Rio de Janeiro – Treze professores das redes municipais, estadual e federal do Estado do Rio de Janeiro estão na final do Prêmio Shell de Educação Científica de 2020. Os docentes, que lecionam no campo da Matemática e Ciências para alunos do Ensino Fundamental II e Médio, foram selecionados a partir das experiências educativas que realizaram ao longo do ano com os estudantes. Para esta edição, o programa criou uma Premiação Especial para atividades relacionadas à pandemia de Covid-19.

Todos os finalistas serão contemplados com um prêmio em dinheiro. Além disso, o vencedor da Premiação Especial e os primeiros lugares em cada uma das duas categorias (Fundamental II e Médio) ganharão uma viagem educativa para Londres. As escolas dos autores das três melhores atividades inscritas em cada categoria e o primeiro colocado da Premiação Especial receberão ainda um projetor multimídia e um laptop com alto-falante.

O objetivo do programa, criado em 2014, é reconhecer os professores que se destacaram e realizaram experiências inovadoras. Nesta edição, foram aceitas atividades conduzidas no ambiente virtual, além da sala de aula. “Estamos ansiosos para anunciar os vencedores, mas é importante ressaltar que todos os profissionais tiveram papel essencial neste momento tão difícil, em que a pandemia de Covid-19 impactou diretamente a Educação”, comenta Leíse Duarte, da área de Investimentos Sociais da Shell Brasil. Em breve, a empresa comunicará a data da celebração, na qual será anunciada a classificação.

Confira os nomes dos finalistas de 2020 no Rio de Janeiro e suas escolas e municípios:

Ensino Médio

• Ana Patricia de Paula Matos Carraro – CIEP 295 – Professora Glória Roussim Guedes Pinto/ Volta Redonda
  • Flávia Rodrigues da Silva – Colégio Estadual José do Patrocínio/ Campos dos Goytacazes
  • Júlia Damazio Bouzon - Colégio Pedro II - campus Centro/ Rio de Janeiro
  • Renan Rebeque Martins - Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa - Intercultural Brasil-China/ Niterói
  • Sebastião Luis de Oliveira - CIEP 493 - Professora Antonieta Salinas de Castro/ Barra Mansa

Ensino Fundamental

• Fabio Damasceno - Colégio Pedro II - campus Engenho Novo II/ Rio de Janeiro
  • Luana Francisco da Conceição Garcia - Escola Municipal Jornalista Alberto Torres/ São Gonçalo
  • Luiz Felipe Lins - Escola Municipal Francis Hime/ Rio de Janeiro
  • Priscila dos Santos Caetano de Freitas - Escola Municipal José do Patrocínio/ Campos dos Goytacazes