Vitória – O Prêmio Shell de Educação Científica escolheu ontem (22), em uma cerimônia virtual, os seus grandes ganhadores. O programa reconhece os docentes do Ensino Fundamental II e Médio de escolas públicas do Estado do Espírito Santo que se destacaram nas áreas de Matemática e Ciências. Para esta edição, o programa criou uma Premiação Especial para atividades relacionadas à pandemia de COVID-19.

Entre os treze finalistas, três conquistaram uma viagem educativa para Londres: Rodrigo Gomes, de Linhares, Cibele Kemeicik, de Anchieta, e Cecília Martins, de Vitória. O objetivo do programa, criado em 2014, é reconhecer os professores que se destacaram e realizaram experiências inovadoras. Nesta edição, foram aceitas atividades conduzidas no ambiente virtual, além da sala de aula.

Em seu discurso para os professores participantes, André Araujo, presidente da Shell Brasil, destacou a importância da Ciência e o papel dos professores em despertar o interesse da próxima geração: “Precisamos de vocês para que jovens tenham cada vez mais interesse na ciência, porque ela muda vidas. É por isso que escolhemos, com o Prêmio Shell de Educação Cientifica, encontrar os professores que estão fazendo a diferença.”, afirmou.

A premiação também distribuiu R$8 mil para os primeiros lugares de cada categoria e R$6 mil e R$4 mil, respectivamente, para o segundo e terceiro lugar das categorias tradicionais (Ensino Fundamental II e Médio). Além disso, as escolas onde os autores dos seis projetos vencedores lecionam receberão um kit multimídia com materiais para a melhoria do ambiente escolar: laptop, projetor e caixas de som. Todos os demais finalistas receberão um prêmio de R$1,5 mil reais.

Confira a lista dos professores premiados:

Espírito Santo – Ensino Fundamental II

• 1º lugar: Cibele Kemeicik da Silva Machado - Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Élson Garcia/ Anchieta
  • 2º lugar: Arismar Maneia - EMEF Luiza Silvina Jardim Rebuzzi/ Aracruz
  • 3º lugar: João Bosco Verçosa - EMEF Maria Guilhermina de Castro/ Cariacica

Demais finalistas:

• Alyson Torres de Barros - Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Misael Pinto Netto/ Aracruz
  • Cristiane Teixeira Cordeiro Fonseca - EEEFM Arlindo Ferreira Lopes/ Vitória

Espírito Santo – Ensino Médio

• 1º lugar: Rodrigo da Vitória Gomes - EEEFM Professor Manoel Abreu/ Linhares
  • 2º lugar: Karoliny Mendes da Costa - CEEFMTI Assisolina Assis Andrade/ Vila Velha
  • 3º lugar: Fagner de Souza Leite - EEEM Professor Joaquim Fonseca/ Conceição da Barra