“Brasil tem vocação para ser uma potência energética”, afirma Cristiano Pinto da Costa no primeiro dia de Rio Oil & Gas
set 27, 2022
Executivo apontou para a atratividade brasileira em relação ao mercado mundial.
No primeiro dia de Rio Oil & Gas, Cristiano Pinto da Costa, presidente da Shell Brasil, participou do painel “As novas fronteiras exploratórias e os grandes projetos de DP para suporte a uma transição energética segura”. Em sua fala de abertura, Pinto da Costa apontou para a atratividade brasileira em relação ao mercado mundial: “Minha geração cresceu ouvindo que somos o país do futuro, mas hoje eu quero falar da vocação do Brasil de ser uma potência energética”, ressaltou.
O executivo listou diferenciais do país e destacou as características favoráveis rumo a um futuro de baixo carbono: “A jornada de transição energética é uma realidade e, quase tudo que o mundo precisa para alcançar as emissões líquidas zero, o Brasil tem para oferecer”. Pinto da Costa destacou a matriz energética brasileira, a importância do investimento em hidrogênio verde e energia eólica, somando-se aos avanços regulatórios. Lembrou ainda que a exploração de petróleo e gás no Brasil já tem menos intensidade de carbono, se comparada a outros países.
Mesmo com todas as vantagens, o presidente da Shell trouxe para o fórum a necessidade do aumento contínuo de competitividade. “À medida que a demanda global por energia cresce e a briga por capital no mundo é forte, nossas decisões de investimentos precisam ser eficientes”, ressaltou. Falou ainda do desafio da mão de obra e a importância da área de P&D. “Como executivo e, acima de tudo, como cidadão, acredito que os investimentos em educação são a chave para o futuro”, afirmou.
O debate também contou com a presença de José Formigli, CEO da Forsea Engenharia, Fernando Borges, diretor executivo de exploração e produção na Petrobras, Veronica Coelho, presidente da Equinor Brasil e Alberto Ferrin, presidente da ExxonMobil Brasil.
Mais cedo, o fórum “Novas tecnologias para o pré-sal: avanços recentes e como a tecnologia pode ajudar na geração de valor” teve a participação de Olivier Wambersie, gerente geral de P&D e inovação da Shell Brasil. O porta-voz explicou um pouco mais sobre a estratégia Powering Progress da companhia, que assumiu o compromisso de zerar suas emissões líquidas até 2050.
Durante o debate, pautado pelo tema da descarbonização e os desafios do futuro, Olivier defendeu a integração das cadeias e processos produtivos: “Essa energia precisa ser integrada para fornecer o que o cliente quer, há um alto nível de complexidade e os sistemas precisam ser coordenados, não estamos falando apenas de upstream. O progresso vai ocorrer em muitas etapas e saltos disruptivos e as novas tecnologias serão fundamentais para a transição energética”, explica.
Ainda durante o painel, o gerente da Shell lembrou dos dois focos da companhia em digitalização: análise de dados e fluxos de trabalho. “Essa jornada envolve inovações tecnológicas e novas jornadas de trabalho. Encontrar soluções e desenvolver novas habilidades faz parte do caminho para a transição”, pontual.
Além de Olivier, participaram do painel Ana Serrano Oñate, vice-presidente na Equinor, José Formigli, CEO da Forsea Engenharia e Maiza Pimenta Goulart, gerente executiva do Centro de Pesquisa Petrobras.
A Rio Oil & Gas acontece de 26 a 29 de outubro, no Boulevard Olímpico do Rio de Janeiro. Confira abaixo a lista de painéis em que a Shell Brasil participa hoje:
27/09
12h às 13h
Painel: Custos e oportunidades sociais na descarbonização
Participantes:
- Flavio Ofugi Rodrigues, vice-presidente de relações corporativas da Shell Brasil
- Fernanda Delgado, diretora executiva corporativa do IBP
- Rodrigo Vilanova, vice-presidente executivo de gestão de energia na Galp
- Elbia Gannoum, diretora executiva na ABEEólica
- Viviana Coelho, gerente executiva de mudanças climáticas na Petrobras
Local: sala 2
12h às 13h
Painel: Os desafios para a liderança na inclusão e no desenvolvimento profissional de minorias e grupos diversos em uma indústria em transformação
Participantes:
- Luiz Henrique Oliveira, assessor sênior de parcerias estratégicas, eventos e comunicações da Shell Brasil
- Ana Zambelli, diretora-gerente na Brokfield
- Nir Lander, vice-presidente de Pessoas&Gestão da Ocyan
- José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares
- Luciana Domagala, diretora de pessoas e organização da Ipiranga
Local: sala 1
OUTROS PRESS RELEASES
Arquivo de press releases
Press releases 2022
Press releases 2021
Press releases 2020
Press releases 2019
Press releases 2018