uma série de atividades a partir das 9h. Com o tema “Celebração da Memória de Maria Romana”, o evento promove duas rodas de conversa: "Empoderamento quilombola" e "Saúde". O acervo histórico da comunidade também será apresentado. As ações reforçam a importância da data, além de resgatar a história da comunidade e dar visibilidade a relatos de sucesso de comunitários na conquista de bolsas de estudo e formação universitária.

Mais sobre o Dia da Consciência Negra

O dia 20 de novembro de 1995 marcava os 300 anos da morte de Zumbi dos Palmares. As articulações feitas por instituições do Movimento Negro organizaram o I Encontro Nacional das Comunidades Negras Rurais, realizado em Brasília nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 1995, juntamente com a Marcha Zumbi dos Palmares, no dia 20 de novembro. A Marcha Zumbi dos Palmares contra o Racismo, pela Cidadania e a Vida era em um ato de protesto contra as condições subumanas em que vivia o povo negro. Até hoje, é citada como o maior movimento reivindicatório feito pelos negros e negras brasileiras em busca de seus direitos e combate ao racismo. Na Shell Brasil, o resgate da cultura e ancestralidade negra é valorizado no Projeto Quipea – Quilombos no Projeto de Educação Ambiental.

Sobre o QUIPEA

QUIPEA (Quilombos no Projeto de Educação Ambiental) é uma condicionante exigida pelo Ibama no licenciamento ambiental federal das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural na região. A Shell escolheu trabalhar com as comunidades quilombolas presentes na área de influência de suas operações. Seu objetivo é dar visibilidade à identidade quilombola e sua ancestralidade, incentivando a participação comunitária em espaços de decisão sobre a gestão de seus territórios. Cerca de 10 mil famílias são atendidas pelas ações do projeto, que tem uma equipe executora composta por 64% de quilombolas dessas comunidades.

Atualmente, as comunidades que fazem parte do QUIPEA são: Sobara (Araruama – RJ); Maria Romana, Preto Forro; Botafogo, Maria Joaquina (Cabo Frio – RJ); Rasa, Baía Formosa (Armação de Búzios – RJ); Bacurau, Santa Luzia, Machadinha, Mutum e Boa Vista (Quissamã - RJ); Aleluia, Batatal, Cambucá e Conceição do Imbé (Campos dos Goytacazes - RJ); Deserto Feliz e Barrinha (São Francisco de Itabapoana - RJ) ; Boa Esperança e Cacimbinha (Presidente Kennedy - ES); Graúna (Itapemirim – ES), todas certificadas pela Fundação Cultural Palmares.

Serviço

20 de novembro
Evento: Reflexão sobre o Empoderamento e a Saúde da Mulher Quilombola
Horário: 9h30 às 12h30
Local: Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo da Rasa, Búzios

26 de novembro
Evento: Resgatando a Ancestralidade: a importância da herança entre gerações na busca da garantia e manutenção dos saberes e direitos quilombolas
Horário: 9h às 16h
Local: Associação dos Remanescentes do Quilombo de Baía Formosa, Búzios

26 de novembro
Evento: Resgatando nossa história
Horário: 8h às 14h
Local: Associação da Comunidade de Remanescentes de Quilombo do Povoado de Preto Forro, Cabo Frio

27 de novembro
Evento: Resgate e preservação da Cultura Quilombola para as futuras gerações
Horário: 13h às 15h30
Local: Associação dos Remanescentes do Quilombo Botafogo, Cabo Frio

27 de novembro
Evento: Celebração da Memória de Maria Romana
Horário: 9h às 12h
Local: Associação dos Remanescentes do Quilombo Maria Romana, Cabo Frio

27 de novembro
Evento: Combatendo o racismo com beleza
Horário: 9h às 16h
Local: Associação dos Remanescentes do Quilombo Maria Joaquina, Cabo Frio

OUTROS PRESS RELEASES

Contatos

Aqui você encontra os contatos da Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Imprensa

Veja nossas últimas notícias e press releases e descubra como você pode entrar em contato com o time de Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.