Professores e estudantes da rede pública do ES são os vencedores do Programa Shell de Educação Científica
dez 02, 2022
Dobradinha em Nova Venécia: projetos orientados pelo mesmo professor conquistam o 1º e o 2º lugar

Grupo SunPower, da Escola Estadual Ensino Médio Maria Dalva Gama Bernabé
Espírito Santo – A cerimônia de culminância do Programa Shell de Educação Científica foi realizada nesta quinta-feira (01) em um evento no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O PSEC reconhece, desde 2014, educadores e estudantes da rede pública de ensino que trabalham com projetos inovadores na área da sustentabilidade. O objetivo é incentivá-los a serem agentes de transformação por meio da inovação, da gamificação e desafios propostos.
A partir da metodologia global NXplorers, o programa tem a proposta de desenvolver o pensamento crítico e a criatividade para a resolução de problemas complexos, com foco em três principais temáticas: energia, água e alimentos. As ferramentas fornecidas pelo programa orientam os grupos para detecção de problemas em suas escolas e comunidades, desenvolvimento de cenários de soluções e viabilidades e execução de um plano de ação.
O Projeto SunPower, da Escola Estadual Ensino Médio Maria Dalva Gama Bernabé, em Nova Venécia, ES, foi o primeiro colocado do estado. O grupo desenvolveu um sistema de carregamento móvel que utiliza energia solar e é disponibilizado em totens nos espaços públicos da cidade.
“Nossos alunos estudam à noite e a maioria já trabalha durante o dia, chegando na escola já cansados. Isso foi um desafio. Nos reunimos às sextas-feiras, durante a minha folga, para desenvolver o projeto. Os alunos se engajaram, deu certo e ficamos até famosos na cidade. A minha família é simples, mas eu sou produto do investimento na educação”, emociona-se o professor de Física, Fabrício de Sá, facilitador do grupo.

Professor Fabrício de Sá, facilitador do grupo, discursa durante cerimônia
Além da primeira colocação, o professor conquistou uma dobradinha para o município veneciano, orientando também os alunos da Escola Municipal Alarico José de Lima, no Distrito de Guararema, que conquistaram o segundo lugar, com o projeto “Apolo Alarico”. O objetivo da iniciativa é construir um sistema sonoro de sirenes alimentado com energia solar para o alerta em caso de enchentes.
Os times em primeira colocação foram premiados com um Dia no Museu do Amanhã e apresentação do projeto. Para o segundo e terceiro e lugar, os times tiveram a oportunidade de participar de uma oficina online de 1 hora com executivos da Shell. Além disso, os alunos recebem um kit PSEC (com mochila, camiseta, caderno e garrafa térmica) e os professores facilitadores ganharão um Curso de Extensão da UNICAMP.
Em seu discurso aos participantes, Maria Angert, Gerente de Performance Social da Shell Brasil, destacou o potencial transformador do programa na vida de todos os envolvidos: “Esse programa traz ferramentas transformacionais para que vocês possam construir soluções para os desafios globais. Elas têm o potencial de transformar o entorno de vocês e o mundo, em uma escala maior”, celebra.
Grupo classificado em 1º lugar do estado do ES:
Nome da escola: Escola Estadual Ensino Médio Maria Dalva Gama Bernabé
Município: Nova Venécia
Professores facilitadores: Fabrício Santos, Rodrigo Martins e Arilso Teixeira
Nome do grupo: SunPower
Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (SEDU-ES)
OUTROS PRESS RELEASES
Arquivo de press releases
Press releases 2022
Press releases 2021
Press releases 2020
Press releases 2019
Press releases 2018