Rio de Janeiro – A Shell Brasil Petróleo Ltda. (Shell Brasil), subsidiária da Shell plc, anunciou hoje o início da produção do FPSO Guanabara, no Campo de Mero, na Bacia de Santos. O FPSO Guanabara, que durante a construção também era conhecido como Mero-1, tem uma capacidade instalada de produção de 12 milhões de metros cúbicos de gás natural e de 180 mil barris diários de óleo por dia. Inicialmente, a unidade tem seis poços produtores e sete poços injetores conectados ao campo.

“O anúncio de hoje é mais uma demonstração da força de nossa posição em Águas Profundas no Brasil com ativos de classe mundial, numa bacia prolífica e um portfólio sólido,” afirmou a diretora de Upstream da Shell, Zoe Yujnovich. “Mero é parte central da nossa posição em Upstream, que é pedra fundamental da nossa estratégia Impulsionando o Progresso, que visa entregar os recursos energéticos que o mundo precisa nos dias de hoje, de maneira estável e segura, enquanto investimos na energia do futuro.”

Localizado a cerca de 150 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, numa profundidade que atinge 1.930 metros, Mero receberá mais três FPSOs entre os anos de 2023 e 2025. A estratégia Impulsionando o Progresso (Powering Progress, em inglês) inclui ampliar os investimentos em soluções energéticas de baixo carbono, e também perseguir os investimentos mais resilientes, competitivos e de maior retorno em Upstream para sustentar a entrega de caixa da companhia rumo à década de 2030, para apoiar nossos dividendos e financiar a transformação da Shell. Nosso portfólio global em águas profundas representa duas posições centrais em nosso negócio de Upstream, com bacias prolíficas nos EUA e no Brasil, além de um portfólio promissor no México, Suriname, Argentina e África Ocidental.

Notas

  • A Shell Brasil Petróleo é subsidiária da Shell plc.
  • A Decisão Final de Investimento (FID, em inglês) de Mero-1 foi anunciada em 2018.
  • O campo de Mero é parte do Contrato de Partilha de Produção de Libra, assinado em dezembro de 2013. Libra está localizado na Bacia de Santos, 170 quilômetros ao sul do Rio de Janeiro e a uma profundidade de 2.100 metros.
  • A Modec é responsável pela operação do FPSO Guanabara, equipamentos de processamento de topsides, além do casco e sistemas marinhos. 
  • Após a unitização realizada em 2018, a Shell Brasil tem participação de 19,3% em Mero, que é operado pela Petrobras, com 38,6% de participação, e também tem como sócios a TotalEnergies (19,3%), CNPC (9,65%), CNOOC Limited (9,65%), e PPSA (3,5%).
  • Para mais detalhes sobre a estratégia Impulsionando o Progresso da Shell, visite o site www.shell.com/poweringprogress.

 

OUTROS PRESS RELEASES

Contatos

Aqui você encontra os contatos da Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Imprensa

Veja nossas últimas notícias e press releases e descubra como você pode entrar em contato com o time de Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.