No primeiro dia de Rio Oil & Gas, Cristiano Pinto da Costa, presidente da Shell Brasil, participou do painel “As novas fronteiras exploratórias e os grandes projetos de DP para suporte a uma transição energética segura”. Em sua fala de abertura, Pinto da Costa apontou para a atratividade brasileira em relação ao mercado mundial: “Minha geração cresceu ouvindo que somos o país do futuro, mas hoje eu quero falar da vocação do Brasil de ser uma potência energética”, ressaltou.

O executivo listou diferenciais do país e destacou as características favoráveis rumo a um futuro de baixo carbono: “A jornada de transição energética é uma realidade e, quase tudo que o mundo precisa para alcançar as emissões líquidas zero, o Brasil tem para oferecer”. Pinto da Costa destacou a matriz energética brasileira, a importância do investimento em hidrogênio verde e energia eólica, somando-se aos avanços regulatórios. Lembrou ainda que a exploração de petróleo e gás no Brasil já tem menos intensidade de carbono, se comparada a outros países.

Mesmo com todas as vantagens, o presidente da Shell trouxe para o fórum a necessidade do aumento contínuo de competitividade. “À medida que a demanda global por energia cresce e a briga por capital no mundo é forte, nossas decisões de investimentos precisam ser eficientes”, ressaltou. Falou ainda do desafio da mão de obra e a importância da área de P&D. “Como executivo e, acima de tudo, como cidadão, acredito que os investimentos em educação são a chave para o futuro”, afirmou.

O debate também contou com a presença de José Formigli, CEO da Forsea Engenharia, Fernando Borges, diretor executivo de exploração e produção na Petrobras, Veronica Coelho, presidente da Equinor Brasil e Alberto Ferrin, presidente da ExxonMobil Brasil.

Mais cedo, o fórum “Novas tecnologias para o pré-sal: avanços recentes e como a tecnologia pode ajudar na geração de valor” teve a participação de Olivier Wambersie, gerente geral de P&D e inovação da Shell Brasil. O porta-voz explicou um pouco mais sobre a estratégia Powering Progress da companhia, que assumiu o compromisso de zerar suas emissões líquidas até 2050.

Durante o debate, pautado pelo tema da descarbonização e os desafios do futuro, Olivier defendeu a integração das cadeias e processos produtivos: “Essa energia precisa ser integrada para fornecer o que o cliente quer, há um alto nível de complexidade e os sistemas precisam ser coordenados, não estamos falando apenas de upstream. O progresso vai ocorrer em muitas etapas e saltos disruptivos e as novas tecnologias serão fundamentais para a transição energética”, explica.

Ainda durante o painel, o gerente da Shell lembrou dos dois focos da companhia em digitalização: análise de dados e fluxos de trabalho. “Essa jornada envolve inovações tecnológicas e novas jornadas de trabalho. Encontrar soluções e desenvolver novas habilidades faz parte do caminho para a transição”, pontual.

Além de Olivier, participaram do painel Ana Serrano Oñate, vice-presidente na Equinor, José Formigli, CEO da Forsea Engenharia e Maiza Pimenta Goulart, gerente executiva do Centro de Pesquisa Petrobras.

A Rio Oil & Gas acontece de 26 a 29 de outubro, no Boulevard Olímpico do Rio de Janeiro. Confira abaixo a lista de painéis em que a Shell Brasil participa hoje:

27/09

12h às 13h
Painel: Custos e oportunidades sociais na descarbonização

Participantes:

  • Flavio Ofugi Rodrigues, vice-presidente de relações corporativas da Shell Brasil
  • Fernanda Delgado, diretora executiva corporativa do IBP
  • Rodrigo Vilanova, vice-presidente executivo de gestão de energia na Galp
  • Elbia Gannoum, diretora executiva na ABEEólica
  • Viviana Coelho, gerente executiva de mudanças climáticas na Petrobras

Local: sala 2

12h às 13h
Painel: Os desafios para a liderança na inclusão e no desenvolvimento profissional de minorias e grupos diversos em uma indústria em transformação

Participantes:

  • Luiz Henrique Oliveira, assessor sênior de parcerias estratégicas, eventos e comunicações da Shell Brasil
  • Ana Zambelli, diretora-gerente na Brokfield
  • Nir Lander, vice-presidente de Pessoas&Gestão da Ocyan
  • José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares
  • Luciana Domagala, diretora de pessoas e organização da Ipiranga

Local: sala 1

OUTROS PRESS RELEASES

Contatos

Aqui você encontra os contatos da Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Imprensa

Veja nossas últimas notícias e press releases e descubra como você pode entrar em contato com o time de Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.