Rio de Janeiro – A Shell Energy Brasil, negócio de comercialização de energia da Shell, entrou no segmento de gás natural de maneira ativa, celebrando nos últimos dias novos contratos com players de produção, transporte de gás natural e distribuição, além de consumidores livres. Esses acordos fortalecem a participação da Shell no Novo Mercado de Gás, movimento estratégico na jornada de descarbonização da empresa.

Em dezembro, a companhia celebrou acordos para suprimento de gás natural com dois novos clientes. Um deles com a Proquigel Química, para suas plantas de fertilizantes nos Estados da Bahia e de Sergipe, com duração de dois anos; o outro, com a Bahiagás, distribuidora de gás natural do Estado da Bahia, com a entrega de volumes a partir de 2022. Em agosto, a Shell já havia celebrado um acordo para suprimento de gás natural com a Copergás, distribuidora de Pernambuco, para suprimento de volumes em 2022 e 2023.

Na última quinta-feira (23), a empresa também concluiu a assinatura com a Petrobras dos contratos remanescentes que possibilitarão o acesso ao gás processado oriundo de sua parcela de produção do pré-sal. No mesmo dia, a Shell fechou os acordos com a Transportadora Associada de Gás – TAG, permitindo o transporte do gás processado aos seus novos clientes.

Ainda em dezembro, empreendimentos termelétricos em Pecém e Pernambuco, com potência total instalada da ordem de 2 GW, venceram o último leilão de reserva de capacidade, e também serão supridos por gás proveniente da Shell.

“É um momento realmente histórico, estes acordos são importantes marcos no Novo Mercado de Gás. Estamos muito animados com essas parcerias”, comemora Christian Iturri, diretor-presidente da Shell Energy Brasil. “Estes contratos reafirmam a abertura do mercado de gás no Brasil, com um setor mais dinâmico e competitivo, da mesma forma como aconteceu há alguns anos no mercado de energia elétrica no país”, comenta, ressaltando que a Shell considera o gás natural uma fonte essencial na transição energética, em linha com sua estratégia global Powering Progress, de ser zero emissões líquidas até 2050.

Essa é mais uma fase na construção do portfólio da Shell Energy Brasil, ancorado na produção do pré-sal e inaugurado com o investimento no consórcio da termelétrica Marlim Azul (formado por Shell, Pátria e Mitsubishi Power), atualmente em construção em Macaé-RJ.

“A conclusão dos acordos com as distribuidoras de gás natural, as fábricas de fertilizantes, a transportadora de gás natural TAG e a Petrobras, bem como a seleção dos projetos termelétricos vencedores no leilão de capacidade, são marcos da nossa trajetória no desenvolvimento do Novo Mercado de Gás. Estamos entrando de forma definitiva na comercialização de gás natural no país a partir de 1º de janeiro de 2022”, conclui Christian.

Para mais informações:

Assessoria de Imprensa Shell Brasil
imprensa@shell.com

Edelman
assessoria-shell@edelman.com

OUTROS PRESS RELEASES

Contatos

Aqui você encontra os contatos da Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.

Últimos press releases

Veja nossos últimos press releases, acesse nossa bilbioteca de imagens e vídeos e descubra como você pode entrar em contato com o time de Assessoria de Imprensa da Shell Brasil.